Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: videochamadas por meio de Hangout ou Zoom.
- Optativas: ferramenta para compartilhamento de imagem, vídeo e áudio (Whatsapp ou e-mail).
Contexto e questão disparadora
Em uma videochamada, apresente para os aluno o vídeo “O Diário de Mika: Quem Apagou o Dia?” (disponível aqui) até os 3 minutos e 19 segundos. Após assistir ao vídeo, levante os seguintes questionamentos:
- O que vocês conseguem ver no céu agora?
- Quando está noite, vemos o céu da mesma forma?
- O que tem de diferente?
- O céu é sempre igual ou ele muda conforme o período do dia?
Mão na massa
Dê alguns minutos para os alunos desenharem o céu durante o dia e durante a noite. Depois que as crianças fizerem o desenho, peça que compartilhem as imagens, mostrando os elementos do dia e da noite que registraram. em seguida, pergunte:
- Por que existe o dia e a noite?
Permita que as crianças respondam livremente e realize a mediação com a intenção de promover a curiosidade e o envolvimento dos alunos, pois esse não é o momento de apresentar respostas.
Sistematização
Apresente o final do vídeo “O Diário de Mika: Quem Apagou o Dia?” e discuta com a turma se as descobertas de Mika foram as mesmas feitas pelos grupos. Retome a questão disparadora (“Por que existe dia e noite?”) para os alunos discutirem novamente. Faça um fechamento concluindo com as novas aprendizagens.
Caso não haja disponibilidade de alguma criança participar da videochamada, encaminhe o vídeo e solicite que assista até o tempo apresentado acima. Depois, peça que desenhe o dia e a noite e compartilhe o desenho por imagem pelo Whatsapp ou e-mail. Por fim, solicite que assista ao final do vídeo e responda ao a questão disparadora por áudio e encaminhe a resposta a você.
Convite às famílias
Solicite que a família realize o seguinte experimento com o aluno:
Disponibilize uma lanterna, que representará o Sol, e uma bolinha de isopor ou uma fruta, como maçã, em um espeto, para simbolizar a Terra. Apague as luzes e escureça o ambiente o máximo que puder. Se ainda não for possível escurecer bem a sala, é possível utilizar uma caixa de papelão como suporte para proteger da claridade. Uma pessoa deve ligar e segurar a lanterna, e apontar a luz para a bolinha de isopor ou fruta. Disponibilize um tempo para que a criança possa explorar e levantar hipóteses sobre quando é dia e quando é noite.
Levante questões como:
- O que você observou que acontece quando a “Terra” se movimenta?
- O que você acha que a parte iluminada representa? E a parte mais escura?
Se possível, apresente o globo terrestre e simule a mesma experiência, apontando a lanterna para um país específico (exemplo, o Brasil). Gire levemente o globo e discuta o que acontece com o “Brasil” quando o “Sol” não consegue mais o iluminar.
- Quando o “Sol” não consegue mais iluminar o “Brasil”, o que acontece?
- Como falamos, a “Terra” não para de se movimentar nunca, quando o “Brasil” voltar a ser iluminado pelo “Sol”, o que acontecerá?
- Você sabe quanto tempo leva para a “Terra” dar uma volta toda?
O objetivo não é se aprofundar nos movimentos de rotação e translação, apenas discuti-los, para que as crianças percebam o movimento da Terra com o passar das horas e a existência do dia e da noite.