Plano de Aula
Plano de aula: Pintando com carvão e café
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Arte e natureza
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Pesquise a respeito dos artistas Dado Oliveira, Giulia Bernadelli e Ghidac Al-Nizar. O primeiro utiliza técnicas de pintura misturando carvão e pólvora e os demais pintam utilizando café. Selecione três obras do primeiro artista e duas obras dos outros dois e as imprima, preferencialmente em tamanho A3. Cuide para que as imagens não fiquem pequenas demais, dificultando a apreciação.
Materiais:
Para esta atividade, você precisará de: obras de arte impressas em tamanho A3. Aproximadamente meio litro de café misturado com água, organizado em dois recipientes plásticos (podem ser canecas, potes ou copos descartáveis). Pedaços de carvão comum ou tiras de carvão vegetal, próprio para desenho (reserve uma média de 30 pedaços). Pincéis nº 12 ou nos tamanhos disponiveis em sua escola. Selecione, como suporte para a pintura, alguns papéis grossos e firmes: papel paraná, papel cartão, papelão ou outro material disponível em sua escola, separando dois pedaços grandes, (aproximadamente 70cm x 100cm) de cada tipo de papel. Reserve dois baldes pequenos com um pouco de água em cada um e toalhas para secarem as mãos.
Espaços:
A atividade iniciará na sala de atividades e depois continuará em um espaço externo da escola. Para o espaço externo, escolha um local amplo onde as crianças possam se sentar à vontade no chão. Disponha algumas mesas para colocar os suportes a serem utilizados para a pintura. Organize um espaço para quatro pequenos grupos, disponibilizando o material a ser utilizado. Dois grupos deverão ter pedaços de carvão e outros dois um recipiente com café e pincéis. Verifique a possibilidade deste ambiente dispor de pia e torneira, para que possam higienizar as mãos . Caso não disponha, utilize um balde com água para isso. Reserve uma caixa com alguns brinquedos e leve-a para o espaço onde realizarão a atividade.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
As crianças consideram a possibilidade de utilizar outros materiais, além de tintas, para realizar pinturas? Quais as explorações que fazem destes novos materiais e como conduzem as produções?
Como as crianças se expressam por meio dos desenhos e das experimentações com esses materiais orgânicos? Quais criações fizeram?
Quais desafios surgem por terem que trabalhar em grupo? Trocar de grupo e continuar a produção já iniciada pelo colega pode ser um desafio, como as crianças lidam com isso?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Conduza a atividade de forma que as crianças entendam qual será o próximo passo da experimentação. No decorrer da troca de grupos, caso alguma criança não tenha compreendido o fluxo da atividade, auxilie e incentive os colegas a se ajudarem. Combine com a turma que o grupo deve chegar junto à próxima estação e que só iniciarão a próxima parte quando todos do grupo estiverem no local indicado, isso estimulará o espírito cooperativo.
O que fazer durante?
1
Faça uma roda na sala com o grande grupo e coloque ao centro o carvão e o café. Converse com as crianças para saber se conhecem estes elementos, se sabem de onde eles vêm e para que são utilizados no cotidiano. Passe o recipiente com café para uma das crianças e um pedaço de carvão para outra e peça para que sintam o aroma do café e as propriedades do carvão. Depois, peça que passem os elementos aos demais colegas da roda para que toquem e cheirem. Observe as diversas reações, expressões e comentários que surgirem. Registre estes comentários e, se possível, fotografe o momento. Fique atento para que os elementos circulem entre todas as crianças.
2
Após esta exploração sensorial, espalhe pelo chão, ao centro da roda, as imagens que você selecionou como inspiração. Peça para que as observem e tentem descobrir quais elementos os artistas utilizaram naquelas pinturas. Ouça as hipóteses que surgirem ou compartilhe com elas a informação de que algumas daquelas pinturas foram realizadas com carvão e outras com café. Conte a elas o nome dos autores das obras e fale um pouquinho sobre a inspiração deles e o que os levou a utilizar tais elementos. Conversem a respeito da possibilidade de utilizarem vários materiais encontrados na natureza para a realização de pinturas.
3
Compartilhe com as crianças a ideia de fazerem pinturas com esses dois elementos em uma área externa da escola. Ao chegarem no ambiente preparado para a atividade, faça alguns combinados com a turma para a realização desta atividade. Combine com elas que irão se organizar em quatro pequenos grupos e que cada grupo definirá o local que irá iniciar a pintura. Disponibilize os três tipos de suportes diferentes e digaque cada grupo poderá escolher qual suporte utilizar. Esclareça que o restante do material (café ou carvão) estará ao centro do grupo para serem utilizados coletivamente.
4
Acorde com eles que, para que todos possam utilizar os dois elementos, farão uma organização diferenciada. Explique que, inicialmente, dois grupos irão pintar com carvão e os outros dois utilizarão o café. Definam um comando, como por exemplo: “Pirlimpimpim chegou ao fim”, ou outro que já estejam acostumados, para usar no momento da troca. Acorde que, quando ouvirem o sinal, devem parar a pintura e higienizar as mãos, para depois continuarem a exploração com o outro elemento. O grupo que pintou com carvão deverá se sentar onde haja café e o grupo que estava pintando com o café irá se deslocar até o espaço que estava acontecendo a exploração com o carvão. Reforce com a turma que só iniciarão a atividade com o outro material quando todos do grupo estiverem no local indicado.
5
Após encerrarem os combinados, indique quantas crianças devem ter em cada grupo (isto vai depender do número total da sua turma). Peça para que formem pequenos grupos. Oriente para que se dirijam às mesas onde estão os papéis, para que observem os suportes disponíveis e conversem entre si, decidindo qual papel será utilizado para a pintura. Esclareça que cada grupo poderá escolher apenas um suporte e que, assim que decidirem, deverão pegar o papel e, em grupo, escolher um dos locais oferecidos para se acomodarem. Após todos estarem acomodados, conduza o início da atividade. Potencialize para que explorem os elementos descobrindo novas possibilidades de compor a pintura, apertando o pincel, assoprando ou fazendo marcações fortes e fracas, passando os dedos sobre elas.
6
Sinta o envolvimento da turma com a atividade e observe o momento adequado para propor a troca de grupos. Assim que perceber que já exploraram bastante o material e que estão satisfeitos com a produção, dê o comando combinado no início da atividadee esclareça que agora é o momento de higienizar as mãos e trocar de lugar. Lembre as crianças que, quem usou carvão, agora utilizará o café para pintar e vice-versa. Oriente os grupos para que, ao trocarem de lugar, deixem o material utilizado no chão. Caso seja necessário, ajude-os a se acomodarem. Após a troca se inicia um novo momento de pintura e exploração do material.
7
Observe novamente como as crianças se envolvem com as pinturas e aproveite para registrar os momentos tirando fotografias, anotando os comentários ou filmando a realização da atividade. Sinta a participação da turma e fique atento ao momento adequado para conduzir a finalização da atividade.
Para finalizar:
Deixe à disposição do grupo os potes que você separou para guardar os materiais e, caso tenha sobrado carvão, oriente a turma a recolhê-los, indicando os locais para guardá-los. Auxilie as crianças a colocarem as pinturas para secar.
Chame um grupo para higienizar as mãos e oriente os demais a aguardar a vez deles. Enquanto aguardam, podem continuar pintando ou aproveitar o momento para brincar com os brinquedos que você separou.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS