A infraestrutura das escolas melhorou no Rio Grande do Sul?
NOVA ESCOLA está acompanhando o status das promessas de governadores que pretendem concorrer a uma segunda eleição
POR: Ana Rita Cunha, do Aos FatosEsta reportagem faz parte da campanha Mentira na Educação, não!, que checará boatos, declarações e notícias sobre Educação. A série se inicia com o acompanhamento das promessas de governadores que pretendem concorrer à reeleição. Leia a checagem das promessas de FlávioDino (PCdoB), governador do Maranhão.
Duas das principais promessas feitas por José Ivo Sartori (MDB) ao concorrer para o governo do Rio Grande do Sul estavam ligadas à meta número 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a expansão da rede de ensino em tempo integral e, para isso, a melhoria da infraestrutura das escolas.
José Ivo Sartori (MDB) é filósofo e foi professor universitário. Desde 1976, ocupou diversos cargos públicos: foi vereador, deputado estadual (por cinco vezes consecutivas), secretário estadual, deputado estadual e prefeito. Em 2014, foi eleito com 61,21% dos votos no estado. A intenção de que ele concorra à reeleição foi exposta pelo presidente estadual do partido, Alceu Moreira, em entrevista à Folha de S. Paulo.
AS PROMESSAS DE IVO SARTORI
“Redobrar esforços para dotar, progressivamente, nossas escolas de equipamentos e meios que potencializem a aprendizagem, tais como laboratórios, bibliotecas e salas digitais.” – José Ivo Sartori, no programa de governo enviado ao TSE
A melhoria da infraestrutura das escolas estaduais era uma das promessas do governador José Ivo Sartori (MDB) no Rio Grande do Sul, segundo o programa enviado ao TSE durante a campanha eleitoral em 2014. Sartori não apenas descumpriu as promessas como também piorou o quadro durante o mandato.
A quantidade de escolas com laboratório de ciências, laboratórios de informática e biblioteca diminuiu entre 2014 e 2017, segundo os dados mais recentes do Censo Escolar realizado pelo Inep. A queda foi causada pelo fechamento de instituições de ensino. Em 2014, o Rio Grande do Sul tinha 2568 escolas estaduais em funcionamento, 48% delas com laboratórios de ciência e 88% com bibliotecas, de acordo com o Censo Escolar. Em 2017, o número de escolas recuou para 2534. Dessas, 47% possuem laboratório de ciências e 87% bibliotecas. No mesmo período, o número de escolar com cobertura de internet passou de 92% para 95%. Paradoxalmente, houve redução na proporção de escolas com laboratórios de informática, reduzindo de 88% em 2014 para 81% em 2017.
As escolas sem abastecimento de água quase dobraram durante o mandato de Sartori, passando de 23, em 2014, para 45, em 2017. No mesmo período, subiu de 7 para 36 o número de escolas sem acesso à energia elétrica. Um destaque positivo é a redução no número de escolas que funcionam em barracão ou em outros tipos de construção precárias, passando de 50 em 2014, para 41 em 2017.
Atualização em 14 de maio: Após a publicação do texto, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul informou por meio de nota que o fechamento das escolas durante o mandato de Ivo Sartori foi causado pela queda no número de alunos matriculados. A Secretaria informa que, em 2009, 1,1 milhão de alunos frequentavam as escolas estaduais gaúchas, número que caiu para 900 mil matriculados em 2018. A nota, no entanto, não explica o motivo na piora proporcional na infraestrutura das escolas em funcionamento. A Secretaria também afirma na nota que governo está investindo na infraestrutura das escolas, com 715 obras em andamento, entre reformas e ampliações.
“Expansão do tempo de permanência do aluno: ampliação do tempo de permanência dos alunos do Ensino Fundamental em toda a Rede Estadual” – José Ivo Sartori, no programa de governo enviado ao TSE
O governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori (MDB) cumpriu a promessa de aumentar o tempo de permanência dos alunos do Ensino Fundamental na rede estadual, com a expansão no número de escolas que oferecem tempo integral. Em 2015, o estado tinha 46 escolas de ensino fundamental em tempo integral, com 9.411 alunos matriculados. Esse número aumentou para 96 escolas do fundamental em tempo integral, com 13.329 alunos matriculados, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação estadual.
Além das escolas em tempo integral no ensino fundamental, no último ano de governo de Sartori, foram construídas 12 escolas de ensino médio em tempo integral, com 1.733 alunos matriculados. Antes de 2018, o estado não tinha nenhuma escola estadual de ensino médio em tempo integral, segundo informou a assessoria de imprensa.
Essa reportagem faz parte da campanha Mentira na Educação, não!, que realizará checagens de notícias sobre Educação. A iniciativa é realizada por NOVA ESCOLA, com apoio do INSTITUTO UNIBANCO, INSTITUTO ALANA, CANAL FUTURA e FACEBOOK.
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