Como usar o Excel para ensinar Matemática
O editor de planilhas é um recurso poderoso para ensinar alunos de várias etapas
POR: Débora GarofaloEstamos em um momento em que falamos muito em novas tecnologias, esquecendo que, às vezes, é bom olhar também para os recursos que estão presentes em nossas vidas há mais tempo. Ao fazer isso, atribuímos novos olhares e sentidos a ferramentas conhecidas, reinventando maneiras de trabalhar com elas em sala de aula.
LEIA MAIS Como incentivar a leitura através da gamificação
Pensando na disciplina de Matemática, há inúmeros programas (softwares) e recursos que podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem. O editor de planilhas Excel é um poderoso recurso para ensinar alunos de várias etapas.
O Excel é um programa de fácil utilização, que permite uma aprendizagem interativa e mais rica. As tabelas são compostas por linhas e colunas, em que cada coluna representa uma letra e a intersecção entre uma linha e uma coluna, chamada de célula, um convite para trabalhar com a Matemática. A aprendizagem cognitiva contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos.
LEIA MAIS 8 passos para levar ferramentas digitais para sala de aula
O uso do Excel tem de ser dinâmico, desafiador e capaz de despertar o interesse e o crescimento intelectual. Nesse ponto, o programa permite inúmeras possibilidades de uso em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem, com maior interação e colaboração. Além do computador, professores e alunos podem trabalhar com celulares e tablets, o que permite mobilidade e personalização do ensino através de estações por rotações. Essa ferramenta também abre espaço para:
- Criar novas práticas de ensino, através de criações de gráficos, contas, simulações, em diferentes etapas do ensino.
- Aprender com os erros, o que beneficia correções, compreensão e entendimento sobre o objeto de estudo.
- Trabalhar em colaboração, priorizando o currículo e as suas várias características.
- Aproximar o aluno de ferramentas utilizadas em diferentes segmentos da sociedade, possibilitando o trabalho com linguagem lógica e algoritmos.
Como usar na sala de aula
A seguir, eu deixo uma pequena sequência didática para professores que querem explorar o potencial do editor de planilhas, com possibilidade de trabalhar Matemática de forma interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento como Língua Portuguesa e História.
Título: Profissão
Série: 9º ano Duração: 2 aulas
Objetivos
- Pesquisar, analisar, conhecer e posicionar-se diante da vida econômica trabalhista;
- Trabalhar com estatística e funções;
- Desenvolver e potencializar a habilidade de construção de gráficos;
- Ler e interpretar dados das tabelas e gráficos;
- Reflexão sobre a futura profissão;
- Coleta e organização de dados da turma referente à profissão desejada.
Descrição
Realize uma sondagem e/ou diagnóstico inicial com a turma sobre a escolha futura de profissões. Divida a turma em grupos, distribuindo diferentes anúncios de oferta de emprego. Para enriquecer o debate, traga artigos de opinião sobre algumas profissões.
Após a discussão nos grupos, promova a socialização sobre as conclusões acerca do entendimento dos anúncios, artigos, profissões, com questões como:
- Conhece o programa Jovem Aprendiz?
- Existe entre os estudantes, alguém que trabalhe?
- Alguém conhece alguma pessoa que está com dificuldades de conseguir um emprego? Quais são as dificuldades enfrentadas?
- Dê a sua opinião sobre a importância de qualificação profissional e do estudo.
- Das profissões ofertadas nos anúncios, quais necessitam de maior instrução e quais necessitam de menor instrução?
- Quais são as mais renumeradas? E quais são as menos remuneradas?
- Quais são mais valorizadas pela sociedade? Por quê?
- Quais são aquelas que não têm prestígio a sociedade, mas são necessárias?
- Quais são as profissões que ao longo do tempo desapareceram? Quais são aquelas que correm esse mesmo risco?
- Quais são as profissões lideradas por homens e mulheres?
Em roda de conversa, oralmente, os alunos deverão responder às questões. As mesmas deverão ser anotadas, antes da próxima roda de perguntas:
- Após concluir o ensino médio, pretende ingressar na faculdade?
- Que profissão deseja seguir?
- Qual sua expectativa salarial para a profissão escolhida?
- Até 1 salário mínimo;
- De 1 a 3 salários mínimos;
- De 3 a 5 salários mínimos;
- De 5 a 7 salários mínimos;
- Acima de 7 salários mínimos.
As informações deverão ser organizadas em forma de tabela, conforme exemplos abaixo:
Ingressos na Faculdade | Total de alunos |
Sim | |
Não |
Profissão desejada | Total de alunos |
Expectativa Salarial (R$) | Total de alunos |
Até 1 salário mínimo |
|
De 2 a 3 salários mínimos |
|
De 3 a 5 salários mínimos |
|
De 5 a 7 salários mínimos |
|
Acima de 7 salários mínimos |
|
Na sequência, cada grupo, deverá fazer um gráfico que represente as tabelas. Com a turma, explore os tipos e compartilhe com os estudantes. A partir dessa aula, inicial, você pode dar outros desdobramentos à atividade, dependendo da intencionalidade e do objetivo da aula.
E você, querido professor, como utiliza o editor de planilhas Excel em suas aulas? Compartilhe aqui nos comentários suas experiências, contribuindo para o trabalho de outros educadores.
Um abraço,
Débora Garofalo é professora da rede Municipal de Ensino de São Paulo, Formada em Letras e Pedagogia, Mestranda em Educação pela PUCSP, colunista de Tecnologias para o site da Nova Escola.
Tags
Aprofunde sua leitura
Assuntos Relacionados