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Representação, expressão e comunicação

Desde o século 4 a.C., quando foi formalizado pelos gregos, o teatro tem sido usado com diferentes propósitos. Na sala de aula, esta linguagem pode contribuir para fortalecer as relações de cooperação, diálogo e respeito mútuo

POR:
NOVA ESCOLA

O ser humano descobriu que tem duas formas poderosas para se comunicar antes mesmo de dançar, cantar, rabiscar paredes ou desenvolver qualquer outra manifestação artística. Trata-se do choro e do riso - estratégias usadas instintivamente pelos bebês para chamar a atenção dos adultos. Essas duas formas de expressão corporal formam a base do ato de representar. Não é à toa que elas estão desenhadas e pintadas nas máscaras que representam o teatro.  

Esse termo diz respeito tanto ao prédio onde se realiza um espetáculo como à própria encenação. Para que o teatro aconteça, é necessário haver um espaço, um ou mais atores, história e público. Há grupos que o fazem em locais alternativos, como a rua ou os edifícios convencionais. Outros optam por suprimir as falas e fazer o personagem dar seu recado por meio da mímica. E existem ainda os que utilizam marionetes no lugar de atores. São muitas as maneiras de essa arte se concretizar.

O teatro foi formalizado pelos gregos no século 4 a.C., mesmo havendo registros mais antigos de representações na China, no Egito e no Oriente Próximo. Ele evoluiu dos rituais primitivos ligados à religião para um espaço cênico organizado, como mostram algumas imagens na frente deste pôster. Aprimorado durante o Império Romano, ganhou novos formatos de palco e entrou em período de quase morte entre os séculos 1 e 10, quando a mentalidade medieval não via com bons olhos o fato de o ser humano estar no centro das atenções.

No século 17, o inglês William Shakespeare (15641616) ressuscitou essa arte, criando as tragédias e comédias mais famosas de todos os tempos. O americano Harold Bloom, crítico literário, defende a tese de que seríamos diferentes se o criador de Romeu e Julieta e da célebre citação "Ser ou não ser, eis a questão" não tivesse existido, pois em seus textos dramáticos ele refletiu e questionou as condições de vida e morte do ser humano, reinventandoo como um todo.

Trazida para o Brasil como instrumento pedagógico pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os índios, a encenação foi adquirindo cores nacionais no fim do século 19. Durante esses anos, a linguagem evoluiu, mudou de roupagem e teve filhotes. Um dos mais importantes apareceu há pouco mais de 50 anos: a teledramaturgia, base de um dos ícones da indústria cultural brasileira, a novela.

A criança traz com ela o potencial natural de dramatização, vivenciado nos jogos de fazdeconta. A presença dessa expressão artística na escola permite a aquisição progressiva da linguagem dramática e o contato com seus diversos estilos. Os alunos das primeiras séries são capazes de tomar consciência das suas possibilidades como atores desde que a prática teatral seja lúdica e criativa. Quando maiores, a partir dos 10 ou 11 anos, eles estão aptos a dominar o corpo e torná-lo mais expressivo. Os estudantes também já se expressam melhor oralmente e conseguem organizar e dominar o tempo. No plano coletivo, o teatro na sala de aula fortalece as relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de autonomia.

"A vida é a miniatura do teatro. Ele a aumenta, a embeleza, a sublima. A vida cria o conflito: o teatro o resolve; e, nessa solução, a vida tem aumentado seu patrimônio moral. A vida está cheia de Cyranos, Hamlets e Otelos, mas só depois de a arte os haver mostrado é que o mundo começou a reparar neles" 

Procópio Ferreira (18981979), ator e dramaturgo brasileiro

Na escola 

Educação Infantil 

Na creche e na pré-escola, a criança precisa ser orientada a:

? Utilizar o movimento de forma expressiva e intencional.
? Explorar diversas posturas corporais.

Ensino Fundamental 

O aluno de 1a a 8a série precisa aprender a:

? Desenvolver regras para jogos de observação, atenção, improvisação e representação.
? Conhecer um espaço cênico, se aproximar de um personagem e descobrir como se desenrola uma ação dramática.
? Experimentar a relação que existe entre as expressões corporal, plástica e sonora.
? Fazer improvisações com base em estímulos diversos, como uma notícia de jornal, um objeto do cotidiano, uma máscara ou um texto poético.
? Desenvolver pesquisas de elaboração de cenário, figurino, maquiagem, adereço, objetos de cena, iluminação e som.
? Selecionar e organizar elementos que vão ser usados em cena.
? Pesquisar, elaborar e utilizar máscaras, bonecos e outros modos de representação teatral.
? Reconhecer e se integrar com os colegas nas cenas e na improvisação coletiva.
? Descobrir e compreender as propriedades comunicativas e expressivas das várias formas de dramatização (no palco e em outros espaços, como circo, teatro de bonecos e manifestações populares pelas ruas).
? Pesquisar, ler e escrever textos dramáticos.

Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais

Quer saber mais?

Bibliografia 

Brincando com Teatro de Bonecos, Rosana Rios, 64 págs., Ed. Global, tel. (11) 32778141, 21 reais
? Descobrindo o Teatro... Uma Viagem da Sala de Aula ao Palco, Miriam Bevilácquia, 63 págs., Ed. Paulinas, tel. (11) 31064418, 5,60 reais
? Fantoches, Bonecos Articulados e Cia. de Papel, Ingrid Moras, 32 págs.,
Ed. Paulinas, 10 reais
? História Concisa do Teatro Brasileiro, Decio de Almeida Prado, 176 págs., Ed. Edusp, tel. (11) 30914008, 28,80 reais
? Improvisação para o Teatro, Viola Spolin, 384 págs., Ed. Perspectiva, tel. (11) 38858388, 40 reais
? Iniciação ao Teatro, Sábato Magaldi, 128 págs., Ed. Ática, tel. 0800115152, 22,90 reais
? Introdução às Grandes Teorias do Teatro, JeanJacques Roubine, 226 págs., Ed. Jorge Zahar, tel. (21) 21080808, 34,50 reais
? Jogos Teatrais, Ingrid Dormien Koudela, 155 págs., Ed. Perspectiva, 26 reais
? Jogos Teatrais - Exercícios para Grupos e Sala de Aula, Maria C. Novelly, 180 págs., Ed. Papirus, tel. (19) 32727578, 30,90 reais
? Jogos Teatrais na Escola - Atividades Globais de Expressão, Olga Reverbel, 159 págs., Ed. Scipione, tel. 0800161700, 37,90 reais
? Metodologia do Ensino de Teatro, Ricardo Japiassu, 224 págs., Ed. Papirus, 33,90 reais
? Notas Sobre o Teatro & Regras para Atores, Johann Goethe e Jakob Lenz, 88 págs., Ed. Sete Letras, tel. (21) 25400076, 20 reais
? O Que É Teatro (Coleção Primeiros Passos), Fernando Peixoto, 92 págs., Ed. Brasiliense, tel. (11) 61981488, 16 reais
? Pequenas Peças de Teatro na Sala de Aula, Teresa Iturbe, 112 págs., Ed. Madras, tel. (11) 69591127, 17,90 reais
? Teatro e Formação de Professores, Arão Nogueira Paranaguá Santana, 234 págs., Ed. UFMA, tel. (98) 21098160, 15 reais
? Teatro para a Juventude, Tatiana Belinky, 128 págs., Ed. Ibep, tel. (11) 60997799, 21 reais

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