“Fazer parte do Time de Autores mudou a minha vida”

A professora Sonia Caregnato renovou sua crença na Educação ao fazer parte da equipe que criou 1500 planos de aula de Matemática

Camila Cecílio
A professora Sonia Caregnato, que faz parte do Time de Autores dos planos de aula de Matemática   Foto: Acervo pessoal

No ano passado, a professora Sonia Antunes Caregnato, de 44 anos, passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida quando se viu com depressão. Os obstáculos da profissão, atrelados à falta de perspectiva, levaram a educadora do município de Marechal Cândido Rondon (PR) a quase desacreditar de sua vocação. Com o apoio da família, ela decidiu se reinventar e procurar novos caminhos. A oportunidade esperada veio com uma pesquisa na internet: a abertura do processo seletivo para o Time de Autores NOVA ESCOLA.

Quer fazer parte do Time de Autores? Veja como se inscrever

Após uma seleção rigorosa, Sonia foi aprovada. “Quando resolvi buscar outra coisa, tomada pelo desânimo, me deparei com o Time de Autores, o que foi emocionante, uma injeção de ânimo na minha vida profissional e pessoal”, afirma. “Voltei a acreditar que eu ainda podia contribuir muito para uma educação de qualidade”. Hoje, ela faz parte do grupo de profissionais que elaborou quase 1.500 planos de aula de Matemática alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e disponibilizados gratuitamente na nova plataforma no site de Nova Escola. “Meus olhos voltaram a brilhar e eu acredito na missão de ser educadora”, diz. A iniciativa é fruto da parceria entre Nova Escola, Fundação Lemann e Google.org.

Conheça os novos Planos de Aula de Matemática

Formada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a professora se orgulha de ter vivido metade de sua vida dedicada ao Magistério. Já passou por três escolas públicas de sua cidade e também exerceu o cargo de assessora pedagógica do município por dois anos, além de um ano como coordenadora pedagógica. Pautada pelo compromisso de educar, Sonia acredita que a educação tem que ser transformadora em qualquer meio que o profissional esteja. “Um dos indícios disso é quando a gente sabe que deu uma boa aula, que o aluno se envolveu e saiu da sala com uma bagagem a mais”, diz.

Atualmente, Sonia é professora regente na Escola Municipal Jean Piaget e dá aulas de Português, Matemática, História e Geografia para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Os desafios são cotidianos, dentro e fora da sala de aula. Por conta disso, ela está na terceira especialização e, dessa vez, estuda inclusão com o intuito de melhorar a aprendizagem de crianças com necessidades especiais.

Como milhares de professores, a educadora diz que não teve uma trajetória fácil. Ela conta que pensou em desistir do Magistério várias vezes, principalmente por falta de incentivo do poder público. “Se eu tivesse um superpoder com certeza seria o de oferecer escolas melhores e mais bem equipadas para os nossos alunos e profissionais da educação”, afirma.

Inovação

A coordenadora pedagógica da escola em que Sonia dá aulas, Mara Mallnann, conta que a professora é inovadora em sala de aula. “Ela desenvolve um trabalho bastante diversificado, sempre procurando envolver os alunos em atividades lúdicas e prazerosas”, observa. Além disso, diz que uma das características que se destaca em seu trabalho de educadora é a capacidade de “ir além”. “Ao dar uma aula de Geografia, ela não trabalha somente com o livro. Ela faz passeios com os alunos nos arredores da escola, transforma isso em maquete e relaciona a parte teórica com a prática e isso faz toda a diferença para a fixação dos conteúdos, especialmente para as crianças que cursam os anos iniciais”.

Ser parte do Time de Autores trouxe reconhecimento para o trabalho de Sonia e sua dedicação à Educação. “Aprendi muita coisa participando desse projeto”, diz. A maior lição? “Um aprendizado é que o conhecimento não é finito, a gente deve estar sempre em busca”. Para ela, a escolha por ser professora voltou a ter o mesmo peso do início de sua vida, principalmente ao encontrar outros educadores que buscam levar o melhor para a sala de aula e garantir um aprendizado essencial. “No Time de Autores eu vi que existem muitas pessoas comprometidas em fazer mais e diferente, pessoas que acreditam em mudanças. Vou levar essa experiência para sempre e a lição de que, por mais obstáculos que a gente encontre, sempre há oportunidades de superar e fazer melhor que antes”.