Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Pisa 2009: análise de 3 questões de leitura

Entenda como o conhecimento dos estudantes sobre leitura é avaliado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)

POR:
Fernanda Salla

Na parte de leitura do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o desempenho é avaliado em três competências: identificação e recuperação de informações, integração e interpretação, reflexão e avaliação.

A escala avaliativa - usada para medir a dificuldade da questão e a nota dos alunos - comporta sete níveis de proficiência: 1b, 1a, 2, 3, 4, 5 e 6, sendo 1b o mais baixo, e 6, o maior. Um mesmo texto pode conter questões que exijam diferentes capacidades e avaliem diversos níveis de proficiência.

Confira a resolução e a análise de três textos da prova de 2009 e entenda como o conhecimento é aferido pelas questões.

Questão 1: Exploração um texto não contínuo
Composto de pequenos blocos de informação, ele testa a capacidade de estabelecer relações entre as diferentes partes

Reprodução

 

Comentários

1. Lide
No jargão jornalístico, é a abertura de texto, que apresenta brevemente o assunto da reportagem. Saber isso facilita na hora de identificar a ideia principal.

2. Ilustração
Tanto o desenho como os dados de tamanho oferecem informações para comparar o volume entre o balão recordista e um comum.

3. Gráfico
Sua leitura requer o entendimento de elementos não verbais. As figuras do avião e do balão estão posicionadas em suas altitudes de voo, mas esse dado não está explícito.

4. Legenda
Para entender essa parte, o aluno precisa resgatar conhecimentos científicos prévios sobre as tecnologias que tornam possível o voo em altura.

5. Mapa
A familiaridade com esse tipo de representação gráfica é a chave para inferir que Mumbai é o local de decolagem do balão e que a ação se passa na área em destaque. 

Questão A
Vijaypat Singhania utilizou tecnologias encontradas em dois outros meios de transporte. Quais são esses meios de transporte?

1. Avião 2. Nave espacial.

Competência Acessar e recuperar informações 

Proficiência Nível 4 

Análise A competência envolvida é relativamente simples - o que torna o nível
mais difícil é o formato do texto, que exige localizar e organizar diversos pedaços de informação para encontrar o que se pede. No caso, as duas informações estão na legenda. Uma delas (avião) aparece explicitamente, mas a segunda (nave espacial) requer uma pequena inferência para que o aluno identifique que macacão espacial está ligado a espaçonaves.

Questão B
Qual a finalidade de incluir a imagem de um avião de grande porte no texto?

Mostrar a altitude a que chegou o balão e dar uma ideia de como o recorde foi impressionante. 

Competência Integrar e interpretar o que se diz

Proficiência Nível 3 

Análise O essencial é estabelecer uma relação entre a altitude de voo do balão e a do avião para entender a significância do feito. O caminho para isso é ler o gráfico, o que exige conhecimentos de escala matemática e a realização de duas inferências: a) 10 mil metros é a altitude de voo do avião (o que não está escrito em nenhum lugar) e b) 21 mil metros é a altura do voo recorde do balão (o que aparece no lide do texto).

Questão 2: Interpretação de um texto contínuo
Fábulas e contos são os gêneros ficcionais mais presentes no exame

O avarento e sua barra de ouro
Fábula de Esopo
Um avarento vendeu tudo o que tinha e comprou uma barra de ouro, que enterrou em um buraco, perto de um velho muro. Diariamente, ele ia olhar o seu tesouro. Um dos seus empregados, observando o que ele fazia, decidiu espionar aquele vai e vem. Ele logo descobriu o segredo do tesouro escondido, desenterrou a barra de ouro e levou-a consigo. Quando o avarento foi fazer a sua inspeção, viu o buraco vazio e começou a se lamentar e a arrancar os cabelos. Um vizinho, vendo-o nesse estado de tanta dor e compreendendo o que afligia o avarento, disse-lhe: "Por que ficar assim tão desolado? Basta pôr uma pedra no buraco onde estava a barra de ouro e imaginar que ela ainda está lá. Pois, mesmo quando o ouro estava lá, você não fazia uso dele".

Comentários

Narrativa curta
Textos contínuos e sucintos como esse são, segundo os critérios do Pisa, menos complexos que os outros tipos de leitura.

Moral da história
O fim com ensinamento pede reflexão sobre a história e o posicionamento crítico sobre o comportamento humano.

Questão 1
Abaixo, um trecho de uma conversa entre duas pessoas que leram O Avarento e Sua Barra de Ouro:
Reprodução

O que o interlocutor 2 poderia acrescentar para justificar o seu ponto de vista?

Substituir o ouro por algo inútil é essencial para a mensagem do texto.

Competência Integrar e interpretar o que se lê

Proficiência Nível 3

Análise O aluno precisa relacionar textos de dois gêneros diferentes: uma fábula e uma conversa. Antes de tudo, é preciso compreender a mensagem de que o acúmulo de riqueza, por si só, não traz nenhum benefício. A tarefa seguinte, mais complexa, é argumentar de modo a discordar da afirmação feita, o que requer reconhecer uma posição e criar uma contraposição com argumentos que possam sustentá-la.

Questão 3: O desafio dos textos múltiplos
Conjunto de excertos estimula o estudante a comparar opiniões. Observe a questão abaixo.

TELETRABALHO

O caminho do futuro
Imagine que maravilha ir para o "teletrabalho"1 por uma estrada eletrônica, com todo o trabalho feito por computador ou por telefone! Não seria mais necessário tomar ônibus ou trens superlotados, nem perder horas e horas no transporte entre a casa e o local de trabalho. Seria possível trabalhar onde quiséssemos - imagine o que isso seria em termos de oportunidades profissionais!
Milena

Um desastre anunciado
Reduzir as horas de deslocamento e diminuir o respectivo consumo de energia é, sem dúvida, uma excelente ideia. Mas tal objetivo deveria ser atingido melhorando os transportes públicos ou fazendo com que os locais de trabalho fossem mais próximos da moradia das pessoas. A ideia ambiciosa, segundo a qual o teletrabalho deveria fazer parte do modo de vida de todo o mundo, só levaria as pessoas a ficarem cada vez mais isoladas. Será que desejamos que o nosso sentimento de fazer parte de uma comunidade se deteriore ainda mais?
Ricardo

1 - O "teletrabalho" é um termo inventado por Jack Nilles no começo dos anos 1970 para designar uma forma de trabalho em que as pessoas trabalham diante do computador, longe do escritório central (por exemplo, em casa), transmitindo os dados e documentos para o escritório central, via linhas telefônicas.

Comentários

Opinião 1
O comentário traz um ponto de vista favorável a respeito de uma questão polêmica implícita - se o teletrabalho pode ser uma solução futura para problemas atuais.

Opinião 2
Apesar de inicialmente, concordar com a primeira opinião, o comentário caminha para uma perspectiva oposta.

Nota de rodapé
Ajuda na compreensão do neologismo (expressão nova em uma língua) apresentado nos dois comentários e no título da questão (teletrabalho).

Questão 1
Qual é a relação entre os textos O Caminho do Futuro e Um Desastre Anunciado?
a. Eles utilizam argumentos diferentes para chegarà mesma conclusão geral.
b. Eles são escritos no mesmo estilo, mas tratam de temas totalmente diferentes.
c. Eles expressam o mesmo ponto de vista geral, mas chegam a conclusões diferentes.
d. Eles expressam pontos de vista opostos sobre o mesmo tema. 

Competência Refletir e avaliar o sentido de um texto.

Proficiência Nível 3

Análise A questão exige o entendimento global dos dois textos (o que aumenta a complexidade da leitura) e da relação entre a posição tomada em cada um deles. Para isso, é preciso identificar o assunto, o propósito da escrita (exprimir uma opinião), os argumentos utilizados para sustentar os pontos de vista e se eles são de concordância ou de discordância entre si.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias