Saiba | Saiba

Dicionário da inclusão: Aprenda quais são os termos corretos e ensine seus alunos

As palavras que usamos são importantes para promover uma escola inclusiva e amorosa

Tory Oliveira

PESSOA COM DEFICIÊNCIA
A expressão é mais adequada, pois não disfarça a existência de uma diferença. É também o termo utilizado pela ONU.

NÃO USE: Não se refira a uma pessoa com deficiência como deficiente, portador de deficiência ou pessoa com necessidades especiais. Jamais use termos pejorativos, como defeituoso ou inválido. Falar “ele é deficiente, mas é ótimo aluno” denota o preconceito.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Desde 2004, a partir da Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual, essa expressão é considerada mais adequada do que deficiência mental. Não é preciso especificar o nível de comprometimento da pessoa (leve, severo etc.)

NÃO USE: Deficiente mental, doente mental. São também considerados inadequados e ofensivos termos como retardado ou mongoloide.