Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Leitura de contos do mundo todo

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Ampliar o repertório literário
- Favorecer a troca de experiências de leitura
- Fazer com que os estudantes observem características dos contos lidos por eles, ouvidos na leitura do professor e comentados pelos colegas.

Conteúdo(s) 

- Leitura
- Identificação de elementos que compõem os contos
- Análise das características de textos produzidos em diversos países.

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Três aulas

Material necessário 

Livros de contos produzidos em diferentes países e épocas. Sugestões:

- Histórias de Sabedoria e Encantamento (Ed. Martins Fontes)
Volta ao Mundo em 52 Histórias (Ed. Companhia das Letrinhas)
Três Príncipes, Três Presentes (Ed. Companhia das Letrinhas)

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Acomode os alunos em roda e disponha diversos livros de contos no centro. Apresente a atividade: em três aulas serão lidos contos com histórias sobre outros lugares e épocas. Explique que a intenção é transportá-los para essas realidades. Inicie lendo em voz alta - selecione um texto com assuntos instigantes, que mostre, por exemplo, terras distantes e exóticas. Peça comentários e compartilhe suas impressões. Comente que os livr os do centro da roda têm contos de vários lugares do mundo e que todos podem escolher um exemplar para ler durante a semana e comentar na próxima roda.

2ª etapa 

Leia um conto diferente do apresentado na etapa anterior e que desperte a curiosidade e a expectativa das crianças. Investigue o que elas acharam. Qual é o pap el de cada personagem? Onde se passa a história? O que parece mais diferente ou curioso naquele local? Em seguida, instigue a troca de comentários sobre os contos lidos em c asa. Ajude os alunos a formar uma linha de raciocínio para contar a história aos demais, deixando o fim em aberto. Assim, quem ficar interessado pode ler o mesmo livro. Entre as falas dos alunos, pergunte se o conto era parecido com outro. Ao final, uma nova obra deve ser escolhida.

3ª etapa 

Obedeça à mesma seqüência das etapas anteriores, com leitura para a classe em voz alta, comentários sobre caracterização de cenários e personagens e empréstimo de publicações.

Avaliação 

Estimule a análise dos elementos linguísticos dos contos, estabelecendo relações entre eles.

Flexibilização 

Cadeirante  Na roda, posicione o aluno sentado no chão, junto à parede ou utilize o apoio próprio. Se ele tiver dificuldade para se expressar oralmente, peça auxílio ao AEE para que leia os textos com ele e seja escriba das suas impressões. Avise-o para levar, na semana seguinte, os registros para ser lidos pelo colega no momento dos comentários sobre os livros lidos.

Deficiências 

Física

Créditos: Ana Flavia Alonço Castanho Formação: Formadora de professores do Projeto Entorno, da Fundação Victor Civita, e do Projeto Dica.

Compartilhe este conteúdo: