Os matemáticos mais importantes da História

Andressa Pellanda

Com base na reportagem "Um brasileiro no topo do mundo", da revista VEJA da semana de 20 de agosto de 2014 (ed. 2387), que conta a história do brasileiro Artur Ávila, ganhador da Medalha Fields de 2014, descubra com seus alunos cinco dos principais matemáticos da história

Andre Valentim Artur Avila (1979) Artur é o primeiro brasileiro e latinoamericano a ganhar a Medalha Fields, considerada o Nobel de Matemática. Ele sempre foi considerado prodígio na área de sistemas dinâmicos, até que, em 2005 conseguiu provar pela via matemática a 'Conjectura dos dez martinis', problema de física quântica proposto por Barry Simon, em 1980. O norte-americano havia prometido pagar dez doses de martini a quem desvendasse sua teoria e, de fato, presentou Artur com algumas rodadas da bebida!
Wikimedia Commons Bertrand Russell (1872-1970) Originário do País de Gales, foi um dos mais importantes matemáticos e também filósofos da sua época. Ficou muito conhecido pela sua tentativa de popularizar os conhecimentos filosóficos e foi também por essa luta que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1950. Russell desenvolveu diversas teorias que mostravam que as lógicas matemáticas poderiam ser reduzidas a alguns conceitos basilares e verdades lógicas primitivas. Sua obra principal nessa área é 'Os princípios da matemática', em que conta de um jeito mais informal, sua teoria. Wikimedia Commons Henri Poincarré (1854-1912) Professor de física e matemática na Escola Politécnica da Sorbonne, uma das mais famosas escolas francesas, foi um dos grandes pensadores sobre teorias algébricas, e grande colaborador da física. Ele foi membro e presidente da Academia Francesa de Ciências e participou do Bureau des Longitudes, quando engajou-se na sincronização da hora ao redor do mundo, tendo colaborado para o estabelecimento dos fusos horários que dividem o planeta. Wikipedia Commons Isaac Newton (1642-1727) Foi um cientista inglês, que também ficou conhecido pelo seu legado para a física, a astronomia e a alquimia. Sua obra mais conhecida, 'Princípios Matemáticos da Filosofia Natural', de três volumes, é considerado o livro de ciências mais influente já publicado. Nele, desenvolveu as leis da gravitação universal e as três leis da mecânica clássica. Na matemática, estritamente, avançou nos estudos de cálculo, descritos em sua obra 'Principia'. Wikimedia Commons Euclides (III a.C.) Reconhecido como o 'Pai da Geometria', Euclides foi um dos maiores matemáticos da Grécia antiga. A obra 'Os Elementos', atribuída a ele, fundamentou o ensino na geometria até o século XIX e também reuniu o conhecimento acumulado até então sobre aritmética e algebra. Considerada uma das maiores obras da história da matemática, foi traduzida para centenas de línguas!