Plano de Aula

Plano de aula: Construindo combinados da turma

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Não apresente as orientações deste plano aos alunos, elas contêm detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: promova a participação dos estudantes no processo de construção de combinados da turma, de modo colaborativo e autônomo, convidando a terem voz mais ativa nos processos de organização e funcionamento da escola, assim como o exercício de atitudes mais empáticas com a comunidade escolar.

Sobre este plano: É contemplada, neste plano, uma aula de 100 minutos. Nesta aula, proponha uma série de reflexões que ajudarão os estudantes na compreensão do papel de cada um dentro da instituição escolar, como na responsabilidade com tarefas e atividades, no respeito aos pares, professores e demais funcionários da escola e no uso adequado dos espaços escolares.

Os combinados podem ter relação com diversos tópicos, como: participação nas atividades; cuidados com os espaços, equipamentos, materiais individuais e coletivos; interações com os colegas, professores e outros membros da escola; apoio à aprendizagem dos colegas etc. Como o plano pode ser desenvolvido com estudantes de qualquer ano do Fundamental I e há diferenças significativas entre as crianças dos anos iniciais e finais, são propostas atividades distintas no momento da elaboração dos combinados, conforme pode ser observado nos slides 8 e 9.

Este plano de aula pode ser trabalhado com todas as séries do Ensino Fundamental I. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF01LP21) e (EF01GE04), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, observe que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 7. Argumentação e 9. Empatia e Cooperação.

Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa) ou se combinar encontros com outros (Geografia e História).

Ação prévia: na aula anterior, convide os alunos a circular pelo ambiente da escola e perceber os diferentes espaços, as pessoas que integram a escola, os estudantes de outras salas, o que fazem, quais atribuições de cada sujeito nessa instituição, como estão os espaços de aprendizagem e como a escola se organiza para o bom funcionamento. O objetivo desta atividade é que os estudantes percebam o ambiente escolar para além das salas de aula, as pessoas que integram esses espaços e as relações que são estabelecidas nele. Dessa forma, ao construírem os combinados, eles poderão estabelecer relações entre escola, pessoas que a fazem funcionar, importância de cada funcionário, importância do funcionamento de cada espaço, como se dá a aprendizagem, compromisso, entre outros aspectos.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: A sequência coloca em pauta a construção dos aspectos da rotina da sala de aula, da organização do ambiente escolar, das pessoas que integram esse ambiente e fazem com que ele funcione adequadamente. Para que se desenvolvam princípios da Educação Empreendedora, os alunos são convidados a participar, de forma crítica, colaborativa e autônoma, da construção dos combinados da turma, percebendo que estes combinados abrangem o ambiente escolar como um todo. Eles também farão um importante exercício de tomada de decisão sobre as regras que valerão para a turma. A colaboração é foco dessa aula, em que cada estudante deve se perceber como corresponsável pela organização e bom funcionamento do ambiente escolar.

Materiais necessários:

  • Imagens sugeridas nos slides - Link nos materiais complementares.
  • Tiras para construção dos cartazes - para alunos dos anos finais - Link nos materiais complementares.
  • Tiras de papel para compor cartazes - para alunos dos anos iniciais.
  • Fita adesiva. Caneta hidrocor. Papel Kraft.


Para você saber mais: materiais para enriquecer seu repertório para o trabalho com combinados do grupo.

  • Livro para ser explorado com os estudantes e/ou para levantamento de ideias para outras indagações.

RAMOS, Anna Claudia; RAQUEL, Ana; A Gente Pode, a Gente Não Pode: com 7 ou 8 anos. 1. ed:DCL, 2001.

  • Acesso para degustação

Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/A_gente_pode_a_gente_n%C3%A3o_pode_7_8_anos.html?id=bZBBDggK3jIC&printsec=frontcover&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false

Acesso: 20/2/2020

  • Nova escola Gestão - Orientações sobre a construção dos combinados do grupo.

Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1302/como-oriento-os-professores-para-que-facam-os-combinados-com-os-alunos-no-inicio-do-ano

Acesso: 20/2/2020

  • 10 regras básicas de convivência - Regras para a boa convivência, voltadas para os anos iniciais.

Disponível em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/aprendizagem/10-regras-basicas-de-convivencia-para-as-criancas/

Acesso: 20/2/2020

  • Cidadania para as crianças - Material em texto e vídeo com noções de cidadania que podem auxiliar na construção de regras do grupo.

Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/cidadania-para-criancas-como-ensinar-aos-pequenos/

Acesso: 20/2/2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 15 minutos (total)

 

Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em círculo. Projete a questão para o grupo. Caso não possua projetor, escreva no quadro ou simplesmente explicite.

Explique aos estudantes que nesse momento será discutido um pouco do papel deles na escola, e eles devem rememorar a visita feita aos ambientes escolares na aula anterior (veja em ação prévia).

Inicie a conversa pedindo aos estudantes que apontem algumas situações que evidenciem o papel deles na escola. Em seguida, peça para que relembrem os outros sujeitos que fazem parte desse espaço e o papel de cada um. Espera-se que os alunos digam sobre a responsabilidade deles em relação aos estudos, execução de atividades e deveres, as relações com os colegas, professores e funcionários, o dever em relação ao cumprimento de horários e tarefas, a frequência e assiduidade, entre outras questões. Em relação aos demais colaboradores, espera-se que digam que a escola depende de todos para o bom funcionamento. De salas organizadas, ambientes limpos, pessoas que façam comunicação com as famílias e as que preparem os lanches, entre tantos outros.

Caso eles não identifiquem alguns dos pontos citados acima, conduza a conversa com alguns questionamentos, como:

  • Quem faz a escola funcionar?
  • Quais os deveres dos estudantes?
  • Quais os deveres dos professores?
  • O que faz a escola funcionar?
  • Quem mais trabalha nesse espaço?
  • Como o trabalho dessas pessoas reflete no seu papel de estudante?

Faça esses questionamentos para crianças de todos os anos do fundamental I. Mude o tom e insira mais questões de acordo com a faixa etária das crianças. É importante que o estudante se sinta inserido e corresponsável pelas situações e rotinas escolares. O aluno precisa compreender que ele é muito importante, tanto na construção de regras da escola quanto no cumprimento delas, além de ser corresponsável pelo que ocorre nesse ambiente.

Como adequar à sua realidade: caso não conte com projetor multimídia, escreva a questão introdutória e questões posteriores no quadro, em um cartaz ou até mesmo leia para as crianças. É importante refazer as perguntas sempre que houver desvio do foco e objetivos dessa aula.

Alfabetização

Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados