4 dicas para economizar tempo na hora de planejar suas aulas

Ferramentas, dicas e extensões do Google que te ajudam a encontrar resultados mais rápidos e confiáveis para suas buscas

Paula Peres
três professoras, cada uma com seu laptop, sentadas ao lado uma da outra diante de uma mesa branca (onde os computadores estão abertos)
Crédito: Mariana Pekin

Em tempos de notícias falsas, pessoas acreditando que a Terra é plana e contestando fatos históricos, como acreditar nos conteúdos que aparecem em suas buscas? Como saber que aquela imagem incrível que você encontrou e que combina perfeitamente com o tema da sua aula pode ser usada para fins não-comerciais em sua apresentação de slides?

Graças à tecnologia, algumas ferramentas, dicas e extensões são uma mão na roda para economizar o seu tempo em busca de uma imagem disponível para uso ou um site que seja confiável em meio a todo o universo da internet.

Uma dica simples compartilhada pelos mentores de Geografia do Time de Autores NOVA ESCOLA, reunidos na Virada de Autores entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, pode economizar seu tempo e sua paciência quando estiver pesquisando no Google: ao buscar palavras-chave, como “relevo”, adicione os termos “.gov” e “.org”. Com essa coordenada, o site filtra somente resultados de instituições governamentais e organizações, que geralmente oferecem conteúdos mais confiáveis (principalmente se você estiver buscando dados oficiais, por exemplo).

Conversamos com o professor Peter Trento, da cidade de Vinhedo e um dos mentores da equipe de Geografia, que deu outras três dicas valiosas no momento de buscar conteúdos e imagens para seus trabalhos. Duas dessas dicas têm como base o pacote de ferramentas do Google Drive. Veja a seguir:

1) Youtube EDU

Assim como os resultados de busca no Google mostram conteúdos confiáveis e não confiáveis, os resultados de busca do Youtube são, também, outro universo de links úteis e outros nem tanto. Por isso, o Youtube criou uma página específica para canais que estão relacionados com Educação, o Youtube Educação.

A página tem um campo de busca similar ao do próprio Youtube geral. A diferença é que todos os resultados de pesquisa daquela página são vídeos que foram verificados por uma equipe de professores que avaliam a qualidade do conteúdo e os conceitos que eles apresentam. “Se você busca ‘relevo’ no Youtube, vai ter vídeo de professor que vai saber o que é um relevo, mas também vai ter vídeo de gente que não faz ideia do que está falando. A plataforma evita esse tipo de coisa”, explica Peter. Ele mesmo é um dos avaliadores dos vídeos de Geografia.

Qualquer canal pode se inscrever para ser avaliado e receber o selo de confiável do Youtube Educação. Vale usar quando você quiser mostrar vídeos à sua turma e não dar audiência a vídeos que compartilham conceitos equivocados.

LEIA MAIS  Saiba tudo sobre a Base Nacional Comum Curricular

2) Busca de imagens dentro do Google Slides

O Unsplash Photos é uma extensão do navegador Chrome que busca imagens de alta resolução e uso livre na internet e aplica diretamente na sua apresentação de slides.

Para instalá-la, abra o Google Slides, clique em “add ons”, digite “unsplash photos” na caixa de busca e instale gratuitamente a extensão. Uma vez instalada, clique novamente em “add ons”. A extensão poderá ser encontrada naquele menu. Ao clicar em “Insert an Unsplash Photo”, uma caixa de diálogo vai ser aberta para você iniciar sua busca por imagens.

As vantagens da ferramenta são que, além dela mostrar resultados com alta resolução e de uso permitido, com apenas um clique a imagem já é inserida em sua apresentação e pode ser redimensionada.

3) Explorar no Google Docs

O Google Docs, ferramenta similar ao Word, tem um recurso escondido que poucas pessoas usam: o botão “Explorar”, localizado no canto inferior direito. Ele é identificado por um ícone semelhante a um balão de localização preenchido por uma estrela de quatro pontas.

O “Explorar” permite que o usuário busque qualquer termo na internet, e a busca vem dividida em três tipos de resultado: links da internet, imagens e arquivos do Drive. A vantagem é que, na lista de resultados, ao lado do título de cada link há um botão “Cite as footnote” que automaticamente transforma aquele link em uma referência de nota de rodapé de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com certeza seus alunos (e você) passarão a citar muito mais as referências bibliográficas em seus textos com esse truque.