Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Docs, Youtube e Google Earth
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a relação que os moradores do campo e da cidade têm com a natureza. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Questione os estudantes logo no início da aula sobre como a natureza está presente em nosso cotidiano e nas atividades que realizamos. Aborde esse conceito sem grande aprofundamento, pois ele será trabalhado com mais ênfase ao longo da aula.
Contextualização (40 minutos)
Esta etapa deve ser realizada de forma assíncrona. Encaminhe a imagem do plano original aos alunos. Em seguida, grave e envie um áudio ou vídeo fazendo os seguintes questionamentos:
- O que as crianças estão fazendo?
- Essa imagem mostra elementos naturais ou elementos feitos pelo homem? Quais?
- Conseguimos identificar se a paisagem se encontra no campo ou na cidade?
- Que outras brincadeiras as crianças poderiam realizar no espaço?
- Se elas estivessem em um local mais fechado com a presença de muitos carros e muitas pessoas, estariam brincando assim?
O objetivo dessas perguntas é levar os alunos a entender que é possível ter contato com a natureza de formas diferentes. Não aprofunde aspectos conceituais do assunto, pois eles serão abordados com mais ênfase nos próximos slides. Se você optar por gravar um vídeo para esta etapa, use um cenário atrativo.
Problematização (50 minutos)
Conte aos alunos a história de Teresa. Sugere-se que seja realizada uma narração com efeitos sonoros e música de fundo. Em seguida, peça que eles imaginem como é a vida da personagem no lugar onde ela vive e quais são características de seu dia a dia. Neste momento é importante levá-los a refletirem que a relação com a natureza pode mudar de acordo com o lugar que a pessoa mora.
Em seguida, questione-os: de que forma nós nos relacionamos com a natureza no lugar onde vivemos? Peça que eles enviem as respostas por meio da ferramenta que você escolheu para enviar a comunicação da turma. Anote as ideias em uma folha ou no Google Docs.
Ação propositiva (60 minutos)
No plano de aula original, a atividade proposta nesta etapa era um passeio pela unidade escolar. Entretanto, em razão do isolamento social, sugerimos que na adaptação para o ensino remoto você envie aos alunos vídeos ou fotos da escola que você tenha em seus arquivos. É importante que este vínculo seja restabelecido. Durante esse “passeio virtual”, peça para eles identificarem os elementos naturais existentes e de que forma são utilizados no cotidiano, como, por exemplo:
- Brincadeira em árvores, grama ou outros elementos da natureza
- Atividades na horta ou pomar, caso a escola possua
- Identificar os locais onde há jardinagem do colégio
Sugere-se também o uso do Google Earth para que eles possam observar a rua da escola. Caso você não tenha vídeos e fotos da unidade, adapte a atividade para que essa observação aconteça nas casas dos alunos. Peça para que as anotações sejam feitas no caderno ou, se preferir, no Google Docs.
Sistematização (60 minutos)
Depois do passeio virtual, solicite que os alunos escrevam uma carta para Teresa relatando o contato que eles têm com a natureza em seu dia a dia. Para isso, resgate a investigação que foi feita na ação propositiva. Para ampliar o entendimento, faça um breve questionamento sobre outras formas de contato com a natureza fora da escola e compare as formas como Teresa e os alunos se relacionam com a natureza.
Essa atividade pode ser realizada individualmente ou com a colaboração de um adulto da família, dependendo do nível de alfabetização da turma. Ficam como sugestões o uso do Google Docs e, posteriormente, a troca das cartas entre eles. Caso você tenha duas turmas que estejam no segundo ano, faça a interação entre elas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção das cartas.