Atividade para impressão - FICHAS PARA JOGO DA MEMÓRIA - LP01_03ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Alfabeto e jogo da memória com brinquedos e brincadeiras
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Qual é a letra?
Por: Michele Rabelo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que as crianças sejam capazes de distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos, identificar fonemas e sua representação por letras, e também, nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Materiais necessários:
- Imagens diversas e em pares para a construção do jogo da memória.
- Impressão de atividade e painel (documentos anexos nos próximos slides)
Dificuldades antecipadas:
- Podem surgir dificuldades para ler:
- Algumas crianças podem ter dificuldade em iniciar o movimento de ler. Podem dizer “eu não sei ler”. Você precisará intervir dando a elas ferramentas mostrando, que elas podem sim, ler. Por exemplo, pergunte qual é a letra ou sílaba que começa o nome daquele brinquedo ou brincadeira, depois peça para que elas verifiquem no cartão se corresponde àquela letra ou sílaba. Assim, as crianças terão pistas para iniciar o processo de desenvolvimento de estratégias de leitura.
- Um outro conflito que pode surgir é em relação a nomes que iniciem com a mesma letra. Neste caso, você deve informar que as crianças devem seguir para a próxima letra do nome e analisá-la como analisaram a primeira. Por exemplo, com as palavras BOLA e BICICLETA. Ambos começam com a letra B, então as crianças devem analisar a próxima letra que neste caso são “I” e “O”. Assim, pela ordem alfabética BICICLETA vem primeiro e BONECA depois.
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita - Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário - Delia Lerner.
- Livro: O diálogo entre o ensino e aprendizagem - Telma Weisz.
- Livro: Como eu ensino Sistema de escrita alfabética - Artur Gomes de Morais.
- Livro: Guia prático de alfabetização - Leonor Scliar-Cabral.
- Textos:
- https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
- https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente
- https://www.google.com/url?q=http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro03/LTAA03_004.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNGDG0MLwF92aMDEfBHdgZ0xOcYFjg
- https://www.google.com/url?q=https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40140/1/01d16t05.pdf&sa=D&ust=1537309917274000&usg=AFQjCNEEd3y5tMMK43yiOym3vg07IM1T4A
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete e/ou leia o slide “Aprendendo o alfabeto com brinquedos e brincadeiras”.
- Pergunte aos alunos o que acham que terão na aula de hoje.
- Investigue que digam o que sabem sobre memória e que repertório têm de brinquedos e brincadeiras.
- Deixe que falem livremente sobre o assunto.
- Finalize esta primeira parte informando que na aula de hoje aprenderemos mais sobre o alfabeto e precisaremos da memória e de uma boa lista de brinquedos e brincadeiras… Todas que conseguirem lembrar!
- Instigue-os perguntando se querem saber “o como farão...”.
Alfabetizador, facilite sua Sondagem
Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma
ACESSAR AGORA