Educação Infantil: 6 planos de atividade sobre adaptação dos bebês

Camila Camilo
Para muitas crianças, é a primeira vez que experimentam um espaço coletivo fora de casa, o que exige muita atenção dos adultos para tornar a adaptação mais suave    Foto: Getty Images

Conforme a realidade da sua escola ou da sua rede, é possível que a adaptação também aconteça em outros momentos do ano. Mas é possível que ela seja especialmente marcante entre janeiro e fevereiro, quando novos bebês chegam e mais turmas se formam na Educação Infantil

.

O momento é desafiador. Para os meninos e meninas que, na grande maioria das vezes, estão experimentando um espaço coletivo fora de casa pela primeira vez; para a equipe escolar, que se ajusta para contemplar quem chega e para as famílias, que levam as crianças à escola pela primeira vez.

LEIA MAIS   Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula

É importante incluir os adultos responsáveis em todo o processo e garantir que os primeiros dias na escola sejam especiais. Assim, ela será percebida pelos bebês como um espaço acolhedor, propício para que outras situações de aprendizagem, brincadeiras e experiências individuais e em grupo aconteçam no futuro próximo.

Para ajudar você, professor, a organizar o seu trabalho nesse momento, separamos 6 planos de atividade para diferentes momentos da adaptação.  Eles foram feitos pelo Time de Autores de Educação Infantil NOVA ESCOLA para o subgrupo etário dos Bebês (zero a 1 ano e 6 meses ). Em muitas redes, essa etapa corresponde à creche:

Adaptação: meu cantinho acolhedor
Junto aos familiares ou responsáveis, os pequenos são convidados a pintar e desenhar em um cantinho onde também estão objetos de apego deles.

Adaptação: minha primeira refeição na escola
A atividade começa com a organização da sala em cantos, simulando um pic nic. Os bebês vão brincar nesse espaço e, depois, serão levados, com os adultos responsáveis, ao refeitório. Lá vão conhecer os funcionários e comerão na escola pela primeira vez.

Adaptação dos bebês na escola: conhecendo a sala
O plano traz sugestões para o dia em que os bebês conhecem a sala. As orientações incluem desde a disposição de materiais e a organização do espaço, até como o professor pode falar com as crianças que estão no colo dos adultos responsáveis.

Adaptação: apresentação da escola para os bebês
O plano de atividade propõe um passo a passo para que crianças pequenas, de outras turmas, recebam os bebês e mostrem para eles os diferentes ambientes da escola.

Encontros e despedidas: cantos diversificados
A sugestão deste plano é preparar cantos com brinquedos e materiais familiares aos bebês para que eles brinquem, com o apoio dos familiares, no momento de chegada ou antes da volta para casa.

Encontros e despedidas: dia de história
Veja como organizar uma atividade de leitura e contação de histórias para o momento em que os bebês estão chegando na escola acompanhados dos seus familiares ou responsáveis.