Plano de Aula
Plano de aula: Brincando com as profissões do entorno
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo a escola
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Antecipadamente, convide os profissionais a participarem da atividade e peça autorização para tirar fotos deles em suas funções. Explique aos adultos como a será a atividade e combine, com antecedência, o dia em que ela será realizada, para que todos fiquem preparados e possam organizar a rotina de trabalho, de modo a não atrapalhar o andamento dos afazeres. Solicite, caso seja a sua realidade, o auxílio de um outro adulto, que pode ser um professor, auxiliar ou da equipe pedagógica administrativa, para o momento de acompanhar as crianças no convite aos profissionais da escola. Também imprima e prepare as fotografias para o manuseio das crianças.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Brincando com as profissões do meu entorno
Brincadeiras em um espaço da escola
Encontrando objetos escondidos pelos espaços da escola
Materiais:
Fotos impressas dos profissionais da escola desempenhando suas próprias funções em tamanho, quantidade e material adequados para visualização e exploração pelas crianças. Cola para fixação das fotos, cartaz, caneta permanente e fita adesiva. Materiais e brinquedos que possam ser encontrados na própria unidade e que façam parte dos cantos, como colheres, pratos, panelas, teclados, telefones, cadernos, folhas e riscantes diversos. Papel para confecção de convite para as famílias no tamanho A3 ou em cartaz, caneta permanente, canetinha colorida. Materiais para observação do professor: celular, câmera fotográfica, caderno e caneta.
Espaços:
A atividade iniciará em roda com o grande grupo na própria sala de atividades, sendo necessária a organização de um espaço para essa finalidade. Haverá locomoção das crianças pelos espaços da escola, pois elas irão convidar os profissionais para brincarem com elas. Depois, todos se reunirão novamente na sala para brincar nos cantos montados pelas crianças.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças compartilham espaços e objetos da sala com os colegas e com os adultos? Demonstram interesse especial por algum canto de atividade ou objeto? Qual?
2. Ao se comunicar com os colegas e com os adultos, como as crianças buscam compreender o que eles falam e como se fazem serem compreendidas por eles?
3. De que forma dialogam com crianças e adultos, expressam interesses, sentimentos e opiniões?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Perceba, além da comunicação oral, reações, intenções e expressões corporais nos momentos de conversa, interação e escolha de preferências. Aproxime-se das crianças que aparentem estar mais tímidas e as acompanhe na interação com as demais e com os adultos. Incentive-as respeitando suas preferências. Se necessário, auxilie na hora de se locomoverem, oferecendo ajuda.
O que fazer durante?
1
Convide todo o grupo a se sentar em roda na sala e contextualize a atividade, conversando com as crianças sobre a ideia da proposta e como elas poderão convidar os adultos para brincar. Disponibilize, no centro do círculo, várias fotografias dos profissionais que trabalham na escola executando suas próprias funções. Deixe que elas peguem as imagens, visualizem, troquem com os colegas e interajam espontaneamente aos pares, em pequenos grupos ou com os adultos. Observe as crianças atentamente para perceber como interagem entre si e com o material.
Possíveis falas do professor neste momento: vamos observar essas fotografias que estão no centro da roda? Podem pegá-las para visualizar melhor.
Possíveis ações das crianças neste momento: uma criança pega a fotografia da lavanderia e reconhece o profissional da foto como a que faz a limpeza da sala dela. Em seguida, chama a atenção do colega ao lado e mostra a imagem para ele. Os dois ficam observando a mesma fotografia.
2
Coloque um cartaz em branco no centro da roda e convide as crianças para colar as fotos que estão com elas. Deixe que elas manusearem os materiais e auxilie, se necessário. Enquanto elas trazem as fotos e as colam no cartaz, pergunte quais profissões aparecem nas imagens, se conhecem as pessoas que trabalham nesses locais etc.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos colar essas fotografias no cartaz? Qual profissão está com você? Que lugares são esses? Que pessoas estão nessas fotografias? O que elas fazem nesse espaço? Vocês as conhecem?
Possíveis falas das crianças neste momento: minha foto é da secretaria, onde tem os computadores. Posso colar aqui? Olha, a minha foto é da cozinha, onde preparam nossa comida. E essa foto que está comigo, eu conheço essa pessoa. Ela é quem limpa nossa sala.
3
Com o cartaz ainda no centro da roda, converse com as crianças. Incentive que falem quais objetos e materiais são necessários para realizar uma função, de acordo com a profissão representada em uma das fotos, e sugira que observem na própria sala de atividades quais brinquedos são necessários para montar um canto parecido para elas brincarem.
Possíveis falas do professor neste momento: Para brincarmos de cozinha, igual essa fotografia, quais materiais podemos utilizar? Quais brinquedos temos na sala para montar esse canto?
Possíveis falas das crianças neste momento: Podemos colocar na cozinha as panelas e colheres que estão guardadas naquela caixa ali (apontando para o objeto).
Possíveis ações das crianças neste momento: a criança aponta para a foto da lavanderia e vai mostrar onde está guardado os brinquedos desse canto, apontando para eles.
4
Proponha que as crianças escolham alguns cantos de profissões para serem montados na sala de atividades e diga que elas vão brincar junto com os profissionais da escola. Organize a turma em pequenos grupos, de acordo com o interesse das crianças, e convide-as para montarem os cantos. Neste momento, auxilie para que elas encontrem os materiais e os brinquedos necessários. Observe como as crianças constroem a organização dos cantos e como se ajudam, mas deixe que elas decidam quais irão utilizar e qual será a disposição deles no canto. Aproveite para fazer alguns registros fotográficos ou escritos dessa construção.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos brincar? Que cantos das profissões vamos montar? Quem quer brincar no canto da lavanderia? E no da secretaria?
Possíveis falas das crianças neste momento: Eu quero montar o canto da cozinha! Eu quero montar o da secretaria! Posso ir arrumar? Eu quero brincar!
5
Incentive-as a convidarem os profissionais dos cantos escolhidos para brincar com elas na sala de atividades. Para facilitar, cada grupo que montou o canto pode convidar os adultos que trabalham nele. O professor deve acompanhá-los na locomoção pelos espaços, mas sempre deixando que eles façam o convite e chamem os adultos para brincar. Peça a ajuda de um outro adulto (pode ser um professor, auxiliar ou outro profissional que esteja disponível) para auxiliá-lo a acompanhar os grupos nesses espaços da escola.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos convidar os profissionais para brincar com a gente nos cantos?
Possíveis falas das crianças neste momento: Oi! Você quer ir brincar comigo lá na minha sala? Eu montei um canto bem legal lá. Venha!
Possíveis ações das crianças neste momento: uma criança pega na mão de um adulto, convidando com gestos para ir brincar com ela ou puxando para ir à sala dela.
6
Chegou a hora de brincar nos cantos das profissões. Permita que as crianças tenham autonomia de transitar entre os cantos, brincando nos que tiverem interesse e não apenas naqueles que ajudaram a montar. Deixe que interajam espontaneamente com colegas e adultos que estiverem brincando no espaço.
Para finalizar:
Informe que chegou o momento de organizar a sala para a próxima atividade. Deixe que os adultos que ainda estão brincando se despeçam das crianças. Em seguida, convide-as para guardarem os materiais. Você pode tornar o momento de arrumação mais divertido, cantando uma música específica para isso ou fazendo uma brincadeira para esse fim, incentivando as ações da turma. Comente qual será a próxima atividade, para que todos queiram arrumar a sala mais rápido.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS