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Ensino remoto: 15 planos de aula para trabalhar mudanças climáticas no Fundamental 2

Inversão térmica no final de semana? Tornado no sul do país? Aproveitar as experiências do cotidiano é uma boa maneira de abordar conceitos científicos que explicam o aquecimento global e outros fenômenos naturais

POR:
Letícia Ferreira
O professor pode aproveitar referências conhecidas dos alunos para compartilhar conceitos científics sobre como a ação do homem pode ter consequências no planeta   Crédito: Getty Images

Quando chegam às aulas de Ciências e Geografia a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, os alunos já são capazes de empregar melhor os conhecimentos adquiridos no dia a dia em suas atividades escolares. Os noticiários e as redes sociais trazem informações sobre aquecimento global, mudanças climáticas, inversão térmica e fenômenos da natureza, como tufões e furacões, que causam curiosidade, mas que muitas vezes são repassadas sem serem checadas. 

“Quando falamos sobre mudanças climáticas, de acordo com acesso que têm às mídias, os estudantes dizem que aquecimento global não existe. E nós precisamos fazer com que eles vejam isso de uma forma mais global, com dados, informações científicas, para que não seja uma observação pontual do a dia dia. Nós, professores, temos de ampliar o repertório deles”, afirma Ana Paula de Souza Almeida Silva, professora-autora de planos de aula de Ciências do Time de Autores NOVA ESCOLA.

Nas propostas dos planos de aula que tratam de mudanças climáticas, o professor deve buscar sempre contextualizar as referências que a turma compartilha com os conceitos científicos sobre clima e ação humana. Dessa maneira, os alunos poderão não apenas aprofundar seus fundamentos sobre o tema, mas serão capazes de fazer análises mais críticas quando houver um próximo debate sobre as causas e consequências que as atitudes do homem estão trazendo para o planeta Terra. 

Um bom exemplo, diz a professora, está na associação que os alunos podem fazer da estufa que está na cantina da escola ou de um restaurante, com o fenômeno enxergado na natureza. "Eles reconhecem a estufa, sabem como funciona, o que falta a eles é a compreensão científica dos fenômenos que tiveram a oportunidade de observar", explica Ana Paula. 

NOVA ESCOLA conta com diversas sugestões de aulas que abordam a questão ambiental e da cidadania, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A seguir, você encontra 15 planos de aula para trabalhar as bases científicas de aquecimento global e fenômenos naturais com os seus alunos do Ensino Fundamental 2. Os planos já trazem orientações para adaptar as aulas ao ensino remoto. Confira: 

Aquecimento global e suas consequências
Indicado para: 6º ano, Geografia
Habilidade da BNCC: EF06GE11
Vamos analisar as razões e as consequências do aquecimento global nesta aula. Sua tarefa inicial será apresentar o tema e explicar aos alunos como funciona o efeito estufa. Converse sobre os casos que influenciam esse fenômeno e sugira uma experiência. Peça que eles encham dois copos com água. No primeiro, vão colocar uma pedra de gelo, que ficará em contato direto com o recipiente; no outro copo, eles devem colocar uma pedra de gelo em uma peneira, suspensa na borda do copo, sem tocar a água. Converse com os alunos para entender como esse exemplo se relaciona com o efeito estufa na atmosfera. 

Mudanças climáticas e os impactos na produção
Indicado para: 6º ano, Geografia
Habilidade da BNCC: EF06GE13
Inicie a aula debatendo os efeitos da ação humana na dinâmica do clima. Aplique o contexto do que é o efeito estufa e apresente os materiais complementares disponíveis no plano. Com um estudo sobre zoneamento climático e cultivo de maçãs no sul do Brasil, mostre aos alunos um quadro com estimativas da plantação e peça para que reflitam sobre algumas possibilidades. Qual estado tem o cenário mais preocupante? E as consequências econômicas? O debate deve incluir as estratégias mais adequadas para evitar um cenário de grande impacto das mudanças climáticas no ecossistema em análise na aula. 

