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Plano de aula: O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conversando sobre histórias e ilustrações

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta é fundamental que você conheça o livro Tem de tudo nesta rua…, do autor Marcelo Xavier, da Editora Formato. O livro retrata cenas do cotidiano vividas por personagens que trabalham nas ruas como o pipoqueiro, o camelô, o lambe-lambe, com um texto cheio de poesia. As ilustrações, criadas em massinha de modelar e, depois, fotografadas, encantam o leitor pela riqueza de cores e detalhes, tornando assim, a leitura ainda prazerosa. É fundamental que você se aproprie da narrativa e envolva seu olhar na contemplação das imagens, percebendo que a escolha de ilustração para esta livro interage com a poesia da narrativa, trazendo uma visão sensível e rica de cenas do cotidiano.

Materiais:

Além do livro, você precisará para esta proposta, de massa para modelar. Considere a mais adequada para seu grupo de crianças. Organize também, materiais que auxiliem na modelagem, como palitos de vários formatos, rolos, formas de molde e outros instrumentos. Considere um equipamento para registrar fotografias do grupo em interação com a atividade.

Espaços:

Antecipe um espaço para um pequeno grupo de crianças, acolhedor e confortável para a leitura do livro, de forma que as elas consigam observar as imagens da obra. Prepare, também, um espaço de ateliê com as massinhas e instrumentos de modelagem suficientes para o grupo.

Para o grupo de criança que não estará envolvido na proposta, prepare uma atividade que já realizam com autonomia, tais como jogos e brinquedos de encaixe, por exemplo.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as expressões das crianças em relação ao contexto da história lida? Elas trouxeram fatos da história em relação ao cotidiano?

2. Durante a modelagem, que tipo de relação as crianças fazem com a história ou livro?

Quais comentários aparecem? Elas consideraram recorrer ao livro para aperfeiçoarem suas ideias?

3. Quais estratégias corporais as crianças utilizaram para modelar suas obras? Perceberam a necessidades de, por exemplo, usar formas mais delicadas para certas composições? Consideraram refazer passos quando encontravam incoerências quanto ao que queriam representar?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique alguma necessidade individual das crianças, proponha possibilidades para que ela possa acompanhar a história com o grupo, fazendo o convite e oferecendo que ela fique mais próxima de você, por exemplo. Assegure que o acesso ao material da proposta para todas as crianças, pensando em adaptações no espaço, caso necessário.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide as crianças para se acomodarem no lugar preparado para a leitura. Apresente o livro para o grupo, contando quem é o autor e que, além de escrever os poemas do livro, ele criou as ilustrações. Inicie a leitura com as entonações que a narrativa poética manifesta. Considere uma pausa após a leitura do primeiro poema e apresente as imagens para as crianças, instigando as hipóteses que as ilustrações nos convidam a fazer.


2

Siga a leitura, considerando a importância de que em cada poema, você busque com o grupo o apoio de interpretação em relação com as imagens. Por exemplo, na construção da figura do vendedor de algodão doce estão presentes os detalhes da narrativa: a buzina na cintura, os algodões espetados no palito, e o tênue traço de uma meia asa de anjo branca que se contrapõe ao fundo colorido. Em toda a obra é possível identificar esta ponte entre texto e imagens. Considere que, como modelo leitor, acolhendo as ilustrações, você está oportunizando às crianças relações de qualidade com a obra, na qual, texto e imagem compõe o enredo, como um todo. Ao finalizar a leitura, proponha que as crianças falem sobre suas percepções sobre o livro. Investigando junto a elas, qual parte mais gostaram e se consideram que as imagens ampliaram as interpretações acerca dos poemas escritos


3

Busque levantar com as crianças que tipo de material o autor utilizou para compor as imagens que ilustram o livro. Traga referências que ilustram a massa de modelar, tais como, textura, movimento e densidade dos objetos. Após a conversa, proponha que pensem em cenários e personagens que poderiam continuar os poemas, dizendo que o autor termina o livro perguntando se há de tudo naquela rua. Apoie o grupo, projetando comentários instigantes sobre detalhes das observações que fazem como, por exemplo, sons que as pessoas produzem, cores das vestimentas, formas do corpo ou expressões faciais. É importante ainda, oportunizar que as crianças se expressem com diferentes linguagens, neste momento, se perceber que uma das crianças não se sente à vontade em falar, você pode oferecer um papel para que ela desenhe suas observações de o que mais poderia ter naquela rua.


3

Envolva o grupo contando que você preparou um espaço em que é possível modelar com massinha o que mais tem na rua descrita nos poemas. Você pode criar um momento de mistério, dizendo que, agora, as crianças serão transformadas em ilustradores, igual o autor do livro, para que elas criem suas figuras. Após esse momento, encaminhe o grupo para o espaço que preparoupara que criem o que mais há na rua. Considere disponibilizar lápis, giz e papel de vários tamanhos e indicar para as crianças, que caso algumas prefiram, podem primeiro desenhar e depois modelar. Ofereça apoio ao grupo, se necessário, na manipulação dos materiais de modelagem. Considere registar fotografias da relação das crianças com a atividade e anotar falas que trazem ao longo do processo. Caso alguma criança expresse que sua escultura ainda não está finalizada, dentro do tempo proposto para a atividade, combine que é possível finalizar em outro momento. Observe a importância de envolver as modelagens em saco plástico para que a massa de modelar não resseque.


4

Ao concluírem as esculturas, fotografe a obra completa e propicie a troca de atividades entre os grupos de crianças.Considere as mesmas estratégias para o grupo que irá vivenciar a escuta dos poemas pela primeira vez. Quando todas as crianças do grupo terminarem suas modelagens, reúna-as e inicie um diálogo para que partilhem suas criações e ideias de continuidade.


Para finalizar:

Combine com as crianças um local para guardarem suas esculturas e organize o grupo para a próxima atividade do dia.

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