Terra plana? Ajude os alunos a diferenciar o que é FAKE e o que é VERDADE

Planos de aula colaboram para analisar a veracidade de informações nas aulas de Ciências, Língua Portuguesa e Inglês

Ana Ligia Scachetti

Será que seus alunos pensam antes de compartilhar algo por redes sociais como WhatsApp e Facebook? E eles estão preparados para separar o joio do trigo? Saber identificar se uma notícia é verdadeira ou falsa é um dos grandes atributos necessários para ser um cidadão ético nos dias de hoje. Na introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa necessidade já está expressa em duas das competências gerais. A quinta fala em "Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais" e a sétima reafirma a importância de usar "informações confiáveis" para argumentar.

As aulas de Língua Portuguesa são, é claro, um ótimo terreno para levantar o debate sobre esses textos. Nos Planos de Aula NOVA ESCOLA, você encontra ideias para abordar as notícias falsas (as chamadas fake news) em sala. E a discussão não precisa ficar restrita a esse componente. Também há planos de aula de Ciências e Inglês que trazem à tona questionamentos sobre notícias falsas. Confira, abaixo, nossa seleção.

Ciências – Teoria da Terra Plana: fake news?

O objetivo deste plano é fazer com que os alunos analisem a Teoria da Terra Plana usando argumentos adquiridos nas aulas anteriores. Como sabemos que a terra é redonda? Quais são as evidências que nos mostram isso? A partir de conteúdos como identificação das diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características, é uma oportunidade também de exercitar a argumentação em classe.

Língua Portuguesa – Notícia online: discussão sobre fake news

Com este plano, você mostrará aos alunos como analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual. Além de identificar os efeitos da escolha de imagens, o texto escrito, eles aprenderão a distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc – para identificar os recursos utilizados para impactar o leitor.

Língua Portuguesa – Fake news: como trabalhar em sala de aula

O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Nesta aula, os alunos aprenderão a distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).

Inglês – Leitura: entendendo as fake news

Este plano de aula permite explorar ambientes virtuais de informação e socialização (Facebook, Twitter, Instagram, grupos de WhatsApp) para analisar a qualidade e a validade das informações que estão sendo veiculadas. Esta aula é a primeira de uma sequência de duas que falam sobre fake news. Elas não são dependentes e podem ser trabalhadas singularmente.

Inglês – Análise de fake news

Esta é a segunda parte da aula sobre fake news. Na primeira, visa-se a discussão sobre o que seja esse tipo de notícias e como detectar. Nesta segunda parte, a intenção é fazer com que o aluno pratique um pouco esses conceitos.