Inove | Tecnologia

Professora cria painel digital para que alunos registrem sentimentos, opiniões e aprendizados

Registrar coletivamente o que aprendem é uma atividade importantíssima para as crianças. Mas como fazer isso? A professora Patrícia de Sousa encontrou uma saída criativa:

Paula Salas

Patrícia de Sousa sabe que seus alunos do 1º ano precisam refletir sobre o que aprendem. Professora da Escola Santi, em São Paulo (SP), ela criou um “Mural Digital de Descobertas”, no qual os estudantes, com idades de 5 e 6 anos, construíram juntos uma espécie de diário de bordo para registrar sentimentos, opiniões e aprendizados. O problema era que não havia espaço físico para um painel grande.

Foi aí que apareceu a saída: um mural digital feito no Padlet, aplicativo que permite criar painéis colaborativos, com diversos formatos de registro além da escrita (entenda como ele funciona no quadro abaixo). “O Padlet é bastante intuitivo e, por isso, considerei que era o mais adequado para eles”, comenta Patrícia. Deu tão certo que o projeto foi finalista do Prêmio Educador Nota 10 de 2018.

Dentro da sala, o computador ficava aberto no mural e a turma podia levantar a qualquer momento para registrar o que quisesse. Quinzenalmente, Patrícia retomava as postagens com a turma para que todos refletissem sobre o que haviam registrado. “Ter a memória do percurso de aprendizagem é importante para construir coisas novas em cima dessa base”, afirma Miruna Kayano, coordenadora pedagógica da Escola da Vila, em São Paulo, e selecionadora do prêmio. A maioria dos posts foi feita em vídeo ou áudio, o que permitiu um exercício com a oralidade, sem deixar de criar situações de escrita significativas.

Mais opções para registro

COMO FUNCIONA A FERRAMENTA
O Padlet permite criar quadros colaborativos com um visual atrativo e de fácil navegação.

Para compor o mural, o app permite adicionar vídeos, áudios, textos, desenhos e links, entre outras funcionalidades, além de anexar diferentes tipos de arquivos. É possível usar a plataforma no computador ou em smartphones com sistemas iOS ou Android. Ele é gratuito, mas possui versões pagas com recursos adicionais.

Mais opções para registro

Conheça outras ferramentas que permitem construir murais e textos de maneira colaborativa

POPPLET
www.popplet.comCom navegabilidade simples, a ferramenta permite adicionar quadros com textos, desenhos ou imagens.
O usuário pode organizar a posição das postagens, modificar o tamanho e criar conexões entre os cards.

MINDMEISTER
www.mindmeister.comÉ uma ferramenta colaborativa para criar mapas mentais, sendo possível compor o seu a partir de um template ou do zero.
O mural pode ser composto de caixas de texto, imagens, ícones, arquivos, links e vídeos. Além de possibilitar comentários, enquetes e criar apresentações.

MURAL
https://mural.coPara compor o mural, o usuário pode utilizar os templates específicos para a finalidade do quadro, além de permitir criar e personalizar caixas de textos, desenhar e adicionar ícones e imagens.
A ferramenta é mais complexa e, após um mês de teste gratuito, é paga. Escolas e universidades podem entrar em contato para conseguir a isenção do valor.

Fonte: Miruna Kayano, coordenadora da Escola da Vila, em São Paulo

Ilustração: Lila Cruz