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NOVA ESCOLA e parceiros lançam campanha “Mentira na Educação, não!”

Objetivo é combater a desinformação e a manipulação do debate público em Educação durante o ano eleitoral

POR:
NOVA ESCOLA

Para impedir a disseminação de notícias equivocadas e sensacionalistas sobre Educação, NOVA ESCOLA criou a campanha “Mentira na Educação, não!”

. A partir do dia 8 de agosto, notícias falsas, diagnósticos imprecisos e boatos serão checados por uma equipe especializada. Em seguida, os resultados serão disseminados em múltiplos canais, incluindo o Whatsapp, para garantir que elas tenham impacto no debate sobre Educação.

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A iniciativa nasceu de um diagnóstico preocupante. Com a polarização política no Brasil e as eleições deste ano, muitas pessoas e organizações passaram a criar e disseminar notícias falsas. Embora o objetivo deles ainda não seja claro, os resultados são: atrapalham o debate público, defendem agendas perigosas e impedem que a sociedade se conheça e se reconheça. Na Educação, esses resultados podem ser ainda piores. Afinal, a área pressupõe debate aberto e honesto. Quando ele não acontece, todos sofrem. Para as pessoas que estão em sala de aula, a desinformação se materializa em políticas públicas equivocadas, perseguições e diálogo interditado com a comunidade escolar – o que vai na contramão das melhores práticas em Educação mundo afora. 

Todos os conteúdos produzidos pela campanha serão publicados no site novaescola.org.br, com ampla divulgação nas redes sociais e demais canais digitais da NOVA ESCOLA. Este projeto conta também com apoiadores: o Instituto Unibanco, o Instituto Alana e o Canal Futura já estão colaborando com a iniciativa, formando uma coalizão de pessoas e organizações preocupadas com o debate público de qualidade em educação.

Como chegaremos até os educadores?
Para que a comunicação com os protagonistas desse projeto, os educadores, aconteça, todas as informações e reportagens sobre checagens, boatos e campanhas serão disponibilizados no site (www.novaescola.org.br) e nas redes sociais de NOVA ESCOLA.

Por meio de conteúdos multimídia que serão produzidos com os parceiros, como os vídeos do Futura e verificações feitas pela agência Aos Fatos, os leitores terão acesso a tudo que for referente ao tema, e também a abertura para comentarem, opinarem e questionarem sobre notícias falsas e as próprias checagens feitas pela redação de NOVA ESCOLA. Dessa forma, os professores, diretores, coordenadores, auxiliares e funcionários da Educação poderão botar em prática a desconstrução de ideias equivocadas e enraizadas sobre a área em que atuam.

Por fim, queremos que os educadores sejam protagonistas da campanha. Por meio de um grupo no WhatsApp, contaremos com a colaboração de pessoas engajadas e dispostas a nos trazer informações falsas e a disseminar nossas checagens.

 

Sobre NOVA ESCOLA
NOVA ESCOLA é a maior plataforma de conteúdo e serviços para professores e gestores escolares do Brasil. Com 31 anos de história, se consolidou como referência entre profissionais da Educação pela capacidade de unir teoria e prática, além de oferecer recursos em linguagem simples e acessível - planos de aula, cursos, reportagens e vídeos, por exemplo. Mantida pela Fundação Lemann desde 2015, NOVA ESCOLA tem hoje 2,5 milhões de visitantes únicos por mês em seus sites, 1,4 milhão de seguidores no Facebook e 60 mil assinantes da revista impressa. Para concretizar sua missão de impactar positivamente a Educação brasileira, a organização quer dialogar com todos os 2 milhões de professores do país ao longo dos próximos anos.

Sobre o Instituto Unibanco
Criado em 1982, o Instituto Unibanco atua para a melhoria da educação pública no Brasil. É uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco. Com foco na melhoria dos resultados e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, o Instituto Unibanco dedica-se a elaborar e implementar soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e em sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Busca ainda a institucionalização, nas redes de ensino, de uma visão orientada para a sustentabilidade dos resultados de aprendizagem e da equidade entre as escolas e no interior de cada uma delas.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, a organização conta hoje com programas próprios e com parceiros – todos podem ser conhecidos abaixo – e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre o Futura
O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede de instituições sociais em vários estados brasileiros. O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho, e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são Sistema Indústria (SESI - DN e SENAI - DN), Fecomércio RJ / SESC RJ / SENAC RJ, FIESP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Globo e Votorantim. O Futura pode ser assistido a qualquer hora e em qualquer lugar no Futura Play (www.futuraplay.org).