Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens ou impressões das atividades e comandas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Retomada
No caso de uma aula simultânea, converse sobre as questões apontadas no plano de aula, acerca da resolução de problemas. Se sua aula for assíncrona sugira que um familiar, que possa acompanhar, converse com o aluno, e para tanto oriente as famílias com as mesmas questões propostas no slide e no “discuta com a turma” das orientações ao professor.
Atividade principal
Em uma aula síncrona, apresente o problema aos alunos e realize a atividade de acordo com as indicações do plano de aula, com a exceção da formação de duplas para a resolução. Se a aula for assíncrona, encaminhe a atividade aos alunos por imagem ou impressa. Se possível, envie por mensagem de voz, vídeo ou escritas, as orientações e as questões, para que possam refletir sobre o problema e resolver:
- Quais são os dados do problema?
- Qual é a pergunta do problema?
- Qual é a diferença entre “quantas” e “quais”?
- Quais frutas são vermelhas? Quais são verdes? E amarelas?
Indique que pensem em mais de uma solução. Oriente as famílias para que conversem com as crianças sobre o problema (questões que propõe aos alunos nas orientações) e incentivem o registro das soluções da forma como as crianças preferirem (desenhos, esquemas, escritas com palavras ou escritas numéricas).
Discussão das soluções
É na diversidades de resoluções e registros que os alunos poderão ampliar as maneiras de pensar e realizar as soluções. Em um encontro síncrono, peça para alguns alunos apresentarem as soluções e proponha as questões da sessão “Discuta com a turma”, presente nas orientações ao professor. Você pode solicitar que te encaminhem com antecedência, para selecionar resoluções e registros diversos. Se quiser, também utilize o segundo slide com as resoluções propostas e debata com as crianças.
Se não estiver em um encontro síncrono, utilize as resoluções dos alunos ou as apresentadas no slide (se achar necessário) para realizar uma devolutiva por vídeo ou impressa, contendo diversas soluções e formas de registro. Neste caso, envie questões para que os alunos respondam e te encaminhem, provocando uma reflexão:
- Como pode saber que a resposta do problema está correta?
- Você conseguiu encontrar mais de uma resposta possível para o mesmo problema?
- Como Lucas fez para resolver o problema? Qual estratégia ele usou?
- E Vitor? Como ele resolveu o problema? O que tem de igual e diferente da estratégia de Lucas?
- E a Carol? Ela usou desenhos para resolver o problema?
- Quais dessas estratégias você usaria para resolver o problema?
- Essas estratégias foram iguais ou diferentes das suas?
Encerramento
Ao final da aula síncrona ou ao receber as respostas dos alunos, apresente as aprendizagens da aula (ao vivo, por mensagem de voz ou escrita) com a sugestão do slides de encerramento no plano de aula.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares para acompanharem a aula (especialmente nos momentos assíncronos), sempre valorizando a participação deles nas oportunidades de aprendizagem dos alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto.
Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos, como neste caso, e incentivá-los a buscarem mais de uma solução e realizarem conversas com bases nas questões que você enviar.