Instituto Palavra Aberta lança iniciativa de Educação Midiática em parceria com o Google

Alinhado à BNCC, o programa busca apoiar o professor na missão de desenvolver habilidades midiáticas com os alunos

Paula Salas
Crédito: Getty Images

O Instituto Palavra Aberta

lança o EducaMídia, programa de Educação Midiática voltado para professores e educadores do Ensino Fundamental. A iniciativa, com aporte do Google no valor de R$ 4 milhões em dois anos, tem como objetivo divulgar o tema e ser um suporte para o desenvolvimento das habilidades midiáticas que crianças e jovens necessitam para ter um consumo responsável e seguro dos meios de comunicação.

A Educação Midiática se refere ao conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente digital. A iniciativa defende que ensinar os alunos a ler criticamente e participar de forma ativa é necessário para formar cidadãos livres aptos a fazer escolhas conscientes. Por isso, eles se propõem a auxiliar na formação do professor, apoiar a criação de políticas públicas e oferecer recursos, conteúdos e materiais que auxiliem na sensibilização, formação e pesquisa sobre o assunto.

LEIA MAIS   Guia de Letramento Midiático: como identificar e combater desinformação

Alinhado aos princípios da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o programa se estrutura em três pilares: ler, escrever e participar. A partir dele, busca-se desenvolver, nos alunos, a análise crítica da mídia, letramento da informação, autoexpressão, fluência digital, cidadania digital e participação cívica. Sendo os objetivos dos professores explorar novas abordagens pedagógicas a partir da comunicação e da tecnologia; promover uma cultura de aprendizagem que estimule a curiosidade; facilitar a aprendizagem significativa; guiar os alunos para práticas éticas, legais e seguras dentro e fora do ambiente digital; e criar experiências engajadoras.

Para ajudar nessa missão, o EducaMídia lançou um currículo, um curso online de 30 horas, um material pedagógico com conceitos básicos da Educação Midiática, entre outros conteúdos de referência – inclusive planos de aulas e outros conteúdos criados pela NOVA ESCOLA. Todos os recursos disponibilizados são gratuitos e a perspectiva é que, até o final do ano, sejam realizados eventos de formação pelo país.

ASSISTA   Educação midiática: como identificar uma fake news?

Para ter acesso aos materiais e acompanhar as novidades, acesse o site.