Plano de Aula

Plano de aula: Separando sílabas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de sistematização

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Descrição

Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou outros dispositivos com acesso à internet

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Jogo: Separe as sílabas. https://www.escolagames.com.br/jogos/separe-as-silabas

  • Materiais diversos:
    Papel metro, cartolina, caneta hidrográfica colorida, fita adesiva, atividades impressas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Construção do sistema alfabético

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Segmentar palavras em sílabas, comparando suas quantidades e identificando as sílabas iniciais, mediais e finais de diferentes palavras.

Competências gerais

3. Repertório cultural

4. Comunicação

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Esta é a 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é segmentar oralmente e através da escrita palavras em sílabas, identificando semelhanças e diferenças entre os sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem confundir a quantidade de letras com a de sílabas de uma palavra, pois os alunos das hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SSV, por exemplo, para a palavra CAFÉ escrever CF, pois ainda não percebe que para formar a sílaba CA é necessário a consoante (C) + a vogal (A), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Portanto, é importante refletir sobre a quantidade de sílabas e de letras, mostrando que, via de regra, temos mais letras do que sílabas nas palavras. Para as crianças que compreendem os princípios básicos da escrita, mas ainda escrevem palavras com duas letras, é interessante fazer comparação de palavras com igual número de sílabas, mas com diferente número de letras.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Separando em sílabas

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que iremos separar palavras em sílabas, comparar a quantidade de sílabas e identificar sílabas iniciais, mediais e finais em diferentes palavras.

Iniciaremos a aula de hoje brincando com a parlenda A-DO-LE-TÁ.

Orientações: A finalidade desta aula é segmentar palavras em sílabas, comparando a quantidade de sílabas e identificando sílabas iniciais, mediais e finais de diferentes palavras.

Coloque no quadro o cartaz da parlenda: A-do-le-tá. Clique aqui para acessar um modelo de cartaz.

Faça a leitura de ajuste da parlenda acompanhando o texto escrito, apontando e fazendo o ajuste do falado com o escrito, para que as crianças percebam a demarcação da pronúncia das sílabas e das palavras durante a leitura.

Pergunte:

- Quem conhece essa parlenda?

- Em quais situações a cantamos?

- Vamos brincar com esta parlenda?

- Quem sabe como é a brincadeira?

Organize a turma em círculo, de pé, ou sentados no chão.

Explique como acontece a brincadeira:

• As crianças devem ficar no círculo com as palmas das mãos viradas para cima, de modo que a mão direita de um fique sobre a mão direita do(a) colega que estiver à esquerda.

• Assim que a criança tiver sua mão tocada, deve bater na palma da mão do(a) colega seguinte e assim por diante.

• A cada batida na mão segue a silabação da parlenda.

• Quando a música termina, a última criança a ser tocada é eliminada.

• A brincadeira recomeça até que fique apenas um participante.

Professor, participe da brincadeira junto com as crianças para que elas se sintam seguras para brincar. Se você tiver dúvida acerca da brincadeira, clique aqui e assista a um vídeo da brincadeira antes da aula.

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