Apresentado por
Atina

Preconceito e racismo: raízes escravagistas

Estimule a construção do pensamento a respeito desses temas valorizando a cultura afro

O QUE É?

Sequência didática que propõe debater o racismo e o preconceito étnico-racial contra os negros no Brasil e impulsionar os alunos a valorizar a diversidade étnico-racial que caracteriza a formação do povo brasileiro. É parte de material desenvolvido por professores da Secretaria de Educação da Bahia em parceria com a Atina Educação, empresa especializada em produção de material educacional e formação docente. A sequência didática é baseada em uma metodologia estruturada em exploração, investigação, resolução de problemas e avaliação, com foco no desenvolvimento de conceitos científicos pelos alunos de forma significativa e contextualizada. Conteúdo originalmente publicado no livro Práticas para Compartilhar | Programa Ciência na Escola.

QUEM FEZ?

Angélica da Silva Meira, Elizangela Pereira Gil de Souza, Fernanda Ilária Brito Costa e Flávia Sampaio Reis da Silva.

PODE TE INSPIRAR PORQUE...

A proposta para ser trabalhada em sala vai levar a turma a reconhecer as marcas da presença da cultura africana na sociedade brasileira, se reconhecer como fruto de um processo de miscigenação e compreender o preconceito e racismo contra negros como uma permanência ou herança do período escravagista em nossos dias.

ETAPA

ANO

8º e 9º

História, escravidão, racismo, preconceito racial, multiculturalismo