Um dicionário virtual feito pelas crianças
No computador, a turma trabalhou com nome próprio, vogais e encontros vocálicos
POR:O QUE É?
Relato de experiência sobre a elaboração de um dicionário virtual. O projeto foi realizado com apoio da ferramenta Google Sala de Aula, um serviço gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer pessoa com uma conta do Google pessoal, que ajuda alunos e professores se conectarem facilmente, dentro e fora de escolas, e do modelo SAMR (Substitution Augmentation Modification Redefinition, em português, Substituição Aumento Modificação Redefinição), que consiste, basicamente, em elaborar uma tabela de controle sobre as atividades feitas nas salas de aula e avaliar os resultados. Projeto participante do Prêmio Weducation – Educadores Transformadores, edição 2015, realilzado pela Foreducation, grupo de educadores que vem estudando os benefícios da tecnologia em sala de aula e como ela pode contribuir para uma educação mais significativa e atraente.
QUEM FEZ?
Eliane Teles de Menezes, professora do Colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em São Paulo, e Thaís Bonfim Santos Vasques, coordenadora da escola.
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Cada aluno ganhou sua conta no Google, com direito e e-mail pessoal, e trabalhando no Word, explorou o próprio nome e a escrita de palavras considerando a ordem alfabética, para compor um dicionário virtual.
ETAPA
Educação infantil
ANO
Pré-escola
CONTEÚDOS
leitura, expressão oral e escrita, escrita, produção de texto, Língua Portuguesa, nome próprio, dicionário.
Google Classroom na Educação Infantil? Palavras, Muitas Palavras
A) TEMA
Este projeto foi baseado no livro de Ruth Rocha, adaptado com a elaboração de um dicionário virtual. As crianças nesta faixa etária, demonstram muito interesse na descoberta da escrita e da leitura de pequenas palavras. Geralmente, quando chegam à escola, as crianças desenvolvem sua competência falante para poderem utilizar muitas dessas ações com certa autonomia.
No entanto, o mesmo não ocorre com sua competência para produção de textos escritos; ou seja embora durante os primeiros anos de escola, as crianças já possam conversar, dialogar com os colegas e professores, ainda não sabem como registrar em língua escrita aquele mesmo diálogo. O conhecimento desta forma diferente de produzir a linguagem, que é a escrita, nascerá e se desenvolverá progressivamente. Sabemos, que hoje, as oportunidades de leitura são diversas, com isso, a nossa proposta de trabalho não se esgota por si só, mas nos trará subsídios para o planejamento com intenção de favorecer aprendizagens mais significativas, utilizando como ferramenta a tecnologia.
B) OBJETIVOS
- Despertar prazer e entusiasmo nos alunos para o tema a ser trabalhado.
- Levá-los a indagações e curiosidades. Despertar a observação e o raciocínio da criança.
- Desenvolver a pesquisa, leitura, expressão oral e escrita. Ampliar o vocabulário. Ter interesse em pesquisar novos assuntos, consultando diferentes fontes de informação.
- Reconhecer os diversos tipos de letras e fontes existentes.
- Saber escrever o seu próprio nome; reconhecer as vogais, consoantes e encontros vocálicos e a escrita de palavras de acordo com a sequência alfabética.
- Identificar as ferramentas do Google (Google Chrome e Google Sala de Aula)
- Permitir que um trabalho envolvendo novas tecnologias ocorra de maneira natural.
C) CONCEITOS TRABALHADOS
- Estimulação constante da oralidade e a escrita
- Entender a importância da confecção de um dicionário com palavras do dia-a-dia dos alunos.
- Desenvolvimento da criatividade e da motricidade manual.
- Conceitos de matemáticos de observação (comparação entre as palavras escritas).
- Domínio da sua conta Google Classroom.
D) COMPETÊNCIAS/HABILIDADES DESENVOLVIDAS
- O domínio de um vocabulário novo e de outro aspectos.
- Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos.
- Usar, com clareza e a boa pronuncia a linguagem como forma de expressão de ideias, fatos aprimorando e ampliando o vocabulário.
- Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos.
- Evoluir da hipótese da escrita do nivel silábico para o silábico alfabético.
- Desenvolver a percepção visual e a praxia fina.
- Estimular a criatividade e a concentração.
- Relatar fatos com sequência lógica.
- Desenvolver o hábito e a curiosidade por pesquisas com o auxílio da tecnologia.
E) TECNOLOGIAS UTILIZADAS
Equipamentos
30-monitores/mouses/teclado
30 Ipads, projetor multimídia e conector com cabo vga-Ipad.
Sala de Informática
Sala multimídia
Programas e aplicativos
Google Classroom
LogosAbc
Arie e os patinhos
Abcs writter
Utilização da Ferramenta Google Classroom
F) ESTRATÉGIA COM USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
A ideia central do projeto era o conhecimento das palavras e construção de um dicionário virtual. Inicialmente foram apresentados a sala de informática, fazendo reconhecimento do monitor, mouse e teclado. (reconhecendo a função das teclas auxiliares - FIXA/DELETE/ENTER) - Utilizamos palavras chaves para reconhecerem.
No primeiro momento aprenderam a digitar nome próprio, vogais e encontros vocálicos. Dando sequência as palavras obedecendo a ordem alfabética.
Criamos contas Google para todos os alunos envolvidos no projeto. Tendo a preocupação de, desde cedo, ensiná-los a navegar com segurança nesse ambiente virtual, relacionamos seus endereços eletrônicos aos seus endereços domiciliares e suas senhas aos números residenciais. Atualmente, alguns deles já são capazes de acessar e sair de seus e-mails sem auxílio do professor.
Elaboramos um a atividade de dicionário dentro do Google Classroom. O link dessa atividade foi anexada ao Google Classroom criado para essa turma e distribuímos iPads aos alunos para execução da tarefa.
Com as atividades aplicadas, as crianças desenvolveram a percepção visual, a praxia fina, a memória e a rapidez ao descobrir e formar novas palavras.
Houve a utilização do modelo SAMR (Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição), alterando-se as práticas conforme foi sugerido por Ruben Puentedura para transformar o ensino e aprendizagem, utilizando-se de recursos tecnológicos para ampliar as estratégias em sala de aula.
O primeiro momento foi o saber trabalhar na informática com o software “Microsoft Word” para chegarmos ao Google Sala de Aula.
G) REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DISCENTES:
Todo o desenvolvimento do projeto esta documentado na pasta compartilhada do Google Drive.
I)CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:
SEMANA | DIAS | ATIVIDADES |
1 |
6/4/2015 à 10/4/2015 |
Apresentação do livro Palavras Muitas Palavras, Rute Rocha. Apresentação da sala de informática/ Apresentação do teclado e abertura do documento no Word, escolha do tamanho da letra, espaçamento, delet, uso da letra maiúscula. Escrita do nome, encontros vocálicos (ai, oi ,ui e eu) |
2 | 13/4/2015 à 17/4/2015 |
Recapitulação: Abertura do documento no Word, escolha de letra e tamanho.Espaçamento, delet e uso de letra maiúscula. Escrita de palavras com a letra A e B. |
3 | 27/4/2015 à 30/4/2015 | Recapitulação: abertura do documento no Word, escolha de letra e tamanho, espaçamento, delet e uso de letra maiúscula / escrita de palavras com as letras D, E, F e G. Utilização do aplicativo ARIE e seus patinhos. |
Agosto Setembro | Capacitação da Coordenadora Thaís (conhecendo melhor o Google Classroom para ser adaptada na Educação Infantil e posteriomente capacitar a professora envolvida). | |
4 | 19/10/2015 à 23/10/2015 |
Introdução do Classroom com reconhecimento do e-mail, senhas, e ao novo teclado, comparação das teclas e sua função. Digitação de palavras com as letras I, J L E M, N a partir deste momento, cada criança terá seu próprio arquivo. |
5 |
Novembro Dezembro |
As atividades ainda estão em andamento. |
H) RESULTADOS
Com a utilização dos recursos tecnológicos, pudemos observar que houve um aumento significativo na capacidade de compreender a escrita/leitura no meio virtual, usando inicialmente o Word, com o domínio do laboratório de informática.
Após estudos e comprovações para os gestores, introduzimos o Google Classroom. Os alunos ampliaram sua capacidade de autonomia frente a um novo desafio, como superar as sequências de informações para acessar sua conta Google (lembrando de seu endereço de email e senha), responder questões no Google formulário, concluir suas tarefas e gerenciar sua conta.
O uso da realidade aumentada tornou mais prazeroso e divertido o processo de conhecimento e aprendizagem sobre a escrita e leitura.
A introdução dos jogos sobre o tema do projeto nas atividades pedagógicas, facilitou a concentração, interação, memorização, e também a praxia fina. Utilizando habitualmente estes recursos, a aprendizagem se tornou mais rápida e criativa. Além disso, percebemos uma conquista mais rápida da autonomia dos alunos na utilização tecnologia.
Deste modo, os resultados do presente projeto foram inferidos por método qualitativo e não quantitativo (Análise de discurso). Nas diversas falas, expressões como: facilitar, tornar mais prazerosa, entusiasmar, dar uma nova visão e ajudar na aprendizagem são frequentes. Link para o depoimento. Por meio desta grande receptividade pode-se indicar o uso da linguagem lúdica por meio de aplicativos em tablets criteriosamente selecionados, como uma forma de se conseguir melhores resultados entre os alunos.
I) REFERÊNCIAS
Bibliografia
Livro 2º período - Educação Infantil - Rede Pitagóras.
Cursos - Summit Brazil
Hapara Teacher Dashboard and Google Apps
Capacitação de Google Classroom
Webgrafia
El modelo SAMR: Aprendizaje profundo en contextos aunténticos. Acessado em 27/11/2015.
Ruben Puentedura on Applying the SAMR Model. Acessado em 20/11/2015.
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