A pecuária também influencia no aquecimento global?
Indicado para: 6º ano, Geografia
Habilidade da BNCC: EF06GE13
O que seus alunos sabem sobre pecuária e aquecimento global? Comece a aula discutindo as referências que a sala tem sobre o tema. Explique a composição e o que são os gases poluentes que existem na atmosfera terrestre que compartilhamos e sugira que os alunos criem propostas de como diminuir o impacto da pecuária no aquecimento global, inspirados em cinco fatores: quantidade, flexibilidade, liberdade, interatividade e tangibilidade. Eles podem trabalhar em grupos, duplas ou até individualmente no ensino remoto.

Problemas urbanos - Ilhas de calor
Indicado para: 6º ano, Geografia
Habilidade da BNCC: EF06GE07
O que são ilhas de calor? Pergunte aos alunos como eles explicariam esse conceito científico. No material desta aula, você terá um gráfico com vários exemplos de ilhas de calor, em diferentes ambientes, para mostrar como esse conceito se aplica à realidade. Com essas informações contextualizadas, apresente um gráfico que será o desafio da turma. Os estudantes receberão propostas de ambientes que sofrem efeitos da ilha de calor, e deverão explicar e mostrar quais características dos exemplos colaboram com o fenômeno. 

Mudanças climáticas: O que podemos fazer?
Indicado para: 7º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF07CI13
Compartilhe com a turma um vídeo sobre mudanças climáticas que está na introdução desta aula. Um texto descritivo do conteúdo audiovisual é uma alternativa ao conteúdo audiovisual. Apresente aos estudantes uma reflexão a partir da questão disparadora: "Como podemos diminuir os impactos e riscos das mudanças climáticas?" Peça para que eles registrem por escrito as ações que pensaram e conversem entre si sobre as propostas que surgiram dessa reflexão. Se você tiver uma sala de aula virtual à disposição, os alunos poderão compartilhar ideias ao vivo. Se não for o caso, um registro em áudio pode funcionar. 

Como o mundo se organiza diante das mudanças climáticas
Indicado para: 7º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF07CI13
Desta vez o áudio é o estímulo inicial para apresentar o tema da aula aos alunos. Compartilhe com eles o episódio sobre mudanças climáticas do podcast “Rock com ciência” e os outros textos de aprofundamento sugeridos no plano. Explique o que é um podcast, como ele é feito. Pergunte à turma que ações conhecem de combate às mudanças climáticas. Com o podcast e materiais de referência, desafie os estudantes a fazer uma proposta também em áudio de um programa sobre mudanças climáticas, com foco no combate aos seus efeitos. Se não houver a possibilidade de trabalhar em grupo, peça para que gravem individualmente, com o equipamento que tiverem em casa, seja celular ou gravador. Uma alternativa offline é pedir o roteiro escrito do podcast que eles gostariam de fazer sobre o tema da aula. 

Mudanças do clima local
Indicado para: 8º ano, Ciências 
Habilidade da BNCC: EF08CI16 
Quais fatores podem influenciar o clima de um espaço? Com essa e outras perguntas, incentive seus alunos a debater os recursos e equipamentos que regulam o clima de um ambiente. Na atividade principal dessa aula, divida os estudantes em grupos para verificar a temperatura de diferentes ambientes da escola. Para uma aula remota, peça aos estudantes para fazer essa atividade individualmente e classificar os resultados por cômodo da casa para compartilhar em diferentes formatos. Considere o que for mais acessível para todos: aula virtual, texto, áudio ou vídeo. 

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?
Indicado para: 8º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF08CI16
O que é permafrost? Seus alunos sabem o que significa essa palavra? Compartilhe uma imagem e o texto de inspiração para que os alunos possam reconhecer exemplos do que você está falando. Na atividade principal, a turma pode ser dividida em diferentes grupos para pesquisar sobre permafrost. Para o ensino remoto, uma alternativa é apresentar o tema, abrir a discussão inicial e pedir a pesquisa como uma tarefa para casa. Assim, os alunos terão algum tempo para elaborar as respostas e dividir, em aula on-line, suas descobertas e dúvidas. 

