Apresentado por
Atina

Quilombos e cultura, uma relação estreita

Explore o quanto a herança afro influi nas relações sociais brasileiras

O QUE É?

Sequência didática que propõe um estudo sobre os quilombos e sua importância para o Brasil. É parte de material desenvolvido por professores da Secretaria de Educação da Bahia em parceria com a Atina Educação, empresa especializada em produção de material educacional e formação docente. A sequência didática é baseada em uma metodologia estruturada em exploração, investigação, resolução de problemas e avaliação, com foco no desenvolvimento de conceitos científicos pelos alunos de forma significativa e contextualizada. Conteúdo originalmente publicado no livro Práticas para Compartilhar | Programa Ciência na Escola.

QUEM FEZ?

Maurício Fonseca de Souza e Siul Lima Rodrigues

PODE TE INSPIRAR PORQUE...

Os alunos vão se debruçar sobre questões que tratam de mudanças e permanências nas relações sociais locais, além de compreender e valorizar elementos das culturas afrodescendentes, tendo de pensar a respeito da resistência negra no Brasil também. A proposta para ser trabalhada em sala, deve ser apoiada no livro Bahia, Brasil: Espaço, Ambiente e Cultura