Plano de Aula

Plano de aula: Lendo e compreendendo diversos objetos literários

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Fábrica de objetos literários

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: essa sequência é composta de 3 atividades, distribuídas em 5 aulas (uma de 50 minutos e 2 de 100 minutos). A primeira e a segunda atividades podem ser aplicadas independentemente, já a terceira tem uma relação direta com as anteriores. O intuito é realizar um levantamento da relação dos estudantes com leitura e produção textual, além de introduzir uma proposta de construção de objetos literários e vivência de processo de publicação de microedições de histórias, que serão produzidas e apresentadas pela turma durante essa sequência de atividades.

Sobre este plano: o plano tem previsão para ser realizado em uma aula de 50 minutos. O objetivo é apresentar a proposta de uma produção futura e realizar levantamento dos conhecimentos prévios da turma em relação aos impressos e outros objetos literários acessíveis e que tenham a intenção de produzir. Nessa aula, a turma terá contato mais profundo com materiais que servirão de base para exemplificar o gênero a ser escolhido pelos grupos para desenvolverem as narrativas.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, em que serão abordados aspectos do trabalho com as habilidades EF01LP16, EF01LP18, EF01LP26, EF15LP05, EF15LP06, EF15AR04, EF15LP07 e EF15AR06 de Língua Portuguesa e Arte, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3 - Repertório Cultural (Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural) e 4 - Comunicação (Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimento das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo).

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de combinar os dois componentes envolvidos (Português e Arte). Sugerimos que o plano de aula seja realizado em formato de aula compartilhada envolvendo os dois componentes. Se não for possível, organize as aulas de outra forma, tendo em vista os objetivos e as especificidades da sequência.

Ação prévia: prepare a sala em estações (grupos) e disponibilize em cada uma delas impressos de diversos gêneros textuais. Leve em conta exemplos, tais como trava-línguas, história em quadrinhos, rimas, quadrinhas, cantigas, bilhetes, listas, receitas, contos de fadas, haicais, cordéis, poesias, reportagem, propagandas etc. Cada grupo pode ter um ou mais textos do mesmo gênero textual. Apresente também variados exemplos de textos midiáticos, como audiobooks, memes, vídeos virais, propaganda, clipes etc.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência apresentará diversos aspectos de Educação Empreendedora, com destaque no alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes ao serem provocados a escolherem o gênero com que mais se identificam, conforme atividade proposta nesse plano introdutório. O trabalho colaborativo e a demanda por criatividade e imaginação para a criação dos objetos literários (microedições de histórias) que serão motivados no plano 2 dessa sequência. Por fim, o processo projetificado de ideação, planejamento e execução, estruturando uma participação efetiva das crianças em todas as etapas para que a produção das narrativas aconteça.

Materiais necessários: impressos e/ou outros objetos literários de diferentes gêneros textuais.

Material complementar: foram selecionados dois materiais da professora Roxane Rojo (Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp), pesquisadora sobre as práticas de leitura e escrita no contexto das mídias digitais: os letramentos múltiplos, ou multiletramentos e um livro de Carla Viana referente a uma perspectiva de uma pedagogia de multiletramentos para trazer um pouco de embasamento teórico para essa sequência. Fica a dica de leitura.

ROXANE ROJO: "HÁ MUITOS PAÍSES RECUANDO NO TEMPO COM SEUS CURRÍCULOS. AQUI, ESTAMOS EVOLUINDO". Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/29/roxane-rojo-ha-muitos-paises-recuando-no-tempo-com-seus-curriculos-enquanto-aqui-estamos-evoluindo-rapidamente. Acesso em: 24 fev. 2020.

Rojo, Roxane Helena R. - Multiletramentos na escola / Roxane Rojo, Eduardo Moura [orgs.]. - São Paulo : Parábola Editorial, 2012.

COSCARELLI, Carla Viana. CANI, Josiane Brunetti (Orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: apresente a proposta da atividade para a turma, relatando o percurso de aprendizagem esperado, e, nos casos em que os três planos forem realizados, em todas as aulas da sequência exponha os objetivos e as expectativas de aprendizagem. Conte que a trajetória será a construção e produção de narrativas literárias, e a definição de produzir microedições. Saber de antemão sobre esses aspectos contribui para que os estudantes se engajem no processo e compreendam o que se espera deles.

Faça uma roda de conversa sobre a relação que a turma tem com impressos e outros objetos literários: quais mais gostam, onde acessam, quais já produziram, quais gostariam de produzir, se já conheceram pessoalmente autores de algum livro e assim por diante. Tenha uma conversa mostrando que há possibilidades de ampliar os gêneros já conhecidos, pensando em uma linguagem multimodal e multissemiótica, como, por exemplo: uma contação de história gravada e disponibilizada na internet, uma playlist de cantigas organizadas por algum elemento específico, uma receita culinária passada em um programa de tevê e vários outros gêneros.

Apresente a questão inicial para a turma, ela auxiliará no levantamento prévio sobre os diferentes objetos literários que os estudantes possuem acesso. Busque acolher as falas da turma e retome aspectos relevantes sobre os diferentes gêneros textuais, quando achar necessário. Sugerimos que relembre gêneros já trabalhados e traga exemplos diversificados.

Refletindo as competências e habilidades a serem trabalhadas nessa sequência, o objetivo não é fazer o aluno estudar qual é a forma de composição dos gêneros, mas prepará-lo para ler, entender e inferir o texto. Para tanto, valorize as diversidades artísticas e culturais e as diferentes linguagens (verbal, oral, escrita, corporal, visual, sonora, digital etc.) capazes de expressar e partilhar informações e experiências.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA