Reveja sua linguagem: baixe glossário antirracista
Nosso vocabulário do dia a dia carrega diversas expressões de cunho racista. Acesse material especial para transformar a forma que nos comunicamos
POR: NOVA ESCOLAAdmitir que ainda vivemos em uma sociedade em que o racismo está presente e se manifesta de diferentes maneiras (inclusive na linguagem) é parte fundamental para olharmos com atenção para nossas práticas e refletir se são inclusivas ou excludentes. No caso da linguagem, que é atravessada também pelo racismo, termos e expressões que usamos no dia a dia carregam preconceitos e fazem referência ao passado escravagista do nosso país, atualizando estigmas.
Por isso, a Associação NOVA ESCOLA criou este glossário antirracista com termos que precisamos eliminar do nosso vocabulário, além de apresentar, também, alternativas de usos. Este material é um ponto de partida para repensar a nossa linguagem cotidiana, mas certamente não dá conta da amplitude e variação do vocabulário do português brasileiro. Sendo assim, convidamos você, professora e professor, a utilizá-lo, mas também a ampliá-lo com outros termos que você perceba que ainda fazem parte do seu cotidiano escolar.
Compartilhe-o também com seus colegas e coloque desde já essa mudança em prática.
Tags
Assuntos Relacionados