Plano de Aula

Plano de aula: Ginástica em todo lugar

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Descrição

No desenvolvimento deste plano, propomos que os estudantes identifiquem as habilidades motoras presentes na ginástica, comparem essas habilidades com as solicitadas em outras práticas corporais e com situações do cotidiano, respeitando as diferenças de movimento que se manifestam de diversas maneiras de acordo com a diversidade cultural.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Ginástica geral.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as habilidades motoras básicas presentes nas práticas das ginásticas.
  • Comparar as habilidades motoras solicitadas nas ginásticas com as de outras práticas corporais e com situações do dia a dia.
  • Compreender a importância de aprender e aprimorar as habilidades motoras fundamentais.

Competências gerais

1. Conhecimento

4. Comunicação

5. Cultura digital

Aula

Materiais sugeridos
  • Giz.
  • Folha de caderno.
  • Lápis de cor.
  • Apito.
  • Bola de meia.
  • Bambolês.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Com os estudantes em roda de conversa, apresente os Objetivos de aprendizagens previstos para esta aula.

Com o intuito de estimular a discussão/debate sobre o conteúdo da aula, realize um levantamento acerca do conhecimento prévio dos estudantes perguntando: Em quais momentos do dia a dia você realiza movimentos que envolvem gestos, como arremessar, receber, chutar, agarrar, rebater, andar, correr, saltar e equilibrar?

Após o levantamento dos conhecimentos prévios sobre a compreensão dos estudantes acerca das habilidades motoras fundamentais que eles realizam no dia a dia, explane que existem diferenças entre as habilidades motoras fundamentais e explique quais são, a saber: manipulativas, locomotoras e estabilizadoras. Após esse momento, solicite aos estudantes que mencionem em quais momentos do dia a dia realizam os movimentos listados nas habilidades manipulativas, e estabilizadoras e locomotoras. É importante garantir que todos possam se expressar e também ouvir os colegas. Essas práticas são importantes para o desenvolvimento da oralidade e da escuta.

Em caso de estudantes portadores de alguma deficiência, como, por exemplo, a não manifestação da fala, pode participar escrevendo em uma folha de caderno seus exemplos.

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