Plano de Aula
Plano de aula: Cuidados com o corpo: hidratação
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados pessoais
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar esta proposta, é importante que você tenha uma prática rotineira de atividades de movimento e/ou recreação em que as crianças sintam, após sua realização, a necessidade de beber água para saciar a sede. O ideal é aproveitar um retorno de parque, circuitos e atividades físicas, que deixam as crianças com sede.
Materiais:
Copos/garrafinhas para o consumo de água. Algodão e borrifadores (esses materiais serão manipulados em pequenos grupos, para que possam ser compartilhados).
Espaços:
Local em que habitualmente as crianças façam o consumo da água, seja em frente aos bebedouros ou na sala, próximo aos copos ou às garrafas delas.
Tempo sugerido:
Entre 20 e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Quais as estratégias usadas pelas crianças para descrever as sensações delas? Elas identificam a água como resolução? Fazem referência ao cuidado do corpo?
2. As crianças reconhecem que cada uma teve sensações diferentes, como? E quais estratégias usam para isso?
3. As crianças demonstram independência ao beber água e ao usar o borrifador, como?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Tratando-se de crianças que ainda não adquiriram o domínio da linguagem oral ou que precisem de ajuda sem necessariamente comunicar essa necessidade, ofereça diretamente o borrifador e a água para beberem e participaram ativamente da proposta. Observando atentamente suas expressões no decorrer da atividade. Um olhar ou uma menção pode ser a sua resposta ao conflito.
O que fazer durante?
1
Com a finalização da atividade rotineira de movimento e/ou recreação que antecede esta proposta (conforme descrito em “contextos prévios”), contextualize para as crianças sobre a mudança de ambiente e leve o grande grupo para o local em que habitualmente a turma faz o consumo da água, seja em frente aos bebedouros ou na sala, onde se concentram as garrafinhasou os copos do grupo.
2
Com todos no local, inicie o momento de relaxamento, solicite que as crianças deitem-se ou sentem-se. Sugira que façam a escuta e a percepção ativa de seu corpo, como estão se sentindo, estimulando-os a nomear ou expressar tais sensações. Para aquelas que rapidamente responderem a essas questões, peça que observem e apoiem um colega.
3
Conforme as crianças vão descrevendo e/ou expressando as sensações, após a atividade de recreação, procure voltar a atenção delas para as diversas reações que surgem, explorando diferentes percepções e características. Neste momento é preciso ter um olhar atento.
Possíveis ações das crianças neste momento: Durante o relaxamento, com a mão sobre o peito ou barriga, uma criança observa o movimento acelerado de sua respiração e sinaliza isso ao professor. Outra criança bem pequena, ao passar a mão sobre a pele, sente o suor e balbucia para chamar atenção. Possíveis falas do professor neste momento: E então, agora que estamos descansando, quem se sente mais aliviado? Quem ainda não se sente totalmente aliviado? O que mais, além do descanso, poderíamos fazer para aliviar essas sensações?
4
Procure levar o diálogo adiante, até que a maior parte do grupo solicite o consumo da água, caso não ocorra claramente, comece a oferecê-la para aquelas crianças que fizeram menção a ela, chamando atenção das demais e dialogando com aquelas que possivelmente não queiram água, até que todo grande grupo esteja bebendo o líquido.
Para finalizar:
Organize um momento livre para as crianças explorarem a água. Peça para que formem pequenos grupos e deixe à disposição borrifadores e algodões umedecidos. Os grupos poderão escolher os materiais com os quais irão brincar. Estimule a partilha dos itens, permita que os manipulem e brinquem, promovendo a interação das crianças e ativando diversos sentidos e sensações delas.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS