Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_04UND04
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom, Padlet.
Contexto
Neste plano o objetivo é conhecer os ambientes que vivemos: doméstico, escolar e da comunidade. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Para esta atividade você precisará separar a turma em 3 grupos de temáticas específicas: doméstico, escola e praça.
Para o grupo DOMÉSTICO, envie as seguintes questões:
- A maioria do grupo mora em casa ou apartamento?
- Tem algo que você só possa fazer na sua casa? Por quê?
- Qualquer pessoa frequenta a sua casa? Por quê?
- Para que serve um lar?
Para o grupo ESCOLA, envie as seguintes questões:
- Qual o nome da sua escola?
- Você acha que ela já existe há muito tempo?
- Essa escola sempre foi no mesmo lugar?
- Quem frequenta esse espaço? Por quê?
- Para que serve uma escola?
Para o grupo PRAÇA, envie as seguintes questões:
- O que podemos fazer em uma praça? Para que ela serve?
- O que não podemos fazer?
- Quem pode frequentar esse ambiente?
- Precisamos usar uniforme para frequentar uma praça? Por quê?
Dê um tempo para que eles possam conversar em chats privados. Escolha representantes dos grupos e peça que socializem no grupo da turma as impressões que elaboraram. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (aprenda a criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), ou fazer um momento síncrono no Google Meet (veja como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir uma apresentação do grupo baseado nas questões propostas.
Problematização
Para essa etapa compartilhe o arquivo de problematização (acesse aqui). Solicite que todos os estudantes desenhem a escola que estudam, uma praça que conheçam e as suas casas. Caso você já tenha trabalhado representações geográficas, especialmente produção de plantas cartográficas, peça para que os estudantes façam uma planta da sua casa, seguindo este arquivo. Solicite que os estudantes compartilhem fotos das produções e escolha algumas para comentar via áudio ou vídeo.
Sistematização
Nesta etapa você precisará de uma foto da fachada da escola. Esta atividade é importante, inclusive para que os estudantes não percam o vínculo com o ambiente escolar. Compartilhe com os estudantes o arquivo com a fotografia em preto e branco. Por áudio, vídeo ou videochamada, sugira que cada um faça uma versão colorida. Os alunos podem utilizar lápis de cor, por exemplo. Coloque também a fotografia de uma praça para fazer o mesmo trabalho. Solicite que desta vez, as crianças acrescentem alguns brinquedos através de desenhos. Após isso, peça que os estudantes possam compartilhar no grupo da turma fotos das produções ou faça um mural no Padlet (veja como fazer um https://youtu.be/ahrXd0Kqwso).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar as crianças escutando audiobooks com as crianças. Uma opção é o canal Bisnaga Kids e o vídeo “O bairro do Marcelo” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=KPhrkI008QA). Caso tenha acesso, sugerimos a leitura do livro de mesmo nome de autoria de Ruth Rocha.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03 e EF02HI02. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE03, EF01CI08, EF15AR05, EF15AR03, EF69AR15, EF01ER01 e EF01ER02.