5 boas práticas pedagógicas para usar com a sua turma

Conheça estratégias de educadores de redes públicas que se destacam no Ideb

NOVA ESCOLA

Boas práticas precisam e podem ser compartilhadas. A Fundação Lemann mapeou cinco estratégias de educadores de redes públicas que se destacam no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e em olimpíadas do conhecimento. Estes exemplos são reais e aconteceram em escolas nas regiões de Cocal dos Alves (PI), Novo Horizonte (SP), São Caetano do Sul (SP) e Sobral (CE).

No ebook, a partir das aulas observadas, é possível apontar cinco estratégias utilizadas pelos professores e que podem ser replicadas ou adaptadas em aulas de todas as disciplinas. Para cada uma delas, o material traz exemplos reais de aulas em que foram usadas. As estratégias são:

1. Facilitação do diálogo entre alunos: por meio de intervenções, o professor possibilita que os estudantes discutam, defendam sua opinião e formulem argumentos a partir dos posicionamentos dos colegas.
2. Acompanhamento dos alunos com dificuldade de aprendizagem: feito de forma sistemática, periódica e constante, o acompanhamento serve como termômetro e como um meio de aprimorar a qualidade da educação na escola. Durante as aulas, atividades são planejadas para oferecer diferentes oportunidades de aprendizagem aos alunos com mais dificuldade.
3. Resolução coletiva de situações-problema: os professores fazem a mediação das discussões, mobilizam saberes já trabalhados, instigam os alunos a raciocinar logicamente e a elaborar estratégias para buscar soluções.
4. Leitura frequente pelos alunos: diversos tipos de texto, como contos, notícias, cartas e histórias em quadrinhos, são trabalhados para que os alunos desenvolvam competências leitoras.
5. Experimentos em Ciências: a prática não só desperta o interesse pela Ciência, como possibilita a compreensão dos fenômenos que regem as transformações do mundo e, consequentemente, o entendimento dos conteúdos propostos de forma concreta.

Se você é diretora ou diretor escolar, coordenadora ou coordenador pedagógico; professora ou professor que acredita na melhoria constante da aprendizagem, aproveite e baixe agora
* ao baixar o material você automaticamente concorda em receber por email informativos e conteúdos produzidos especialmente para educadores  pela Fundação Lemann (mantenedora da Nova Escola)