Plano de Aula

Plano de aula: Bingo de sílabas iniciais

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Compondo palavras

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Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

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Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    C
    omputador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor e caixa de som.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: https://wordwall.net/pt/resource/13789360

  • Material:
    cartelas de bingo (clique aqui para acessar o arquivo das cartelas) - uma para cada dupla de alunos; fichas com palavras (clique aqui para acessar o arquivo das fichas); envelope para guardar as fichas; marcadores para o bingo (podem ser bolinhas de papel, pedrinhas, tampinhas etc.); atividade complementar para preencher a sílaba inicial de palavras (acesse aqui o arquivo).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Por meio do jogo do bingo, relacionar elementos sonoros (sílaba oral inicial) à respectiva escrita.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

Dificuldades antecipadas: Os alunos silábicos com valor sonoro poderão ter dificuldade em identificar as sílabas de algumas palavras. Os alunos silábicos sem valor sonoro, além da dificuldade mencionada, poderão não conseguir reconhecer que as palavras são segmentadas em sílabas. Os alunos pré-silábicos, por sua vez, poderão ter as dificuldades anteriores, somadas ao fato de não conseguirem reconhecer que a escrita representa os sons da fala.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Vamos jogar bingo?

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Inicie a aula contando para a turma qual é a proposta da aula do dia.

Explique aos alunos que eles vão jogar bingo e pergunte:

- Alguém já jogou bingo?

- Sabem como se joga?

- Como se faz para ganhar no bingo?

Ouça as hipóteses dos alunos e diga que eles vão descobrir a partir de agora.

Cartelas de bingo

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Apresente aos alunos as cartelas do bingo (acesse aqui as cartelas) e mostre que você vai sortear algumas palavras (acesse aqui as fichas de palavras).

Explique que esse bingo é diferente, pois você vai sortear palavras e dizê-las em voz alta, para que eles identifiquem, na fala, qual é a primeira parte (sílaba) da palavra dita e identifiquem em suas cartelas uma imagem cujo nome comece com essa mesma parte (sílaba).

Não é necessário falar em “sílabas” para eles nesse momento, você pode falar apenas em “partes”.

Antes de explicar na prática as regras do jogo, passe os próximos slides para que os alunos possam confirmar ou rever suas ideias sobre o que são as partes iniciais das palavras.

Materiais complementares: cartelas de bingo - uma para cada dupla de alunos; fichas com palavras; envelope para guardar as fichas; marcadores para o bingo (podem ser bolinhas de papel, pedrinhas, tampinhas etc.).

Jacaré

Orientações: Mostre as imagens dos animais deste e dos próximos slides e peça aos alunos que digam os respectivos nomes de forma silabada, para que compreendam que as “partes” das palavras se referem a quantas vezes abrimos a boca para pronunciá-las. Essa é uma forma simplificada de dizer a eles o que é uma sílaba (fonema ou conjunto de fonemas pronunciado em uma só emissão de voz na enunciação de uma palavra).

As sílabas apresentadas nesta sequência de cinco slides têm estruturas diversas - consoante e vogal (CV); consoante, vogal e consoante (CVC); consoante, vogal e vogal (CVV); vogal e consoante (VC).

O intuito de apresentar estruturas mais complexas já no início, assim como no jogo do bingo (no qual, inclusive, há outras estruturas que podem ser consideradas ainda de complexidade), é de que os alunos tenham contato com essa diversidade, a fim de que se sintam desafiados e possam avançar em suas hipóteses.

No caso deste slide número 4, a estrutura da sílaba é a mais comum (CV), para que os alunos se familiarizem com o procedimento de segmentação.

Exemplo de como pode ser essa intervenção:

- Que animal é esse?

- Vamos ver como fazemos com a boca para dizer esse nome?

- JA-CA-RÉ… (Faça uma pequena pausa entre a leitura das sílabas e aponte-as no slide conforme for dizendo cada uma, pedindo que prestem atenção no som que cada uma delas tem.)

- Vejam como se escreve a primeira parte dessa palavra: JA. É essa aqui em vermelho (mostre a sílaba em destaque).

Formiga

Orientações: Neste slide número 5, a estrutura da sílaba é mais complexa (CVC).

Prossiga com as intervenções:

- Que animal é esse?

- Vamos ver como fazemos com a boca para dizer esse nome?

- FOR-MI-GA… Prestem atenção às partes em que esta palavra está dividida e ao som que cada parte tem!

- Vejam aqui a primeira parte em vermelho: FOR (mostre a sílaba em destaque).

Leão

Orientações: Neste slide número 6, é retomada a estrutura considerada canônica (CV).

Prossiga com as intervenções:

- Que animal é esse?

- Vamos ver como fazemos com a boca para dizer esse nome?

- LE-ÃO… Prestem atenção às partes em que esta palavra está dividida e ao som que cada parte tem!

- Vejam aqui a primeira parte em vermelho: LE (mostre a sílaba em destaque).

Tuiuiú

Orientações: Neste slide número 7, a estrutura apresentada é CVV.

Prossiga com as intervenções:

- E esse animal, vocês sabem qual é?

- Vamos ver como fazemos com a boca para dizer esse nome?

- TUI-UI-Ú… Prestem atenção às partes em que esta palavra está dividida e ao som que cada parte tem!

- Vejam aqui a primeira parte em vermelho: TUI (mostre a sílaba em destaque).

A segmentação dessa palavra possivelmente representa um desafio para os alunos, por haver a presença de uma sucessão de vogais, com dois ditongos e um hiato. Se a dificuldade se confirmar, em um primeiro momento deixe que eles realizem testes na separação oral das sílabas. Em seguida, faça a leitura apontada da segmentação já feita por escrito, no slide.

Urso

Orientações: Neste slide número 8, a estrutura apresentada é VC.

Questione:

- Que animal é esse?

- Vamos ver como fazemos com a boca para dizer esse nome?

- UR-SO… Prestem atenção às partes em que esta palavra está dividida e ao som que cada parte tem!

- Vejam aqui a primeira parte em vermelho: UR (mostre a sílaba em destaque).

Após o reconhecimento da sílaba inicial de cada uma das palavras e antes de começar o Bingo, faça uma prática digital com as crianças. Prepare os dispositivos digitais (computadores ou tablets) e coloque o jogo em cada um deles, dessa forma quando os alunos pegarem o dispositivo tudo já estará pronto. Divida os alunos em duplas e explique que eles deverão virar a carta e buscar dentre as alternativas a palavra que começa com a mesma inicial da que estava na carta.

Circule pela sala e observe se todos estão tendo a oportunidade de jogar. Aproveite também para avaliar se a dupla conhece e consegue identificar diferentes tipos de sílabas.

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