Plano de Aula
Plano de aula: Rodas e cantigas usando vários sons
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Roda e cantigas
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Ouça as músicas anteriormente e se familiarize bem com as letras. Sugestão de cantigas e cirandas: Roda cotia, Ciranda cirandinha, Casa de farinha.
Grave as canções em um dispositivo móvel compatível ao aparelho que será utilizado para reproduzi-las. Pesquise antecipadamente quais instrumentos serão construídos e
convide as famílias (por meio de bilhete) para enviar objetos que produzem sons, explicando que serão utilizados para construir instrumentos na escola, que acompanharão as cirandas - serão confeccionados previamente pela equipe (violão, guitarra, tambor, xilofone, gaita). Separe outros instrumentos de qualidade que a escola possua e que não sejam de plástico (sugestão: violão, viola, cavaquinho, pandeiro, clavas, barras sonoras). Também é possível utilizar chocalhos, sinos, guizos ou colheres de pau ou de inox.
Materiais:
Celular para filmagem e foto (registro), aparelho disponível na sua escola para reproduzir as músicas (aparelho de som e TV/DVD ou datashow, notebook, tablet).
Objetos para a construção dos instrumentos, como tampas de panelas, frigideiras, colheres de pau, CDs, garrafas pet de 200ml e grãos de arroz, pipoca, feijão, chaves, latas de leite em pó, espumadeiras, tampas plásticas, pedaços de bambu, tampinhas de garrafas pet, grades de fogão ou churrasqueira.
Uma caixa com Instrumentos musicais de boa qualidade disponíveis na escola.
Espaços:
Prepare a sala de referência dos bebês (ou outro espaço escolhido), de forma que haja espaço livre no centro dela, o que irá possibilitar liberdade de movimento aos pequenos. No entorno, próximo a esse espaço, disponibilize um tapete ou colchonetes para os bebês menores. Instale e teste o aparelho no qual você irá reproduzir a mídia com o som/ vídeo escolhido.
Tempo sugerido: Aproximadamente 40 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Nesta proposta, como os bebês usam os instrumentos e o próprio corpo na produção de sons?
2. De que forma eles imitam as variações de entonação e gestos realizados pelos adultos durante as canções apresentadas?
3. Como os bebês experimentam novos gestos e movimentos observando outras crianças e outros adultos? Como se realizam as interações nesse ambiente?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure condições para que as crianças participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aquelas que sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aquelas que engatinham e andam, com ou sem autonomia. Disponibilize um cesto com livros e um cesto com brinquedos preferidos para uso dos bebês que desejarem realizar outra atividade.
O que fazer durante?
1
Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que estejam próximos ao grupo todo. Coloque a primeira cantiga escolhida, que pode ser Casa de farinha. Comece cantandoe convide o grupo todo dos bebês para cantar junto com você. Diga que irão conhecer novas músicas e brincar de roda com os colegas. Assim que os bebês iniciarem os movimentos com os corpos, potencialize as ações, fazendo gestos que tenham relação com a música, como ir para frente e para trás. Acompanhe os pequenos individualmente, observando os gestos que eles fazem. Repita esses gestos e acrescente outros, como balançar os braços, chamando atenção para esses movimentos, a fim de que aqueles que desejarem possam repeti-los. Enquanto todo o grupo está envolvido em fazer gestos ao som da música, convide o grupo de bebês menores para fazer essa proposta individualmente. Pegue-os no colo e repita a música várias vezes, para que todos cantem e experimentem novos movimentos com o corpo; balance os bebês, indo para frente e para trás, rode no lugar e observe suas expressões corporais e faciais. Inicie o registro por meio de fotos, frases e pequenos vídeos que irão compor a documentação pedagógica.
2
Após esse momento de primeiro contato com a cantiga e de relação da música com os movimentos, aprofunde essa experiência: convide um dos bebês para te dar as mãos e inicie a ação de rodar com ele. Permita a quem desejar fazer parte dessa roda que se junte a vocês e incentive os pequenos a repetirem os movimentos feitos anteriormente, de ir para frente e para trás e balançar as mãos. Permita que as crianças agrupem-se em pequenos grupos, a partir de seus interesses e afinidades. Pegue individualmente os bebês menores no colo, rodando com eles ao som da cantiga. Cante a música para que o bebê possa repeti-la, falando ou balbuciando.
3 Coloque outra cantiga no aparelho de som, que pode ser Ciranda cirandinha, e observe as ações e as reações de cada bebê. Comece a cantar, recebendo os bebês que se dirigirem até você. Convide o grupo de crianças para dar as mãos e rodar enquanto canta. Mudem a direção da roda conforme a indicação da música.
4Apresente os instrumentos ao grupo de bebês, colocando a caixa no centro da roda. Possibilite a livre exploração e a interação deles com os instrumentos, levando-os à descoberta das propriedades de cada um. Observe individualmente qual significado e utilização que cada bebê dá ao objeto escolhido. Deixe alguns instrumentos próximos ao grupo de bebês menores, de forma que aqueles que quiserem possam alcançá-los. Repita as cantigas, agora com o acompanhamento dos instrumentos. Deixe as crianças livres para escolher se querem cantar, fazer movimentos com o corpo ou tocar os instrumentos. Potencialize as ações que surgirem, valorizando as explorações e descobertas musicais.
Possíveis falas do professor neste momento: Olhem, alguns colegas acharam instrumentos aqui no meio da sala. Quem quer experimentar tocar enquanto cantamos? Que interessante! Um instrumento é diferente do outro, qual vocês querem?
Para finalizar:Avise que será a última música, compartilhe com eles a próxima proposta, convide a turma para organizer o local, guardando os instrumentos em seus lugares. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês nesse sentido.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS