Educação Infantil: 6 planos de atividade para trabalhar os campos de experiência

Entenda a proposta dos campos de experiência e como desenvolvê-los nas atividades do dia a dia com os pequenos

Camila Camilo
Crédito: Getty Images

Da adaptação aos momentos de leitura ou contagem, todas as atividades realizadas na Educação Infantil deverão, a partir do próximo ano, estar alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

. Na prática, o desafio das secretarias e escolas é estudar o documento e as referências que ele traz para, então, transformar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento descritos em planejamentos para o ano todo.

Quer saber como colocar a BNCC em prática?

Faça nosso combo especial de cursos para
BNCC da Educação Infantil

Para fazer isso, é preciso entender bem uma novidade: o arranjo curricular por campos de experiência. Seu objetivo é colocar a criança no centro do planejamento, e não o conteúdo.  E evidenciar que a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem na interação e na brincadeira, a partir das situações e experiências concretas da vida dos pequenos. Ao todo, são cinco campos:

• O eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Uma leitura rápida da Base pode sugerir separação entre eles. Mas organizar as atividades separando os campo de experiência pode levar a planejamentos incompletos, que não considerem toda a riqueza da jornada das crianças. Na realidade, eles estão relacionados e devem ser considerados em conjunto. Um exemplo: uma atividade sobre pintura nas cavernas (Traços, sons, cores e formas) demanda o levantamento de hipóteses sobre as ferramentas da humanidade pré-Histórica (Escuta, fala, pensamento e imaginação) e a troca sobre as produções, que podem ser individuais ou coletivas (O eu, o outro e o nós).

VEJA MAIS Acesse 500 planos de atividade gratuitos para a Educação Infantil alinhados à BNCC

Ilustração: Duda Oliva

Foi esse princípio que marcou a organização dos planos de atividade de Educação Infantil que estão disponíveis aqui, no site da NOVA ESCOLA. Abaixo, separamos alguns que evidenciam a relação entre os campos. São versões de atividades já conhecidas por você, mas com o diferencial de estarem alinhadas à BNCC.

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)

Clássico para dançar, ouvir e tocar com os bebês
De Bach a Vinicius de Moraes, a proposta é colocar diferentes canções para tocar na sala e convidar os bebês a sentir os diferentes ritmos e expressar o que sentem com diferentes gestos e movimentos.

Massagem para a soneca dos bebês
A professora massageia os bebês e eles fazem o mesmo consigo e com os colegas. Eles usam as mãos e objetos de apoio. Depois, é a hora da soneca!

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Adaptação: brincadeira com produção de massinha
Em pequenos e em grandes grupos, as crianças vão explorar os ingredientes e fazer massinha para  as outras brincadeiras da semana ou para brincar em casa.

Brincando de faz de conta
A atividade propõe dispor objetos pela sala para que as crianças criem, em grupos ou sozinha, histórias de faz de conta. Há também perguntas para guiar a professora na observação da atividade.

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Intervenções no tanque de areia
Em duplas e em pequenos grupos, as crianças vão trazer elementos da natureza disponíveis no ambiente para enriquecer a brincadeira no tanque de areia.

Criação de um jogo de percurso
As crianças vão criar um jogo de percurso que vai compor o acervo da sala. Elas poderão brincar com ele no mesmo dia ou em vários outros.

Quer conferir outras atividades para Educação Infantil alinhadas à BNCC? Clique aqui e acesse 500 planos de atividades gratuitos!