Plano de Aula

Plano de aula: O que os alunos querem comunicar à escola?

Plano 1 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: incentivados a construir novos modos de interação entre os membros da escola, os alunos, de maneira colaborativa, discutem, propõem e elegem uma proposta de organizar um meio de comunicação que consolida a participação efetiva deles na escola.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em duas aulas (totalizando 100 minutos) e deve, preferencialmente, desenrolar-se em aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: faça um mapeamento da turma para apoiá-los na divisão em grupo. É importante que o agrupamento não aconteça por afinidades pessoais, mas que os integrantes tenham a possibilidade de trocar conhecimentos durante toda a proposta. Faça o levantamento do nível de conhecimento dos alunos e distribua diferentes cores a partir desse levantamento. No momento de organizar os grupos, peça que se organizem contemplando um de cada cor. Para saber mais sobre como reunir os alunos em grupo, veja: Como agrupar os meus alunos. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos. Acesso em: 5-abril-2020.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material necessário: folha de sulfite, caneta hidrográfica, cola ou fita adesiva e papel kraft.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Para repertoriar os alunos, caso não conheçam alguns meios de comunicação, recomendamos a visualização da midiateca abaixo. Caso seja necessário, outras práticas comunicativas podem ser apresentadas.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que há uma proposta para eles construírem um meio de comunicação que promova a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos dentro da escola. Explique que o trabalho, além de estar pautado na escolha de um tema e de um meio de comunicação audiovisual, impresso ou digital, que será definido de maneira colaborativa pela turma, é um meio de melhorar a vida das pessoas e de ter responsabilidade social. Fale para os alunos que a atividade será realizada e finalizada em cinco aulas e que, hoje, eles planejarão o conteúdo temático e o meio de comunicação que melhor atendem às necessidades da comunidade escolar.

Para promover o contato visual, favorecer as interações durante as discussões e permitir o acesso fácil ao quadro para possíveis registros, organize a turma em um semicírculo e pergunte:

1. Dentro da escola, há um espaço para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos?

2. Vocês se sentem ouvidos na escola? Por quê?

3. Já sentiram que gostariam de dizer algo a todos e não tinham como fazer isso?

Acolha as respostas e problematize se há, de verdade, um espaço que promova a participação dos alunos ou se é apenas uma exposição dos trabalhos realizados. Oriente-os a refletirem se eles participam das decisões das atividades da escola, se fazem sugestões e votam ou simplesmente sabem e cumprem.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA