GEO2_1OUND02 - MOLDE DADO
Plano de Aula
Plano de aula: Pontos de vista frontal, oblíquo, vertical e a observação do espaço
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a execução destas atividades organize a classe em círculo permitindo aos alunos mobilidades para se movimentar no momento da observação dos objetos da sala de aula.
Materiais necessários: 1 Dado (tamanho 15cm x 15 cm em diante, caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar) Blocos lógicos e/ou sólidos geométricos, ou blocos para montagem (caso não possua poderá imprimir e montar no material complementar ou usar outros objetos que os represente), folhas sulfite.
Material complementar:
Arquivos com sólidos geométricos para impressão e montagem. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nG33msEmkHErrPz3B84ZnYHxMFvmxMQzBCmbvZsyvtUGsUKJegUkawmgxT9Z/geo2-10und2-moldes-solidos-geometricos.pdf
Arquivo para impressão do dado: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jwcrWTmNMQrJdB8auz2bBzafrHfuqcpzGwGbHBu6dkGsxJYK8UPFwjNXCtxf/geo2-1ound02-molde-dado.pdf
Para você saber mais: Caso deseje mais atividades relacionadas ao tema você poderá acessar o plano de aula “ Explorando objetos em diferentes pontos de vista”, disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/765/explorando-objetos-em-diferentes-pontos-de-vista
Site com jogo relacionado ao tema: http://www.editoradobrasil.com.br/jimboe/oed/geografia/2ano/DIFERENTES-PONTOS-DE-VISTA/index.html
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que leiam. Pergunte a eles o que entendem sobre esta temática, a que ela se refere, se já escutaram essa expressão em algum momento. Relate que esse assunto se relaciona às temáticas de Geografia e Geometria (Matemática) e que os auxilia na observação do espaço em que vivem e em como representá-lo.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA