Apresentado por
MIT Media Lab

Seed Lab - Venha criar conosco!

Conheça um espaço de experiências mão na massa da rede de Educação do Paraná

O QUE É?
  SEED Lab - Um dos vencedores do prêmio Desafio Aprendizagem Criativa Brasil 2017, promovido pela Fundação Lemann e pelo MIT Media Lab, este projeto tem como objetivo incentivar e oportunizar o protagonismo de estudantes e professores de escolas públicas na produção de recursos tecnológicos, reforçando o conceito de aprendizagem criativa e visando a promoção de iniciativas “mão na massa”. O Seed Lab é desenvolvido pela Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria da Educação do Paraná desde 2017.

QUEM FEZ? Eziquiel Menta, Diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR).

PODE TE INSPIRAR PORQUE... As ações desenvolvidas no Seed Lab são voltadas à resolução colaborativa de problemas oriundos da comunidade escolar por meio da experimentação, do desenvolvimento tecnológico e compartilhamento de conhecimento. Além do laboratório onde ocorrem as oficinas, o projeto cria e compartilha materiais pedagógicos para escolas públicas com dicas e sugestões de como realizar atividades “mão na massa” com materiais alternativos de baixo custo. Tudo isso é um estímulo à cultura de inovação e criatividade entre estudantes, professores e comunidade.

ETAPA
Ensino Fundamental e Ensino Médio.

ANOS
6° ao 9° e 1° ao 3°.

CONTEÚDOS Arte, Ciências, Biologia, Matemática, Física, Química, Robótica, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Filosofia, Geografia, História, Educação Física.

SEED Lab

Alunos desenvolvem projetos de robótica, programação, prototipagem, eletrônica e produção audiovisual no SEED Lab

Introdução
O SEED Lab é um projeto da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais (DPTE) da Secretaria da Educação do Paraná que tem como base os conceitos do movimento maker e da aprendizagem criativa. A partir da iniciativa do então professor de Matemática da rede estadual do Paraná, Eziquiel Menta, que há 16 anos já trabalhava em suas aulas com tecnologia e softwares livres, o Seed Lab foi idealizado depois que ele participou de uma experiência sobre formação de diretores nos Estados Unidos, onde muito foi falado sobre o movimento maker. Quando Eziquiel retornou ao Brasil, trouxe a ideia para ser implementada na rede pública de educação do Paraná.

Atualmente, o SEEd Lab é um ambiente dinâmico de aprendizagem colaborativa localizado nas dependências da DPTE da SEED-PR, aos moldes de um Fab Lab, que estimula a criatividade possibilitando materializar suas ideias com as ferramentas de fabricação digital. A equipe do Seed Lab é composta por professores de diferentes áreas que trabalham na elaboração de atividades, realização de oficinas, eventos e formação de docentes e produção de materiais pedagógicos. Professores da rede estadual e estudantes podem frequentar o espaço com data agendada. E, um dia por semana, o Seed Lab é aberto à comunidade, num esquema Open Day, uma forma de oferecer suporte a pesquisadores, inventores, pequenas empresas, fomentando a inovação e o empreendedorismo. Confira nesse vídeo, apresentado por Eziquiel, mais sobre o Seed Lab, e conheça o conceito de aprendizagem criativa.

O SEED Lab oferece inúmeras atividades, entre elas robótica, programação, prototipagem, eletrônica, produção audiovisual, além de desenvolver de kits educacionais para escolas públicas. No PDF abaixo, é possível conferir o passo a passo da construção de um braço robótico hidráulico, uma ideia da equipe de professores que integra do Seed Lab, e conhecer quais as pontes possíveis para o currículo. Nesse vídeo, é possível conferir como o braço funciona.

O movimento maker é uma das bases de atuação no SEED Lab

Objetivos
- Constituir uma comunidade de professores e pesquisadores atuantes no movimento maker e no desenvolvimento de atividades de aprendizagem criativa, por meio da realização de ações online, oficinas e formações de professores.
- Ser um espaço reconhecido por professores, estudantes e comunidade geral interessada no movimento maker e na aprendizagem criativa com ferramentas típicas de um Fab Lab e máquinas de grande porte (como cortadora a laser e impressoras 3D).
- Desenvolver e montar kits para serem usados em escolas públicas.
- Realizar eventos do tipo Scratch Day para estimular a aprendizagem criativa nas escolas.
- Incentivar a aprendizagem por meio do trabalho com materiais eletrônicos e metareciclagem.
- Fazer com que professores e alunos sejam protagonistas do desenvolvimento do processo tecnológico, desenvolvendo coisas e resolvendo problemas da comunidade.

Fazer Download

E você, leitor? Desenvolve algum projeto como esse? Conhece algum espaço de formação de professores mão na massa como o Seed Lab? Compartilhe seus saberes conosco, deixando comentários no espaço abaixo!