Os sons e o cérebro
Por meio da música os alunos podem aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em transformação
POR: NOVA ESCOLAAntes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de escutar. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os outros barulhos do organismo) e reconhece a voz dela. E reage a esses estímulos, virando a cabeça, chutando ou mexendo os braços, além de ficar com o coração batendo mais rápido. O bebê nasce, cresce, tornase adulto e os sons continuam a provocar essas e outras reações mais sofisticadas: eles evocam memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e movimentam.
Desde os tempos mais remotos, o homem percebeu todo esse potencial. Usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), ele foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras. Assim surgiu a música. Em sua origem, ela era usada para venerar a natureza e os deuses e para conectar o ser humano com forças maiores, envolvendo realidade, magia e crenças. Até hoje ela é responsável pela criação dos mais diferentes sentidos e significados.
Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isso acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.
Por isso, o pesquisador americano Howard Gardner, autor da teoria das inteligências múltiplas, afirma que a habilidade musical é tão importante quanto a lógicomatemática e a lingüística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam música.
A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação - como pode ser observado na linha do tempo deste pôster. As imagens de instrumentos e os diversos ritmos e notações musicais podem ser relacionados com outras manifestações culturais, como a dança e o teatro, e permitem uma análise global da evolução do pensamento humano e suas manifestações.
"Houve e há, apesar das desordens que a civilização traz, pequenos povos encantadores que aprendem música tão naturalmente como se aprende a respirar. O seu conservatório é o ritmo eterno do mar, o vento nas folhas e mil pequenos ruídos que escutaram com atenção, sem jamais terem lido despóticos tratados"
Claude Débussy (18621918), compositor francês
Na escola
Educação Infantil
Na creche e na pré-escola, a criança precisa ser orientada a:
• Produzir sons com a voz, o corpo, o entorno e com materiais diversos.
• Organizar sons e silêncios em linguagem musical.
• Interpretar músicas e canções de diversas culturas e épocas.
• Participar de jogos e brincadeiras musicais.
Ensino Fundamental
O aluno de 1ª a 8ª série precisa aprender a:
• Ter contato com a linguagem musical.
• Utilizar e elaborar notações musicais, convencionais ou não.
• Experimentar, selecionar e utilizar instrumentos, materiais sonoros, equipamentos e tecnologias disponíveis.
• Traduzir realidades interiores e emocionais por meio da música.
• Improvisar e criar peças musicais, utilizando os elementos dessa linguagem (som, duração, timbre, textura, dinâmica, forma etc.).
• Criar instrumentos com diversos materiais sonoros, assim como usar o canto e o corpo para produzir sons.
• Combinar a criação musical com outras linguagens (trilha sonora para cinema, publicidade e jogos eletrônicos, para dançar e para celebrar).
• Conhecer a riqueza e profusão de ritmos do Brasil e do mundo em diversas épocas.
• Incentivar as crianças e os jovens a participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula, em shows, festivais e demais eventos musicais promovidos pela comunidade.
• Interpretar e apreciar músicas de seu ambiente cultural, nacionais e internacionais.
• Saber analisar os usos e as funções da música no cotidiano. Pesquisar e discutir a origem e a transformação dos diferentes estilos musicais, principalmente da música brasileira.
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais
Quer saber mais?
Bibliografia
• A Canção no Tempo (dois volumes), Jairo Severiano e Zuza Homem de Melo, 368 págs., cada um, Ed. 34., tel. (11) 38166777 42 reais, cada um
• A Música Entra em Cena, o Rap e o Funk na Socialização da Juventude, Juarez Dayrell, 303 págs., Ed. UFMG, tel. (31) 34994650, 42 reais
• Como Ler uma Partitura, Roy Bennet, 104 págs., Ed. Jorge Zahar, tel. (21) 21080808, 29,90 reais
• De Tramas e Fios - Um Ensaio Sobre Música e Educação, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, 345 págs., Ed. Unesp, tel. (11) 32427171, 42 reais
• Dicionário de Termos e Expressões da Música, Henrique Autran Dourado, 348 págs., Ed. 34, 49 reais
• Em Sintonia com a Música, Luciana del Ben e outros, 56 págs., Ed. Moderna, tel. 0800172002, 29,90 reais
• Explorando o Universo da Música, Nicole Jeandot, 176 págs., Ed. Scipione, tel. 0800161700, 33,90 reais
• História da Música - Da Idade da Pedra à Idade do Rock, Valdir Montanari, 88 págs., Ed. Ática, tel. 0800115152, 16,90 reais
• Música na Educação Infantil - Propostas para a Formação Integral da Criança, Teca Alencar de Brito, 204 págs, Ed. Peirópolis, tel. (11) 38160699, 46 reais
• Musicalizando a Escola: Música, Conhecimento e Educação, Carlos Eduardo de Souza Granja, 159 págs., Ed. Escrituras, tel. (11) 50824190, 18 reais
• O Ensino de Música na Escola Fundamental, Alicia Loureiro, 235 págs., Ed. Papirus, tel. (19) 32727578, 36,90 reais
• O Ouvido Pensante, R. Murray Schafer, 400 págs., Ed. Unesp, tel. (11) 32427171, 43 reais
• Uma Breve História da Música, Roy Bennet, 80 págs., Ed. Jorge Zahar, 29,90 reais
Tags