Plano de Aula
Plano de aula: Corrida do Sapo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com o corpo e o espaço
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Solicite antecipadamente o auxílio de um outro profissional que esteja disponível para interagir com as crianças em diferentes cantos de atividades enquanto você estará com o pequeno grupo no espaço externo realizando a atividade. Comunique aos outros profissionais da escola o local que você usará para a atividade, para garantir que a proposta seja realizada com a sua turma de forma mais autônoma. Leia a história e se aproprie dela para realizar a leitura em voz alta pelo professor.
Materiais:
Livro: O Coelho e o Sapo - Thelma Andrade. Caso não encontre a obra impressa, procure na internet uma versão da mesma e conte a história com fantoches, dedoches, formas animadas, dentre outras possibilidades. Como dica você pode encontrar uma adaptação da historia neste link (http://marciamunozconta.blogspot.com/2010/08/o-sapo-e-o-coelho.html) ou neste vídeo com a contação da história do Programa Quintal da Cultura (https://youtu.be/nnuaZ7EeFW8).
Fita adesiva para marcação dos pontos de saída e de chegada. Para cantos de atividades diversificadas: livros, jogos, bonecas, carrinhos, papel, riscantes, dentre outros.
Espaços:
A atividade iniciará em roda de conversa na própria sala de atividades. Depois, as crianças irão para um espaço externo da escola que seja adequado para a realização de uma corrida.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como as crianças se deslocam no momento da corrida?
2. Quais atitudes delas demonstram confiança e superação em seus movimentos?
3. De que forma elas incentivam e influenciam os colegas para também ampliarem as possibilidades de utilização do corpo, dos gestos e dos movimentos?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e Às diferenças de cada criança ou do grupo. Auxilie as crianças que possuem alguma dificuldade de locomoção, incentivando-as e apoiando-as. Perceba, para além da comunicação oral, também gestos e movimentos que propiciam a interação das crianças. Busque contar a história de forma atrativa, fazendo uso de gestos, adereços e alterações na voz.
O que fazer durante?
1
Convide as crianças para sentar em roda e converse com o grande grupo, explicando que você irá contar uma história e que, depois, vocês farão uma corrida usando os movimentos de um dos personagens. Comente que a atividade será realizada em pequenos grupos e, quem ficar na sala, poderá escolheralguns cantos de atividades (artes, jogos leitura e faz de conta) para organizar e então brincar de forma autônoma e interativa.
2
Conte a história do livro O Coelho e o Sapo, de Thelma Andrade. Caso não encontre a obra impressa, na internet você pode acessar várias versões da história adequadas à faixa etária das crianças e assim realizar uma contação dela utilizando formas animadas, fantoches, dedoches etc. Caso você for realizar a leitura com o livro, faça a mesma imitando a postura de leitor e fazendo entonações na voz para identificar os personagens. Se for fazer uma contação, será necessário que você tenha lido e se apropriado da história para que possa contá-la de forma livre, utilizando os elementos que escolher para esse momento. Permita que os pequenos interajam no momento da contação, conversando sobre o que vai acontecer e sobre as impressões deles a respeito dos personagens.
Possíveis falas do professor neste momento: Essa é a história que eu vou contar hoje. Pelo título, alguém sabe do que se trata? O que será que vai acontecer com o Sapo? Quem vai ganhar a corrida?
3
Converse com as crianças sobre os personagens da história, os movimentos dos animais, a diferença entre eles. Convide-as a irem até a área externa para imitar os personagens, brincando com seus movimentos. Em especial, pergunte a elas sobre o movimento que o Sapo faz para andar, e imite-o junto com o grupo. É provável que algumas crianças comecem a imitar os movimentos e que logo as outras estejam repetindo os movimentos e participando da ação também.
4
Sugira às crianças que se organizem em pequenos grupos, escolhendo seus próprios pares. É importante que nesse primeiro momento a atividade seja realizada em grupos menores, para garantir que você consiga dar atenção às crianças e atenda às necessidades delas, auxiliando-as sempre que necessário, já que é o primeiro contato delas com a proposta. Convide um pequeno grupo para permanecer na área externa ampla, em que possa ser realizada uma corrida. Para as que forem para a sala, enquanto não for sua vez de realizar a corrida, peça ajuda de um outro profissional que esteja disponível e monte junto com as crianças alguns cantos de atividades como artes, jogos, faz de conta e leitura; para que possam brincar de maneira autônoma e interagir uns com os outros. Caso as crianças não queiram ir para a sala, converse com elas explicando que todos farão a atividade, mas que é importante que seja em grupos menores para que possam interagir uns com os outros.
5
Já no local escolhido, sugira às crianças que corram livremente e de forma autônoma, imitando os movimentos do sapo, explorando e testando possibilidades corporais. Então convide-as para demarcar com fitas os lugares de saída e de chegada para a corrida propriamente dita, escolhendo a distância a ser percorrida. Acompanhe-as nessa tarefa e auxilie-as, caso seja necessário. Feito isso, ajude-as a se posicionar no local da saída e lembre-as de que elas devem correr como um sapo. Combine qual será o sinal da partida e, assim, deixe-os preparados para correr.
6
Ao sinal, deixe as crianças correrem imitando os movimentos do Sapo. Algumas chegarão mais rápido do que as outras, então, incentive-as a torcerem pelos colegas, para que também cheguem até o final. Auxilie as crianças oferecendo apoio e incentivo. Parabenize todas as crianças por terem conseguido alcançar a linha de chegada e por terem participado, elogiando a superação delas. Reforce que o mais importante não é chegar em primeiro, mas sim conseguir alcançar o objetivo da brincadeira. Repita-a quantas vezes as crianças se mostrarem dispostas.
Para finalizar:
Leve as crianças de volta para a sala e repita a atividade com os próximos grupos até que todos tenham conseguido participar. Na volta, convide as crianças para andar imitando o movimento do sapo ou de outros animais que gostem.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS