Plano de Aula
Plano de aula: Tratando os dados da pesquisa
Plano 5 de uma sequência de 7 planos. Veja todos os planos sobre Quem são os estudantes da nossa escola?
Aula
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Resumo da sequência: essa sequência tem como objetivo levar os estudantes a conhecer os demais colegas da escola, identificando aspectos relacionados a identidades, gostos, hábitos e práticas culturais, de modo a utilizar a estatística como suporte para realização de coleta e tratamento de dados. Ao todo, serão 7 planos, que vão desde a problemática inicial, definição da temática de pesquisa, produção de questionário e aplicação, para, então, socializar com a gestão escolar os resultados obtidos. A problemática parte da sala dos estudantes e vai para a escola toda. As sequências estão divididas em: start da atividade, para mostrar que existem diferenças entre eles na sala e instigar os estudantes a irem além do ambiente, e investigar quem são os alunos que estão na escola, os gostos e personalidades, propondo, nos próximos planos, o uso da estatística para coleta e tratamento dos dados obtidos. Dessa forma, trabalharão o uso de tabelas, construção de gráficos e produção de textos sobre a temática que deverá ser escolhida pelos estudantes.
Sobre esse plano: esse plano é o 5º da sequência de 7 planos e tem duração de 2 aulas (100 minutos). O objetivo desse plano é discutir com os alunos a melhor maneira de tratar e representar os dados obtidos a partir das entrevistas com os estudantes. Partiremos do pressuposto de que os alunos utilizaram o Google Forms para realizar as pesquisas. Caso não tenham feito em celular, as tabelas e gráficos poderão ser realizados manualmente. Leve em consideração que tal processo poderá levar um tempo maior do que uma aula.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: estarão presentes nessa sequência de atividades os seguintes pontos que competem à Educação Empreendedora: o alto grau de escolha e protagonismo dos estudantes quanto àquilo que irão produzir; trabalho colaborativo; a busca por informações e a possibilidade de transformar conhecimentos e experiência em produções, a partir de um processo projetificado.
Materiais necessários: réguas, papéis quadriculados, lápis coloridos, transferidores e compassos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: explique à turma que o objetivo da aula é levantar como foi o movimento da coleta de dados, se foram bem recebidos, se conseguiram obter os dados de forma satisfatória ou se tiveram algum problema. Mostre que o objetivo da aula é organizar os dados coletados para poder compartilhar os resultados com toda a escola.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA