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Baixe 14 contos brasileiros para usar em sala de aula

Material reúne textos que podem ser utilizados na Educação Infantil e Ensino Fundamental para diferentes tipos de leitores

POR:
Pedro Annunciato
Confira contos para usar desde o início do letramento até a fase de formação de leitores críticos. Foto: Mariana Pekin/NOVA ESCOLA

A leitura deve ser uma prática presente na rotina escolar desde antes das crianças estarem alfabetizadas. O processo de letramento diz respeito ao desenvolvimento de “habilidades que possibilitam ler e escrever de forma adequada e eficiente, nas diversas situações pessoais, sociais e escolares em que precisamos ou queremos ler ou escrever diferentes gêneros e tipos de textos, em diferentes suportes, para diferentes objetivos, em interação com diferentes interlocutores, para diferentes funções”, segundo verbete escrito por Magda Soares para o glossário do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). 

Existem muitos caminhos para fazer esse trabalho na prática. Um deles é explorar o gênero dos contos que, por serem narrativas curtas, favorecem a leitura em sala de aula, seja de forma coletiva ou individual. O gênero textual possui diferentes tipos: os de fada, aventura, acumulativo, entre outros. 

É importante também diversificar os autores e tipos de narrativas apresentadas para a turma. Por exemplo, contos africanos e indígenas são uma forma também de contribuir para a Educação para as Relações Étnico-Raciais desde a Educação Infantil. 

Para auxiliá-lo, reunimos 14 contos brasileiros que podem ser utilizados com sua turma. 

baixe todos os contos

Há textos para cinco perfis de leitor: pré-leitor, iniciante, em processo, fluente e crítico – entenda cada um deles a seguir. Também especificamos, para cada fase, se a recomendação é fazer uma leitura compartilhada ou autônoma daquele conto.

Como escolher os melhores contos para minha turma?

O caminho mais óbvio seria classificar os contos por etapa ou ano: este é para ler na Educação Infantil; aquele, para os alunos do 8º ano do Fundamental e assim por diante. Porém, quem disse que todos os alunos do 8º ano estão no mesmo nível em termos de leitura? 

Durante as ações para recomposição de aprendizagens, identificou-se um aumento da heterogeneidade das turmas e é, ainda mais comum, ter diferentes níveis de conhecimento em uma mesma sala. 

Pensando nisso, a especialista Maria José Nóbrega, do Instituto Vera Cruz, em São Paulo (SP), propõe uma seleção baseada no domínio das habilidades de leitura que sua turma encontra. Por isso, preparamos arquivos individuais para cada perfil que podem ser acessados abaixo. 

Quais os tipos de leitores

No livro Literatura Infantil - Teoria, Análise, Didática, a ensaísta e crítica literária Nelly Novaes Coelho (1922-2017) descreve cinco categorias de leitores, levando em consideração não apenas a faixa etária, mas o nível de proficiência em um momento de leitura autônoma (ou seja, quando o indivíduo está lendo sozinho). As categorias são as seguintes, segundo a síntese feita por Maria José.

Pré-leitor – de 1 a 5 anos (Educação Infantil)

O pré-leitor é o indivíduo que ainda não tem a competência de decodificar a linguagem verbal escrita. Ele inicia o reconhecimento da realidade que o rodeia, principalmente pelos contatos afetivos e pelo tato, tendo a imagem o predomínio absoluto. Nessa primeira fase de construção do leitor, são indicados os livros de imagem, sem texto verbal, para que o indivíduo possa, por meio do reconhecimento de sequências de cenas, tomar contato com alguns elementos estruturais da narrativa, como o espaço, as personagens e o tempo.

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Leitor iniciante – De 6 a 7 anos (1º e 2º anos do Ensino Fundamental)

O indivíduo amplia o contato com a expressão escrita da linguagem verbal. A curiosidade sobre esse universo cultural e o mundo que se descortina por meio do reconhecimento da palavra escrita ganha algum espaço sobre a imagem, sendo que a última ainda deve predominar. Essa é a fase de socialização e de racionalização da realidade.

BAIXE CONTOS PARA LEITORES INICIANTES

Leitor em processo – de 8 a 9 anos (3º e 4º anos do Ensino Fundamental)

Consolidação da leitura autônoma. Fase em que a criança já domina o mecanismo da leitura. O conhecimento do mundo é aguçado pela organização do pensamento lógico e a motivação do adulto ainda é bastante importante.

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Leitor fluente – de 10 a 11 anos (5º e 6º anos do Ensino Fundamental)

É a fase em que se consolida o domínio dos mecanismos do ato da leitura, além de haver mais capacidade de compreensão do universo contido no livro. Nesse momento, desenvolve-se o pensamento hipotético-dedutivo e as atividades de reflexão são importantes para o amadurecimento do leitor.

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Leitor crítico – De 12 a 14 anos (7º a 9º ano do Ensino Fundamental)

Capacidade de reflexão do plano do conteúdo e da expressão em maior profundidade, podendo depreender a visão de mundo construída pelo texto. Fase de total domínio do processo de leitura, na qual o indivíduo já estabelece relações entre micro e macro-universos textuais, além de entender os processos de semioses especiais presentes no texto. Essa também é a fase do desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico.

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