Por que falar de permafrost em um país tropical?

Entenda o que é o permafrost, as relações dele com as mudanças climáticas e como incentivar a busca, por parte dos alunos, por soluções para o problema. Nesta edição do Nova Escola Box, você confere ainda uma sugestão de atividade sobre o tema.

Previsão do Tempo
Indicado: 8º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF08CI15
Explique para a sala como funcionam as estações meteorológicas. Um vídeo pode ser um bom recurso para levar esse conteúdo aos alunos, lembrando que a abordagem da aula é uma versão simplificada de como a humanidade faz e interpreta e meteorologia. Mostre aos estudantes um quadro com panoramas meteorológicos em gráficos e sugira que eles façam suas previsões a partir da representação que você colocou à disposição da sala. As estratégias que eles usaram para interpretar os gráficos podem ser debatidas durante uma videochamada ou por arquivos de áudio. 

Ciclones, furacões, tufões e tornados
Indicado para: 8º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF08CI16
Uma série de vídeos e reportagens ilustram os fenômenos climáticos que são tema desta aula. Você pode compartilhar essas referências com os estudantes para que eles entendam como esses fenômenos se manifestam no planeta. Como podemos diferenciá-los? A tarefa da turma será pesquisar a maior quantidade de informações sobre esses fenômenos, como velocidade, clima e condições atmosféricas recorrentes o que pode ser uma atividade pré-aula. Compartilhe com eles um modelo de mapa conceitual, explicado como organizar um exemplar, para que possam reproduzir essa atividade com as informações da investigação científica. 

Inversão térmica
Indicado para: 8º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF08CI16
Uma notícia introduz o tema desta aula, explicando como a poluição fica pior no inverno e causa prejuízos à saúde. Pergunte aos alunos por que eles acreditam que isso acontece. Você pode dividi-los em grupo ou separar a sala entre os alunos que vão fazer uma pesquisa sobre inversão térmica e representar esse fenômeno em um desenho explicativo. A outra parte vai encontrar quais são as fontes dos poluentes atmosféricos e como controlá-los. Com as respostas dos alunos, sistematize os conhecimentos em uma representação da inversão térmica, explicando o conceito e as ideias compartilhadas durante a aula para a turma, que pode ser feita via videochamada. 

El niño e la niña
Indicado para: 8º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF08CI16
A partir de uma notícia sobre os fenômenos climáticos El niño e La niña, confira os conhecimentos dos alunos e presente um texto explicativo. Peça à turma para responder perguntas que ajudam a esclarecer quais são as causas desses fenômenos e como eles se manifestam no planeta. Em seguida, convide seus alunos a compartilhar suas descobertas com a sala, por vídeo, áudio ou em um resumo escrito do que entenderam dessa atividade. 

Biodiversidade e alterações ambientais
Indicado para: 8º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF08CI16
Esse plano de aula conta com várias atividades que podem ser feitas no formato de tarefa para casa. Explique aos alunos o tema e conversem sobre as causas que influenciam a extinção de anfíbios. Você terá um estudo sobre o assunto para contextualizar o tema. Solicite à turma uma pesquisa individual com hipóteses que explicam o desaparecimento dos anfíbios e depois sistematize o conhecimento em uma videochamada.  

Clima local x clima global
Indicado para: 8º ano, Ciências
Habilidade da BNCC: EF08CI16
Compartilhe com os alunos a imagem de uma plantação de cacau na Bahia e questione: "Como as mudanças climáticas afetam as vegetações? Como o clima global se relaciona ou influencia o clima de uma região?". Na atividade seguinte, divida os alunos em três grupos que trabalharão no formato de estações, fazendo com que os grupos "rodem" pelas estações. No ensino remoto, uma alternativa é pedir a atividade individual ou dividir em grupos de cinco integrantes para criar um infográfico abordando a ação do homem e o aquecimento global.

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