Plano de Aula

Plano de aula: Comparar materiais do cotidiano discutindo sua origem

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: previsto para ser realizado no decorrer de uma aula (totalizando 50 minutos), este plano de aula propõe uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a solucionar uma situação-problema do cotidiano dos alunos: o que fazer para evitar acidentes na escola?

Para isso, será feito um levantamento sobre os riscos à segurança na escola em que os estudantes irão relembrar alguns casos de riscos que já viram ou vivenciaram na escola. Em seguida, se dividirão em grupos e estabelecerão colaborativamente algumas categorias de riscos: eletricidade, objetos cortantes, incêndios, primeiros socorros, desrespeito entre pessoas/bullying. Por fim, compilarão dicas de segurança para cada uma dessas categorias e apresentarão para a comunidade escolar o resultado final das produções. Deverão ser destacados os locais ou situações em que encontraram possíveis riscos à segurança, quais os riscos e as dicas para evitar acidentes.

Este plano de aula aborda aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades EF02CI03, EF01GE09, EF12LP10 e EF01LP21 de Ciências, Língua Portuguesa e Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC:

5 - Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7 - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8 - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

10 - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Organização das aulas: Este plano de aula pode acontecer no contexto dos componentes de Geografia, Língua Portuguesa ou Ciências. Realize a aula em um tempo de 50 minutos. Se não for possível, os professores podem organizar a aula de outra forma, tendo em vista os objetivos e especificidades dela.

Ação prévia: solicite aos estudantes que, em grupos, observem dentro da escola locais e/ou situações que podem causar acidentes. Após esse momento de observação, solicite que os alunos criem uma lista e desenhem um mapa simples desses locais e/ou situações, esclarecendo quais riscos à segurança eles observaram ali. Peça para os grupos compartilharem as observações com toda a turma. Você também deve fazer esse levantamento prévio para poder lançar questionamentos durante a exposição dos grupos, como:

  • Quais possíveis riscos à segurança vocês observaram em seu levantamento?
  • Há alguma maneira de diminuir ou acabar com esses riscos?
  • Algum grupo observou possível risco que este grupo não citou?
  • Vocês observaram alguma medida já tomada na escola a fim de prevenir acidentes?

Caso a turma não cite espontaneamente os pontos de riscos existentes, chame atenção para tais questões e converse com a turma sobre a pertinência dela. Solicite que os alunos guardem os registros para retomar no decorrer da aula apresentada aqui.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: ao propor que as próprias crianças e os adolescentes construam um olhar sobre aspectos que permeiam a segurança na escola, a atividade incentiva o desenvolvimento da responsabilidade, ética, protagonismo e colaboração.

Materiais necessários: Lápis/caneta, folhas para registros, materiais para desenho e pintura, para produção de cartazes e fôlderes, e/ou recursos audiovisuais, para gravação de material digital produzido pelos alunos, a fim de apresentá-los para a comunidade escolar.

Material complementar: Não há.

Para você saber mais:

Plano de aula - Cuidado: isso corta! Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2874/cuidado-isso-corta. Acesso em: 17 mar. 2020.

Plano de aula - Cuidado, fogo! Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2824/cuidado-fogo. Acesso em: 17 mar. 2020.

Segurança e autonomia. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7472/seguranca-e-autonomia. Acesso em: 17 mar. 2020.

Manual de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://www.amavi.org.br/arquivos/amavi/colegiados/codime/2016/Primeiros_Socorros_Manual_Prev_Acid_Escolas.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: apresente à turma o objetivo da aula: realizar, colaborativamente, um levantamento com dicas de segurança na escola. Faça, então, uma relação com a ação prévia solicitada para essa aula. Questione acerca do que os alunos observaram no ambiente escolar, pedindo que eles socializem brevemente os registros.

Solicite que os alunos leiam a situação exposta no slide. Em seguida, levante os questionamentos a seguir e estimule a participação da turma:

  • Vocês já passaram ou viram alguém passar por uma situação parecida em nossa escola?
  • Em qual local da escola aconteceu?
  • Qual poderia ter sido a causa do possível acidente?
  • Poderia ter sido feito algo para evitar o escorregão ou a queda?
  • Para que serve a borracha, ou fita antiderrapante, nos degraus da escada da escola de Mariana?
  • Quais outras medidas poderiam ser tomadas para evitar esse tipo de acidente?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA