Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Como as crianças publicaram um livro sem gastar nada

Usando programas gratuitos e CDs, é possível trabalhar leitura e escrita e trazer mundo dos e-books para as aulas de informática

Débora Garofalo
Crianças mostram CDs com seus livros digitais (Foto: Débora Garofalo)

A Alfabetização é um mundo cercado de descobertas, e colocar a tecnologia como aliada nesse momento pode deixa-lo ainda mais atrativo. Foi o que eu percebi a partir de uma atividade que realizei com turmas do 3º ano, associando a leitura e escrita aos recursos digitais e trazendo o mundo dos e-books para as aulas de informática.

Para começar o trabalho, optei por um livro virtual com imagens vivas e frases curtas. Durante a leitura, os pequenos ficaram encantados com a possibilidade de interagir com a história pela tela do computador. Após essa introdução, propus que os alunos criassem os seus próprios livros inspirados na história que foi lida.

Empolgadas com a ideia, as crianças me ajudaram a planejar essa ação. Como não há computadores suficientes para todas, elas se organizaram em duplas para escreverem juntas a publicação. Nós ainda utilizamos o Paint Brush, programa presente em todas as máquinas da escola, para ilustrar as páginas.

O processo permitiu que os estudantes trabalhassem o vocabulário e a construção de sentido. Isso foi fundamental para refletir sobre as dificuldades textuais, permitindo que elas avançassem nas hipóteses de escrita.

Na sequência, juntamos todo o material produzido, selecionamos o que seria utilizado e editamos no Movie Maker, outra ferramenta gratuita presente nos computadores. Também utilizamos o Audacity, software livre de edição de áudio, para gravar a história com as vozes de cada um, exercitando a oralidade e fluência leitora.

O resultado final encantou a todos. Aproveitei a animação para lançar um novo desafio. Envolvemos os pais no projeto o “Dia do Autógrafo”. Salvamos os trabalhos em CDs individuais, em que cada um ilustrou a sua capa, confeccionamos os convites e chamamos as famílias para prestigiarem a produção de seus filhos.

Aluno do 3º ano autografa e-book para sua família (Foto: Débora Garofalo)

No dia, apresentamos o material produzido, cada criança autografou o seu CD e deu para que seus pais levassem para casa. Era visível a emoção de todos nesse momento.

Ficou com vontade de replicar a ideia? Listei algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:

Planeje

Calcule o tempo que será necessário e divida o trabalho para o tempo de aula disponível.

Apresente o e-book

Mostre para a sala como funciona esse recurso e converse sobre o autor com o qual a turma vai trabalhar, as imagens presentes e explore o vocabulário utilizado.

Escute

Ouvir a opinião dos participantes foi fundamental para envolve-los na tarefa.

Agrupamento dos alunos

Faltam computadores? Então agrupe as crianças e incentive a parceria e colaboração, para que, juntas, superem os desafios propostos.

Envolva os pais

Essa é uma época em que os estudantes necessitam de segurança para avançar na Alfabetização e a presença dos familiares pode contribuir para o desenvolvimento.

CDs com a edição digital dos livros para dar aos pais (Foto: Débora Garofalo)

Também quero compartilhar com vocês uma outra forma de realizar a atividade por meio de ferramenta de livros digitais gratuita, desenvolvida pelo Instituto Paramitas, com a qual é possível contar suas próprias histórias. Este programa permite escolher quatro layouts, adicionando fotos, ilustrações e textos, além da impressão e/ou publicação e compartilhamento do livro nas redes sociais.

E você, já desenvolveu uma atividade similar a esta? Conte aqui nos comentários como foi e o que achou desta proposta!

Um abraço carinhoso,

Debora Garofalo