Plano de Aula

Plano de aula: Por que nos organizamos em roda?

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre (Re)inventando a roda!

mais ações

Sobre o plano

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: Esta sequência é composta por 3 planos. Nela, as crianças serão convidadas a pensar nas atividades em roda para além do brincar. Pretende-se que percebam, por meio das atividades e reflexões propostas, que as vivências, brincadeiras e demais situações em roda são formas de aprendizagem e interação. Pretende-se abordar a ideia da colaboração e coletividade, além da importância da tomada de decisão em grupos. Para isso, a turma vivenciará e refletirá sobre variadas atividades em roda e, posteriormente, realizará, de forma mais autônoma e intencional, uma proposição de atividade em roda.

Sobre este plano: Este plano contempla uma aula de 100 minutos. Ele pode ser realizado em duas aulas de 50 minutos ou em uma aula sequencial de 100 minutos. É indicado que na sequência seja aplicado o plano 2 - A roda como forma de organização e brincadeira. Nesta aula, são propostas uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia de cooperação e coletividade, por meio do lúdico e do brincar. Em grupos, os alunos vivenciarão diferentes brincadeiras e situações em que crianças e adultos podem se organizar em roda, identificando a função social dela. Eles deverão decidir e escolher a brincadeira ou situação que mais agrada ao grupo, vivenciá-la e refletir sobre funcionalidade dela nos ambientes da escola.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada por 3 planos de aula. Neles, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF15AR03), (EF12EF01) e (EF01GE02) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento e 3. Repertório cultural.

Organização das aulas: Essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente ou combinar encontros com outros. Caso seja possível, sugere-se a realização do plano 2 na sequência deste.

Ação prévia: Explore, na aula anterior, algumas cantigas de roda ou converse informalmente sobre quais as brincadeiras de roda os estudantes mais gostam.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: A sequência coloca em pauta a importância da organização do trabalho colaborativo, busca desenvolver a interação entre os pares e autonomia, com intuito de favorecer o exercício de escolhas pelos estudantes. Espera-se que eles compreendam a funcionalidade das rodas como momentos não apenas de lazer, mas de situações que promovem a socialização e integração do grupo e ajudam a lidar com aspectos da coletividade.

Materiais necessários: Tiras de papel colorido para que os alunos façam registros das situações e brincadeiras em roda. Caneta hidrocor. Pequenas bolas, copos de iogurte ou qualquer material de sucata, para que os alunos façam a roda ao som da cantiga de roda “Escravos de Jó”.

Para você saber mais:

É importante reconhecer as diversas formas de manifestações em rodas, percebendo-as como momentos de integração e socialização de grupos. As aulas e vídeos sugeridos trazem maior embasamento e repertório para discutir a função da roda com os grupos.

• A importância do lúdico através de brincadeiras cantadas na educação infantil no contexto da gestão escolar - Fonte: Monografia de especialização

Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/2612/Lima_Maria_Valrineide_da_Silva.pdf?sequence=1&isAllowed=y

• Brincadeiras de roda - Fonte: Fundação Basílio

Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=485&Itemid

• Seleção de cantigas de roda - Fonte: Ouvir música

Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/cantigas-populares/870903/

Acesso em: 02/02/2020

• Seleção de letras de músicas para cantar em roda

Disponível em: http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Acolha o grupo e peça para que se organizem em roda. Combine com eles que o assunto do dia será roda! Garanta que se organizem de forma mais autônoma possível. Os alunos ficarão melhor acomodados assentados no chão. Sente-se junto deles e, de preferência, adotando uma postura parecida, para que assim se sintam mais acolhidos.

Projete, leia ou escreva no quadro a frase apresentada no slide.

É provável que as crianças citem, com frequência, as brincadeiras e jogos que podem ser feitas em roda, mas é importante que percebem que a roda não serve apenas para brincar.

Explore o tema fazendo mais questionamentos.

Peça aos estudantes que olhem para a forma que estão organizados. A partir daí, faça outros questionamentos, como:

• Nessa forma de organização vocês conseguem ver todos os colegas do grupo?
  • Nos organizamos em roda somente para brincar?
  • A roda pode facilitar o trabalho? Como?
  • Vocês gostam mais de trabalhar em roda ou em fileiras? Por quê?
  • O que você já vivenciou em roda?

Dê oportunidade de fala para todos os estudantes. Indague aqueles que não queiram participar. Valorize todas as respostas dos alunos e auxilie os que não conseguem indicar outra utilidade para a roda que não seja relacionada ao brincar.

Caso ninguém tenha relatado, explore, com o grupo, outras possibilidades de roda para além do brincar. Questione as crianças sobre o propósito da organização do grupo nesta aula.

Imagem disponível em: Banco de imagens Nova Escola

Acesso: 01/03/2020