Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_06UND04
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Participação
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes identifiquem as diferentes formas de comunicação presentes nas atividades e rotinas sociais dos alunos que estão em locais e horários diferentes. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de meios de comunicação? Caso os alunos não conheçam esse conceito explique que são instrumentos de transmissão de informações entre a sociedade, como o telefone, a televisão, o rádio, a internet, cinema, entre outros.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Narre a situação descrita no slide para os alunos e depois pergunte se alguém tem parentes ou amigos que morem fora do Brasil. Caso tenham tido essa experiência, pergunte se realmente perceberam a diferença de horário e permita que o aluno conte aos outros colegas. Agora, se ninguém da sala passou por uma situação parecida, explique rapidamente que os países têm horários diferentes, pois a Terra é uma esfera e os raios do Sol batem em períodos diferentes em cada lugar da Terra.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, envie o slide do plano original, e explique à turma que nesta aula eles terão que ajudar os dois primos a conseguirem comunicar-se da melhor maneira possível, eles terão que se colocar no lugar das personagens e pensarem em uma solução. Como os dois vão se comunicar de tão longe? Em qual período do dia (horário) os dois estarão disponíveis para conversar?
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, envie a atividade disponível nos Materiais Complementares e leia as informações necessárias para a tomada de decisão dos alunos. Aqui você deve gravar o passo para que eles possam fazer a atividade.
- Envie a atividade. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EGA3jaEsBAb4Gc289bXamakc59kCspJaZVVgrSrfJRAa7EKumMfXd79t7BMb/geo2-06und04-acao-propositiva.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Na atividade existem algumas informações relevantes para conseguirem decidir:
- O CORREIO TEM HORÁRIO COMERCIAL, ABRE ÀS 9H00 E FECHA ÀS 17H00;
Você pode pedir para que os alunos citem outros locais que têm horário para abrir e fechar (escola, mercado, parques, entre outros)
- NEM TODAS AS CASAS TÊM ACESSO À INTERNET;
Caso a casa de um deles não tenha internet, o que poderia acontecer? Para conversarem eles poderiam usar a internet na casa de um vizinho ou ir em uma lan house,
- EXISTE DIFERENÇA DE HORÁRIO ENTRE AS CIDADES DOS PRIMOS, QUANDO SÃO 9H DA MANHÃ NO BRASIL SÃO 21H NA CIDADE DO PRIMO;
Eles precisam encontrar um horário intermediário para que um não esteja dormindo quando o outro deseja conversar.
- A INTERNET PODE SER USADA LIVREMENTE TANTO DE DIA QUANTO A NOITE;
O maior benefício da internet é que uma vez paga ela não gera mais custos para os primos conversarem, existem vídeo-chamadas em alguns aplicativos de celulares e computadores que permitem uma boa conexão.
- UMA CARTA DEMORA PARA CHEGAR ATÉ O DESTINATÁRIO;
A carta já foi muito utilizada, porém, hoje com a evolução da tecnologia o telefone e a internet apresentam melhores benefícios para a comunicação. Pergunte aos alunos se já receberam carta de alguém? O que costuma chegar na casa deles pelos correios?
- https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EGA3jaEsBAb4Gc289bXamakc59kCspJaZVVgrSrfJRAa7EKumMfXd79t7BMb/geo2-06und04-acao-propositiva.pdf. Acesso em 25/06/2020.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e faça uma reflexão com a turma sobre as dificuldades na comunicação das pessoas, observe se os alunos compreenderam que o horário é um limitador desta relação. Peca que eles enviem respostas no grupo da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam aos vídeos que seguem como sugestão:
- Meios de comunicação - https://www.youtube.com/watch?v=9_CQ-nrwqyU. Acesso em 25/06/2020.