Como incluir alunos com altas habilidades?
A professora Eliane Moraes conta as lições aprendidas com 20 anos de prática
POR: Pedro Annunciato
Talentos invisíveis
Professora da rede pública de Bauru (SP), Eliane Moraes trabalha há 20 anos com estudantes com altas habilidades. “Embora a lei garanta atendimento específico, a crença de que eles não precisam de ajuda faz com que não desenvolvam todo o potencial”, diz. Ela identifica e propõe intervenções para alunos como Fellype Luz Vento, 6 anos, que lê e escreve sem dificuldade, mesmo com pouco acesso a livros.
Como descobrir um superdotado?
Quando visita as escolas da rede para identificar os alunos com altas habilidades, Eliane varia as estratégias conforme o caso, mas realiza sempre três ações essenciais:
Diálogo com os professores |
Conversa com a família |
Atividades diagnósticas São propostas atividades que suplementam o currículo na área de interesse do aluno (desenho ou leitura, por exemplo) e ajudam no diagnóstico. |
Inteligências múltiplas: O que se passa na cabeça deles
As pesquisas sobre superdotação ganharam impulso a partir da década de 1970, com as teorias do psicólogo americano Joseph Renzulli. Anos depois, outro americano, o psicólogo Howard Gardner, identificou nove inteligências múltiplas, rompendo com a ideia de que só a inteligência lógico-matemática (medida pelo teste de Q.I.) pode ser chamada de “inteligência”. Um relatório publicado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2008, descreve algumas características, listadas abaixo.
HABILIDADES
- Vocabulário acima da média para a idade.
- Enorme bagagem de informações sobre um assunto específico.
- Memória excepcional e grande capacidade de estabelecer relações de causa e efeito ajuda a confirmar as hipóteses da investigação.
CRIATIVIDADE
- Senso de humor sarcástico.
- Espírito de aventura e atitude contestadora distinta dos colegas.
- Imaginação aflorada.
MOTIVAÇÃO
- Obstinação em procurar informações sobre tópicos de seu interesse.
- Demonstração de envolvimento intenso quando trabalha certos problemas.
- Requer pouca orientação dos professores.
Para saber mais: Acesse a página do MEC e baixe o material completo: bit.ly/mec-superdotado
A OPINIÃO DE QUEM ENTENDE
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"É um erro pensar que superdotação é algo raríssimo ou coisa de família rica. Estudos apontam que quase 20% da população tem altas habilidades" Rosemeire Rangni, doutora em Educação Especial pela UFSCAR | "Propus ao Fellype identificar vogais em um exercício simples, e notei que ele já sabia ler contos! A partir daí, tive que rever todo o meu planejamento" Sônia Garofa, professora | "As professoras são muito atenciosas, conversam muito comigo e com ele. Hoje o Fellype é uma criança sociável" Salete Luz Vento, mãe de Fellype |
Projetos referenciais de altas habilidades
1) Paraná O Núcleo de | 2) Amapá O Centro de Atividades |