Plano de Aula

Plano de aula: O que os alunos querem comunicar à escola?

Plano 1 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Comunicação na escola

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: Comunicação na Escola é uma sequência que propõe a criação de um meio de comunicação dentro da escola para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos e pontos de vista dos alunos. Para expressar o desejo de comunicação dos alunos de maneira colaborativa, eles decidem o que querem falar à comunidade escolar e como fazer isso de forma efetiva. Durante toda a sequência, eles são estimulados a pensar e repensar na proposta, baseada em práticas comunicativas já vivenciadas e práticas não conhecidas por todos. A avaliação é uma atividade constante e uma ferramenta que fortalece o compromisso social, a criatividade, a autoria, a iniciativa e a responsabilidade. Esta sequência é composta por 4 planos de aula. O primeiro tem duração de 2 aulas, o segundo, o terceiro e o quarto têm uma aula cada. Os planos são interdependentes.

Sobre esse plano: incentivados a construir novos modos de interação entre os membros da escola, os alunos, de maneira colaborativa, discutem, propõem e elegem uma proposta de organizar um meio de comunicação que consolida a participação efetiva deles na escola.

Organização das aulas: o plano está previsto para acontecer em duas aulas (totalizando 100 minutos) e deve, preferencialmente, desenrolar-se em aulas seguidas no mesmo dia.

Ação prévia: faça um mapeamento da turma para apoiá-los na divisão em grupo. É importante que o agrupamento não aconteça por afinidades pessoais, mas que os integrantes tenham a possibilidade de trocar conhecimentos durante toda a proposta. Faça o levantamento do nível de conhecimento dos alunos e distribua diferentes cores a partir desse levantamento. No momento de organizar os grupos, peça que se organizem contemplando um de cada cor. Para saber mais sobre como reunir os alunos em grupo, veja: Como agrupar os meus alunos. Fonte: Revista Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos. Acesso em: 5-abril-2020.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: Comunicação na Escola é uma proposta eficiente e rápida para ampliar o diálogo na comunidade escolar e estabelecer o encontro do conteúdo produzido com as emoções do leitor. A sequência, pautada no compromisso social, favorece a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a autopercepção, o protagonismo, a colaboração e a busca por novos conhecimentos e novas oportunidades.

Material necessário: folha de sulfite, caneta hidrográfica, cola ou fita adesiva e papel kraft.

Material complementar: a Educação Empreendedora impulsiona autoconfiança, iniciativa, responsabilidade, criatividade, autonomia e flexibilidade. A leitura do link abaixo auxilia a compreensão da proposta como uma ferramenta para despertar e motivar a construção de ideias inovadoras.

Cidadania e criticidade: lugar, protagonismo e identidade escolar. Fonte: Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/5160/cidadania-e-criticidade-lugar-protagonismo-e-identidade-escolar. Acesso em: 17-Fev-2020.

Para repertoriar os alunos, caso não conheçam alguns meios de comunicação, recomendamos a visualização da midiateca abaixo. Caso seja necessário, outras práticas comunicativas podem ser apresentadas.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: para iniciar a aula, explique aos alunos que há uma proposta para eles construírem um meio de comunicação que promova a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos dentro da escola. Explique que o trabalho, além de estar pautado na escolha de um tema e de um meio de comunicação audiovisual, impresso ou digital, que será definido de maneira colaborativa pela turma, é um meio de melhorar a vida das pessoas e de ter responsabilidade social. Fale para os alunos que a atividade será realizada e finalizada em cinco aulas e que, hoje, eles planejarão o conteúdo temático e o meio de comunicação que melhor atendem às necessidades da comunidade escolar.

Para promover o contato visual, favorecer as interações durante as discussões e permitir o acesso fácil ao quadro para possíveis registros, organize a turma em um semicírculo e pergunte:

1. Dentro da escola, há um espaço para promover a circulação de ideias, pensamentos, conhecimentos, pontos de vista e acontecimentos?

2. Vocês se sentem ouvidos na escola? Por quê?

3. Já sentiram que gostariam de dizer algo a todos e não tinham como fazer isso?

Acolha as respostas e problematize se há, de verdade, um espaço que promova a participação dos alunos ou se é apenas uma exposição dos trabalhos realizados. Oriente-os a refletirem se eles participam das decisões das atividades da escola, se fazem sugestões e votam ou simplesmente sabem e cumprem.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA