Plano de Aula

Plano de aula: Organizando a lista de nomes da turma

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Quantas letras têm?

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o reconhecimento do sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala através do trabalho com listas.

Materiais necessários: Papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

Dificuldades antecipadas: As crianças que estiverem nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldades para relacionar algumas letras aos seus valores sonoros, pois as crianças nos níveis pré-silábico, por exemplo, ainda não relacionam os sons da fala a grafia das letras correspondentes.Compreender a ordem alfabética dos nomes da turma, também pode representar desafios para as crianças.

Referências sobre o assunto:

ALBUQUERQUE, E.B.C.; LEITE, T.M.R. Explorando as letras na educação infantil. In: BRANDÃO, A.C.P.; ROSA, E.C.S. (orgs). Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BREDA, Tadeu. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente>. Acesso em: 30 ago. 2018.

MANSANI, M. O menino que pediu um aniversário com o tema do alfabeto. Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 08 dez. 2018,

MASSUCATO, M.; MAYRINK, E.D. A função das listas na alfabetização. Nova Escola. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao>. Acesso em: 26 nov. 2018..

__________. Alfabetização: por que fazer agrupamentos positivos? Nova Escola. Disponível em: >. Acesso em: 04 out. 2018.

MORAIS, A.G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Explique às crianças que nesta aula iremos organizar alfabeticamente os nomes das crianças da turma, identificando os sons que os formam e a semelhanças existente entre eles. Em seguida, organizaremos num quadro os nomes dos estudantes iniciados com o mesmo som.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados