Plano de Aula

Plano de aula: Organização da soneca dos bebês

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sono e descanso

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A soneca é um momento importante na rotina dos bebês. Por isso, organize o espaço/ambiente para que seja tranquilo e relaxante e, ao mesmo tempo, personalizado e familiar. A soneca deve ocorrer de forma espontânea, afinal o sono é uma atividade cotidiana na rotina dos bebês e é importante estar atento no decorrer do dia pois alguns bebês podem ter necessidade de dormir em momentos diferenciados. É preciso ter flexibilidade na rotina para atender as necessidades individuais dos bebês. Realize uma prévia seleção de músicas tranquilas. Para este plano, sugere-se os seguintes links: Elvis para bebês, Beatles para bebês, Disney Classics. Faça uma pesquisa com os pais ou responsáveisatravés de um bilhete, questionando sobre os objetos de apego dos bebês durante o sono em casa (se usam panos, cobertores, bonecos etc.). Peça para que enviem algum desses objetos para a escola no dia combinado previamente. Prepare cestos para serem explorados, contendo materiais diversos como cartões com imagens coloridas, novelos de lã, tecidos, caixas vazias, livros, bolas e bonecos para aqueles bebês que demoram mais a pegar no sono.

Materiais:

Colchões, berços ou tapetes emborrachados, almofadas e mídia com música tranquila. Cestos para organização de materiais diversos, livros, cobertores, lençóis e objetos de apego das crianças.

Espaços:

Nessa atividade o professor deverá organizar um espaço na sala de referência com colchonetes ou berços, almofadas e tapetes, delimitando um local tranquilo e relaxante para a soneca. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado com almofadas em cima e diminua a luminosidade. Deixe cantos organizados para aqueles que ficam despertos por mais tempo, a uma distância que permita o sono tranquilo dos bebês que logo embalam na soneca.

Tempo sugerido:

De 30 a 40 minutos para organização da soneca. Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca e o tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada um tem um ritmo próprio para o descanso.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Os bebês se sentem seguros, tranquilos e acolhidos no espaço para a soneca? De que modo manifestam seus desejos em serem cuidados? Quais são os gestos, palavras e balbucios que expressam satisfação e bem-estar neste momento?

2. Como os bebês se organizam nos espaços de soneca? Buscam objetos de apego? Quais as suas preferências, o colo ou o toque do professor?

3 - Quais possibilidades de brincadeiras são trazidas pelos bebês que ficam despertos? Quais brincadeiras e atividades favorecem o descanso e repouso deles?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de descansar e repousar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos estejam em atividade conforme suaspreferências, ritmos, possibilidades e necessidades individuais nesse momento de sono.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Para a proposta é importante que haja mais de um professor em sala, de modo que todas as crianças tenham oapoio necessário. Explique ao grupo todo que vocês irão organizar o espaço da sala para o momento da soneca, para que eles possam relaxar e descansar tranquilamente. Convide os bebês a escolherem no cesto que você preparou antecipadamente um objeto de apego: livros para dormir, panos, bichinhos de pelúcia etc. Oportunize que eles decidam se querem levar algo para acompanhá-los no sono ou não.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos nos organizar para a soneca?Vamos descobrir o que tem nos cestos e escolher o objeto para acompanhar osono?

Possíveis ações das crianças: Nesse momento alguns bebês podem expressar suas sensações através de risadas ou demonstrar satisfação na escolha dos objetos. Algum bebê pode querer levar um livro para o cantinho de dormir e ficar com ele até pegar no sono.


2

Faça o convite para tirarem os sapatos e as meias e guardarem ao lado do berço ou do colchonete. Possibilite que façam as escolhas de lençol, cobertor, travesseiro e convide-os a se deitarem para a soneca. Convide os bebês para irem até os colchonetes ou berços e auxilie a se acomodarem tranquilamente. Envolva todos na proposta, colocando-se como um parceiro. Auxilie osbebês menores que precisam de apoio para que fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima. Faça uso de uma música de fundo tranquila em volume baixo e reduza a iluminação. Perceba se algum bebê apresenta a necessidade de colo ou carinho e ofereça aconchego.

Possíveis ações das crianças:Um bebê engatinha até o local da soneca e se cobre com o cobertor, cobrindo e descobrindo a cabeça como uma brincadeira de Cadê? Achou!, enquanto espera o sono chegar. Outro bebê poderá observar as ações dos colegas.

3

Observe aqueles bebês que ainda não apresentam estar com sono e convide-os para um momento de livre escolha, apresentando alternativas tranquilas para que se ocupem. Apresente os cestos com materiais diversos, cartões com imagens coloridas, novelos de lã, tecidos, caixas vazias, livros, bolas e bonecos que podem ser explorados. Aos bebês menores que precisam de auxílio para se deslocar, ofereça uma bola de pano para que explorem e descubram algumas possibilidades de manuseio. Apoie e valide as ações e brincadeiras feitas pelos bebês. Convide os que estão despertos para um momento de descanso. Aproveite para observar quais brincadeiras favorecem o sono e o repouso. Perceba de que maneira estes bebês adormecem.


Para finalizar:

Enquanto alguns bebês acordam, convide-os para se juntar aos outros que estão nos cestos de descobertas. Garanta que aqueles que ainda estão dormindo possam repousar com tranquilidade. Acompanhe, acomode e faça um carinho nos bebês que já estão despertos.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados